terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Teste de Cooper

Com a finalidade de me preparar para as 3 corridas nas quais me inscrevi e que farei em janeiro de 2011, resolvi que no dia de hoje, à noite, farei o Teste de Cooper para avaliar meu atual condicionamento físico.
Vale lembrar que meu último treino aconteceu no dia 30 de novembro e que o resultado não foi nada especial muito pelo contrário. Corri 8,19Km em 54minutos e 13 segundos num ritmo médio de 6min e 37s/km com freqüência cardíaca média de 143bpm e máxima de 152bpm, com um gasto de 508 calorias. Mas por estar voltando recentemente de problemas no joelho esquerdo, cabe uma justificativa, não tenho forçado muito os treinos, afim de não causar danos maiores na osteoartrose existente. As dores no joelho já não existem. Sinto as vezes apenas algum incômodo, nada preocupante, penso eu.
Entretanto, como pretendo estar minimamente preparado para enfrentar o desafio de correr 3 vezes praticamente seguida, acho importante entender como está minha classificação (Muito Bom, Bom, Médio, Ruim e Muito Ruim) no que se refere ao meu condicionamento físico de acordo com minha idade e sexo segundo Kenneth Cooper.

Importante lembrar que esse teste deve ser corrido em um ritmo constante ao invés de sprints e tem como objetivo correr o mais longe possível em 12 minutos.
Para 50 anos ou mais (tenho 53 anos) será considerado Muito Bom caso eu alcance o patamar de 2.400m ou mais, Bom de 2.000 a 2.399m, Médio de 1.600 a 1.999m, Ruim de 1.300 a 1.599 e Muito Ruim 1.300m ou menos.
Depois do teste feito, pretendo elaborar uma planilha de treinamento, também seguindo os ensinamentos de Cooper, para buscar nesses 30 dias aproximadamente que tenho para treinos (1ª Prova acontece somente no dia 16/01), uma condição física que me possibilite correr em um tempo de 55 a 58minutos os 10Km.
Colocarei no blog os resultados amanhã para que fiquem registrados. Dia 13 de janeiro pretendo fazer outro teste, para possível apreciação e comparação quanto à melhora ou não de meu condicionamento, em razão dos treinos elaborados.
Abraços
Marildo Nascimento

3 comentários:

  1. É isso ai meu amigo, força nessas pernas. Que dê tudo certo e que o joelho fique quieto. Fiz uma homenagem aos pangarés, cheque lá. Abração e Feliz Natal a todos ai.

    ResponderExcluir
  2. Ola boa sorte em seus treinos e não esqueça mesmo de contar o seu desempenho no passo a passo.Bom treinos

    ResponderExcluir
  3. 2011 promete, hein, meu amigo? Tomara que cumpra também, hehehe... Sucesso aí nas suas metas. Daqui, fico na torcida para que seja uma grande retomada na sua trajetória esportiva. Antes de qualquer coisa, divirta-se bastante nela!

    Abração, BOAS FESTAS e feliz ano novo!

    ResponderExcluir

Faça um Comentário Legal