quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

PROGRAMA AERÓBICO PARA O BEM-ESTAR TOTAL - K.COOPER

Para que todos possam entender os princípios desse programa resolvi escrever um pouco sobre o que venho lendo no livro de nome similar escrito por Kenneth Cooper. Este programa ressalta não somente a importância dos exercícios aeróbicos, mas em especial a dieta balanceada e o equilíbrio emocional.
Equilíbrio é a sua palavra chave e os exercícios aeróbicos são instrumentos para alcançar este fim. Enfatiza princípios de que a saúde total depende de muito mais do que simplesmente exercícios físicos regulares e que a moderação é algo a ser tratado com seriedade. É necessário identificar limites de atividade física além dos quais ocorre uma mudança benéfica no sistema cardiovascular, bem como o nível de atividade em que ocorrem efeitos prejudiciais.
Kenneth procura por meio de seu programa ajudar na educação e na motivação, cabendo ao leitor a responsabilidade pela prática. Muito embora não seja possível garantir que qualquer pessoa que o pratique viverá um só dia a mais, entretanto é possível assegurar que a vida que essa pessoa levará será mais feliz, mais saudável e produtiva.
Aos poucos vou escrever sobre esse programa que envolve muito mais que planilhas e dietas, mas principalmente sobre três necessidades básicas:
1ª Exercício Aeróbico;
2ª Plano de Alimentação Positiva e;
3ª Equilíbrio Emocional
Hoje vou apenas expor minha programação (planilha de treinamentos) para essa semana e a próxima. Elaborada segundo o Teste de Cooper realizado no dia 21/12 que me classificou com uma aptidão física BOA. A proposta inicialmente é utilizar esse período de 23 a 31/12 para identificar na minha condição atual um possível limite de treinamento e conseqüente pontuação para a meta de manter esse condicionamento sem que haja problemas com relação à osteoartrose existente em meu joelho esquerdo até o fim desse ano.
Para que todos possam entender melhor Kenneth Cooper elaborou uma tabela de pontos, relacionada à idade e ao sexo e que procura numa relação distância x tempo, numa quantidade de treinamento, classificar a aptidão física durante um período, preferencialmente uma semana.
Para calcular essa pontuação é preciso utilizar uma fórmula que no meu caso por se tratar de treinamentos com distâncias maiores que 1,6Km e velocidade superiores a 9,7 Km/h é a seguinte: Pontos = [((15,45 x Dist. Em Km)/(Tempo de Duração) + 0,6215) x Dist. Em Km]-1. Lembrando ainda que o Tempo de Duração deverá ser em minutos. Para distâncias maiores que 1,6Km e velocidade menores que 9,7Km/h deve-se usar a seguinte fórmula: Pontos = [((23,176 x Dist. Em Km)/(Tempo de Duração) + 0,6215) x Dist. Em Km]-1.
Importante identificar as classificações da aptidão para homens, por meio dos conceitos:
Muito Fraca: menos que 10 pontos por semana;
Fraca: de 10 a 20 pontos por semana;
Média: de 21 a 31 pontos por semana;
Boa: de 32 a 50 pontos por semana;
Muito Boa: de 51 a 74 pontos por semana; e
Excelente: 75 pontos ou mais.


O ideal seria que eu fizesse em torno de 32 a 50 pontos em cada uma dessas duas semanas de treinamento. No dia do teste de Cooper já percorri em 12 minutos, 2,12Km o que me deu 6,10 pontos.
Agora vamos continuar a leitura do livro e aproveitar as folgas do natal e fim de ano para treinar na boa e sem exageros um total de 7 treinos com distância total de 38,12Km.
Abraços
Marildo Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um Comentário Legal