quarta-feira, 24 de março de 2010

Maratona de 2010... eu vou?

Amigos, apesar de todo o esforço e dedicação que venho dando a meta estipulada no início do ano no que se refere a correr minha primeira Maratona na Grécia em outubro deste ano, as dificuldades enfrentadas tem sido um grande problema e impossibilitam uma decisão nesse momento.

Não que eu não soubesse que isso iria acontecer, mas posso garantir que a dimensão das situações que vão surgindo inesperadamente é que eu não previ corretamente. Faltou experiência! Senão vejamos:

Com relação aos treinos posso dizer que venho fazendo com muito esmero, mas já não tão religiosamente. Cabulo alguns treinos e muitas vezes tento compensar essas faltas com quilometragem superior a prevista (grave erro) o que faz com que me sinta por vezes excessivamente cansado. Note que ao fazer esse tipo de erro deixo de obter as vantagens que a planilha me fornece que é o aumento gradativo do condicionamento físico e conseqüente melhoria no ritmo e velocidade. Mas como diz uma amigo... “Manoel é Manoel” e eu sou Marildo Manoel...sendo assim apesar de saber que estou errando venho persistindo no erro, teimosamente.

Tenho consulta marcada para início de abril com meu médico (Dr. Milton Mizumoto) que já antecipou a minha esposa em consulta recente, que Maratona não é uma prova comum e que antes de tudo preciso fazer exames, alguns específicos, até em razão dos meus problemas de colesterol, triglicérides e diabete. Sendo assim, ainda não recebi o cartão verde da área médica, mas continuo me programando para o evento treinando as vezes 3, as vezes 4 dias da semana. Falou ele ainda que escolhi muito mal a prova para iniciar na carreira de maratonista, uma vez que ele tem conhecimento que essa prova é muito desorganizada e que seu percurso é bastante complicado. Gostei do incentivo Doutor! Show de bola!

Bem, mas vamos ao que interessa. Após treinar e utilizar o produto da SUUM (hidratação Balanceada) pensei que meu desempenho havia melhorado por razões psicológicas, entretanto, apesar de estar cuidando de minha alimentação de maneira bastante cuidadosa, sinto falta do produto após os treinos. Notei também que no dia seguinte, quando não tomo, que me sinto um pouco fraco e com algumas dores musculares, o que não aconteceu quando tomei o produto. Sendo assim, estou incluindo em minha preparação uma dosagem de 500ml do produto SUUM após os treinos. Psicológico ou não, me sinto muito bem ao tomar o produto, coisa que não acontece quando tomo, por vezes, outros produtos que visam à recuperação e fortalecimento dos músculos.

Hoje estou elaborando contato com diversas agências de viagens para tomar conhecimento dos pacotes e do valor e isso também está me estressando muito. A Grécia em razão da crise que vive está com preços bastantes salgados no que se refere a turismo. Vale lembrar que não valeria a pena ir a Grécia apenas para correr, quero também possibilitar a Wilma um passeio agradável e inesquecível e sendo assim... as coisas começam a ficar mais complicadas. Estamos estudando preços. Nada que eu não possa superar com esforço... mas com certeza essa viagem necessita um planejamento prévio, crucial e efetivo. Vamos aguardar mais um pouco, sem perder o foco nessa situação. Pretendo resolver isso no máximo até o final de abril.

Como vocês viram uma coisa está atrelada a outra e eu fico meio que em espera de resolver um problema para passar para o outro, sendo que os treinos correm literalmente em paralelo a tudo isso.

Estou na 12ª semana de treinos e ainda não estreei em 2010 em provas. Estou estudando algumas Meias Maratonas para fazer, porém quero fazê-las quando estiver mais bem preparado fisicamente. Tenho receio de participar de alguma nesse momento e me desapontar com minha performance e desanimar. Dia 25/04 estarei correndo a 1ª Etapa do Campeonato Santista junto com a rapaziada. Esse ano nossa Equipe contará com aproximadamente 30 amigos.

Tenho trabalhado muito, treinado muito e isso tem me feito ficar um pouco longe do Blog mas devo voltar em breve a postar com mais freqüência.

Ontem à noite treinei 13,8Km e parte desse percurso feito pela orla da praia foi na companhia do amigo Amaral. Encontrei também treinando forte o amigo Paulinho e a amiga Andréa. Vale a pena as vezes sacrificar o ritmo de um treino para jogar papo fora com os amigos e ontem foi um desses dias.

Abaixo vou colocar o relato da amiga Margareth Pinto sobre o seu teste do produto SUUM. Ainda aguardo outros relatos para publicação.

“Olá Marildo,

Hoje treinei na praia de Santos. Aproximadamente às 6h15min iniciei meu treino de volume (como sempre estou tentando aumentar o volume). Esta semana pretendo correr daqui da escadinha da praia do Aquário até o Emissário Submarino pela areia, dá aproximadamente ida e volta uns 10 km. O tempo estava ótimo e fiz no tempo que imaginava (1 hora e 8 min). Chegando em casa preparei o SUUM como você indicou( em 500 ml de água bem gelada) e achei que demora para dissolver, tentarei deixar preparado para quando chegar estar pronto. O sabor não é muito bom como um Gatorade de tangerina, mas pensei nas qualidades do produto e tomei os 500 ml. Realmente só precisei desta quantidade de líquido para ficar hidratada. Como você, não me senti cansada durante o dia todo e chegando em casa (isto é incomum nos dias que corro) fiz o jantar e estou digitando este texto. Normalmente estaria na cama assistindo TV acabada. Estou treinando 2ªs, 4ªs e 6ªs. Como comprar este produto? R: Pelo site www.suum.com.br .Existem outros sabores? R: Não, só de limão. Estou adorando fazer o teste!!! obrigada, abraços,Margareth”

Abraços

Marildo Nascimento

4 comentários:

  1. Amigo, Mestre e Professor Marildo,
    Anseio, sinceramente, que você possa realizar este sonho de correr a maratona, no berço esplêndido da mesma.
    Mas qualquer que seja a decisão que você venha a tomar (a de competir lá, ou não) terá o respeito e apoio de todos os seus inúmeros amigos.
    Continue firme na sua preparação.
    Boa sorte !
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Marildo, como comentei quando você divulgou o seu "projeto maratona", em uma empreitada de longo prazo como a que você está se propondo a encarar, realmente fica meio complicado manter o foco. Com o alvo tão longe, haja mira pra acertar! Por outro lado, há o benefício que esse mesmo longo prazo traz, permitindo corrigir a rota se ela eventualmente tiver começado não muito adequada. Eu, sinceramente, torço para que tudo corra bem, que você receba o "green card", que consiga encaixar os treinamentos, a preparação como um todo e até para que a Grécia saia da crise (hehehe...) e possibilite que você se programe para a viagem sem maiores transtornos. Mas seja flexível: se não for lá, vai ser em outro lugar, em outra data. A maratona está no seu caminho, porque você certamente vai fazer por merecê-la.

    Um abraço.

    Fábio

    ResponderExcluir
  3. Grande Marildo, os contratempos sempre surgem, e são convites a superação. Estamos na torcida por você. Siga firme.

    ResponderExcluir
  4. Marildo:
    Desculpe-me pela ausência! Acho que estamos trabalhando demais! Rs.
    Recebi o produto Suum tb! Testei-o no sábado! Não posso dizer ainda se fez efeito no desempenho, mas com certeza, é boa para hidratação!
    Quanto á maratona, realmente, ela requer muuuito tempo para treinos! principalmente na reta final, quando fazemos aqueles longos de 30, 33 km... Admiro a sua força de vontade de treinar após o retorno do trabalho, que é em outra cidade! Vá em frente que estamos na torcida! Bjs.

    ResponderExcluir

Faça um Comentário Legal