terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Maratona 2010 - Eu Vou!

Capítulo 1 – "Um pouco de Grécia para motivar"
Parte I
Após minha decisão de correr minha primeira Maratona em 2010 na Grécia outras situações surgiram e novas decisões tiveram de ser tomadas tais como a de escrever sobre todo o meu treinamento durante 44 semanas (03/01 a 31/10/10) e sobre as etapas para obter documentos (já estou providenciando os passaportes), pacotes de viagem, hospedagem e etc... para que eu possa guardar como uma grande recordação. Sendo assim, para que tudo dê certo me vejo na necessidade de fazer um planejamento mais detalhado onde haverá de estar incluído até o roteiro de minha viagem turística. Este planejamento será desenvolvido em Capítulos e o de hoje vai relatar sobre curiosidades, e informações a respeito do país Grécia e tem como pretensão além de motivar o início de meus treinamentos descrever um pouco desta nação a qual não possuo conhecimento adequado.
Para que isso possa ser feito, até em razão de minha pouca experiência em assuntos helênicos, inicialmente se fez necessário uma pesquisa sobre o país Grécia. Alguém pode me perguntar: - Mas de que vai adiantar saber tudo isso para correr uma maratona? E eu vou responder: - Bem se eu não conseguir correr a 28Th Athens Classic Marathon, por algum motivo ainda desconhecido, pelo menos vou ficar mais instruído. Vou conhecer um pouco mais de uma cultura que merece minha admiração!
Entretanto, sinto que nesse texto de hoje já posso de alguma maneira tirar algum proveito para minha jornada titânica de 44 semanas, além do aprendizado cultural. Um deles é o fato que já sei a que deuses recorrer para pedir apoio neste momento difícil e inicial de decisão e planejamento (Ares) ou quando estiver claudicando durante os treinos mais extenuantes (Apolo) ou mesmo para agradecer nos momentos de superação e vitória (Zeus) durante todo o percurso que sei, literalmente será árduo e longo. A guerra ainda nem começou, mas tenho noção de sua complexidade.
Desta forma, vejamos:
A Grécia é um país europeu localizado na parte meridional dos Balcãs e confina a norte com a República da Macedônia, com a Bulgária, e com a Albânia, a leste com a Turquia, quer em fronteira terrestre, quer com fronteira marítima no mar Egeu, a sul com o mar Mediterrâneo e a oeste com o mar Jônico, pelo qual tem ligação com a Itália.
Localizada na junção da Europa, Ásia e África, a Grécia é o berço de nascimento da democracia, da filosofia ocidental, dos Jogos Olímpicos, da literatura ocidental e da historiografia, bem como da Ciência Política, e dos mais importantes princípios matemáticos, e também o berço de nascimento do teatro ocidental, incluindo os gêneros do drama, tragédia e o da comédia.

A Grécia é um país desenvolvido, membro da União Européia desde 1981, membro da União Econômica e Monetária da União Europeia desde 2001, OTAN desde 1952, OCDE desde 1961, UEO desde 1995, membro fundador da Organização de Cooperação Econômica do Mar Negro e membro da AEE desde 2005. Atenas é a capital; outras maiores cidades do país são Salónica, Pátras, Iráclio, Lárissa, Vólos, Ioannina, Cavala, Rodes e Serres.
O país consiste de um território com numerosas ilhas, incluindo Creta, Rodes, Eubéia e os arquipélagos do Dodecaneso e das Cíclades no Mar Egeu, e das Ilhas Jónicas no Mar Jónico. A Grécia tem mais de 14.880km de costas e uma fronteira terrestre de 1.160km.
Periferias da Grécia
As periferias são as divisões nacionais da Grécia. Existem 13 periferias (nove no continente e quatro grupos de ilhas), que são ainda subdivididos em 51 prefeituras (ou departamentos).

Cerca de 80% da Grécia é território montanhoso ou, pelo menos, acidentado. A maior parte do país é seca e rochosa. Só 28% da terra é arável. A Grécia Ocidental contém lagos e zonas úmidas. O Pindo, a cadeia montanhosa central, tem uma elevação média de 2.650 m. O lendário monte Olimpo (Macedônia) é o ponto mais alto da Grécia, atingindo 2.917 m acima do nível do mar.

Tempo/Clima
O clima grego é semelhante ao português, com invernos suaves e úmidos e verões quentes e secos. As temperaturas só raramente atingem valores extremos, embora ocorra queda de neve nas montanhas e até mesmo em Atenas, em alguns invernos. Atualizações meteorológicas estão disponíveis no site da Meteoroloical Helénica Serviço: http://www.hnms.gr
Linguagem
A língua nacional é o grego, enquanto Inglês e francês também são falados. O uso do idioma grego abrange três milênios e meio. A linguagem do alfabeto grego formou a base sobre os quais muitos idiomas europeus foram desenvolvidos.
Moeda
Até Dezembro de 2001, a dracma era a moeda oficial da Grécia, entretanto a partir de janeiro de 2002 passou a ser o euros.
Vistos
Cidadãos brasileiros não precisam de visto para visitar a Grécia por um período de permanência naquele país de até 3 meses.
Corrente Elétrica
A norma na Grécia é de 220 V AC (50Hz).
Relógio/Horas
O Tempo grego é de duas horas à frente de Greenwich Mean Time, uma hora antes da hora da Europa Central e sete à frente de Eastern Standard Time. Junto com o resto da Europa continental, o relógio está adiantado uma hora durante o verão a partir do final de Março até o final de setembro.
Cartões de Crédito
Todos os principais cartões de crédito, bem como euro-cheques são reconhecidos e aceitos na maioria dos hotéis, lojas, agências de viagens e restaurantes. Autocolantes nas janelas da frente dos estabelecimentos comerciais servem para orientar quais cartões são aceitos.
Serviços Postais
Os locais destinados a postagem de cartas (correios) são geralmente amarelo brilhante, assim como as caixas de correio de rua. Para enviar uma carta há carimbos, máquinas automáticas de venda de selos e pós-caixas em muitos lugares. Muitos hotéis prestam serviços postais
Cuidados de saúde
Você deve se sentir perfeitamente seguro para comer e beber durante a sua estadia na Grécia. A água da torneira é potável. Os serviços de saúde são de alto nível, e você será capaz de encontrar um médico que fala Inglês facilmente. Residentes de países da UE têm direito a cuidados de emergência médica gratuita. No entanto, recomenda-se que se faça um seguro para cobrir viagens inesperadas e despesas médicas.
Serviços de Emergência
Primeiros Socorros Serviços: 166
Hospitais e Clínicas / farmácias: 1434
Polícia: 100
Outros telefones úteis
Greek National Tourism Organization: +30 210 8707000
Polícia Turística: 171 (24-hora linha de serviços de informação)
Aguardem Parte II – Grécia Antiga
Abraços
Marildo Nascimento

7 comentários:

  1. Amigos! estou aqui para pedir socorro!!!
    Não é fácil conviver com um marido ansioso e hiperativo...risos.
    Vocês devem estar se perguntando por que esse meu grito de socorro? E eu respondo: - Um sonho de viagem para comemorar meus 27 anos no magistério e minha aposentadoria foi transformado em uma verdadeira "Odisséia".
    Desta forma só me restou o papel de Penélope, ou seja, começarei a tecer meu tapete de sonhos...risos
    A verdade é que nossos sonhos sempre seguiram a mesma direção durante todos esses anos de vida em comum e convívio.
    Heróis e heroínas a parte, essa "Odisséia" está apenas começando, torçam por mim... muito stress ainda vai rolar!

    ResponderExcluir
  2. Belo pontapé inicial, meu amigo Marildo. Certamente vamos aprender bastante contigo sobre a cultura helênica, assunto fascinante por sinal, muito mais que assistindo às novelas de Manoel Carlos, hehehe...

    Que venham muitas outras postagens interessantes como esta no decorrer da preparação. E, se você me permite um pitaco, para não perder o foco em um projeto a longo prazo (44 semanas é tempo à beça!), que tal estabelecer sub-metas? Dividir a planilha em três fases, cada uma culminando com a participação em uma prova intermediária, como uma meia maratona, uma prova de 25 ou 30 Km. Como eu já mencionei no blog do Hoffmann, dica de praticante leigo. Com um bocadinho de bagagem...

    Grande abraço!

    Fábio

    ResponderExcluir
  3. Wilma, que a força dos deuses gregos estejam com você!! Marildo, belo post inicial sobre a Odisséia. Ontem vi Tróia, e lembrei de você. Endosso a dica do Namiuti acima, e que uma dessas provas seja a meia do RJ. Abraços e que venham mais informações.

    ResponderExcluir
  4. Repito o que Hoffmann disse: "Wilma, que a força dos deuses gregos estejam com vc!" Rsrsrs. É Wilma, "marildo" estressado, ninguém merece! Kkkk.
    Marildo, sábia decisão sua de estudar sobre o país! Nada melhor que irmos sabendo alguma coisa sobre o local! Senão, não se aproveita tudo o que poderíamos, não é mesmo? E aqui, vamos viajando juntos, com os textos do blog! Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Será a comemoração de 2500 anos da maratona... Com certeza uma belissima festa! Correr uma maratona, por si, já é inesquecível! No berço dela, será algo indescritivel! Está no caminho certo! Já viajando antes com sua pesquisa, nos remetendo a sonhar junto! E qt aos treinos, vá trocando idéias, procure orientação profissional ou de maratonistas experientes. vale a pena fazer o treino adequado para terminar inteiro sem quebrar! A minha estreía foi em ctba, em novembro. E treinar certinho, com disciplina, cuidar da alimentação, ser regrada compensou muito... Terminei feliz! inteira! E querendo outra!
    Continuarei te acompanhando na pré-viagem!!!

    ResponderExcluir
  6. Eu irei tbém!!!!Tudo certo!! Treinando e esperando a hora..será SHOW!!!

    ResponderExcluir
  7. To nessa!!!Tudo acertado!!!!Agora é treinar , treinar e treinar....

    Fern@nd@ Runner

    ResponderExcluir

Faça um Comentário Legal