sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Maratona 2010 - Eu Vou!

Capítulo 1 – Um pouco de Grécia para motivar
Parte II - Grécia Antiga
Apesar de estar sendo freado literalmente em meu ímpeto insano por meus familiares e por alguns amigos, a idéia de presentear minha esposa após sua aposentadoria por 27 anos de serviços prestados a educação, com uma viagem a Grécia e aproveitar disso para correr minha 1ª Maratona naquele país continua firme e forte em minha cabeça. Tenho consciência de que sou ansioso e de que tenho fortes indicações de ser hiperativo sim, mas isso só faz com que eu me preocupe muito em planejar antecipadamente todos os passos que quero dar nessa empreitada para que tudo dê certo, sem imprevistos e para que eu e a Wilma possamos aproveitar bastante toda essa maluquice.
Sendo assim, visto que nossos passaportes se encontravam vencidos, já providenciei pela própria net no site da Policia Federal (www.pdf.gov.br) essa renovação que tem um custo de aproximadamente R$ 156,00 cada. Também já agendei pela net para o dia 28/12 as 16horas a ida ao setor da Polícia Federal em Santos, para entrega dos antigos passaportes e retirada dos novos. É preciso dizer que esse serviço de elaboração de passaportes está sendo muito bem prestado, rápido e bastante objetivo e é digno de elogios no que se refere a sua organização. Achei apenas um pouco caro a taxa para a sua realização, entretanto se pensarmos que está tudo incluído, fotos, material para sua elaboração com alta tecnologia, serviços pela net e etc... podemos tentar nos convencer que a coisa está ruim, mas está boa... risos e vamo que vamo que atrás vem sempre muita gente!
Agora, vamos aprender um pouco sobre a Grécia Antiga.
A Grécia Antiga é considerada pelos historiadores como uma civilização de grande esplendor cultural. Os gregos desenvolveram a filosofia, as artes, a tecnologia, os esportes e muito mais. Tamanha era a importância desta cultura, que os romanos, ao invadir a Península Balcânica, não resistiram e beberam nesta esplendida fonte cultural. Vejamos os principais elementos da cultura grega:
Artes Plásticas
Os gregos eram excelentes escultores, pois buscavam retratar o corpo humano em sua perfeição. Músculos, vestimentas, sentimentos e expressões eram retratados pelos escultores gregos. As artes plásticas da Grécia Antiga influenciaram profundamente a arte romana e renascentista.
Filosofia
A cidade de Atenas foi palco de grande desenvolvimento filosófico durante a o Período Clássico da Grécia (século V AC). Os filósofos gregos pensavam e criavam teorias para explicar a complexa existência humana, os comportamentos e sentimentos. Podemos destacar como principais filósofos gregos Platão e Sócrates.

Esportes

Foram os gregos que desenvolveram os Jogos Olímpicos. Aconteciam de quatro em quatro anos na cidade grega de Olímpia. Era uma homenagem aos deuses, principalmente a Zeus (deus dos deuses). Atletas de diversas cidades gregas se reuniam para disputarem esportes como, por exemplo, natação, corrida, arremesso de disco entre outros. Os vencedores das Olimpíadas eram recebidos em suas cidades como verdadeiros heróis.

Mitologia

Para explicarem as coisas do mundo e transmitirem conhecimentos populares, os gregos criaram vários mitos e lendas. As estórias eram transmitidas oralmente de geração para geração. A mitologia grega era repleta de monstros, heróis, deuses e outras figuras mitológicas. Os mitos mais conhecidos são: Minotauro, Cavalo de Tróia, Medusa e Os Doze trabalhos de Hércules.

Teatro

Os gregos eram apaixonados pelo teatro. As peças eram apresentadas em anfiteatros ao ar livre e os atores representavam usando máscaras. As comédias, dramas e sátiras retravam, principalmente, o comportamento e os conflitos do ser humano. Ésquilo e Sófocles foram os dois mais importantes escritores de peças de teatro da Grécia Antiga.

Democracia

A cidade de Atenas é considerada o berço da democracia. Os cidadãos atenienses (homens, nascidos na cidade, adultos e livres) eram aqueles que podiam participar das votações que ocorriam na Ágora (praça pública). Decidiam, de forma direta, os rumos da cidade-estado.

Mitos

Os gregos criaram vários mitos para poder passar mensagens para as pessoas e também com o objetivo de preservar a memória histórica de seu povo. Há três mil anos, não havia explicações científicas para grande parte dos fenômenos da natureza ou para os acontecimentos históricos.

Portanto, para buscar um significado para os fatos políticos, econômicos e sociais, os gregos criaram uma série de histórias, de origem imaginativa, que eram transmitidas, principalmente, através da literatura oral.

Grande parte destas lendas e mitos chegou até os dias de hoje e são importantes fontes de informações para entendermos a história da civilização da Grécia Antiga. São histórias riquíssimas em dados psicológicos, econômicos, materiais, artísticos, políticos e culturais.

Entendendo a Mitologia Grega.

Os gregos antigos enxergavam vida em quase tudo que os cercavam, e buscavam explicações para tudo. A imaginação fértil deste povo criou personagens e figuras mitológicas das mais diversas. Heróis, deuses, ninfas, titãs e centauros habitavam o mundo material, influenciando em suas vidas. Bastava ler os sinais da natureza, para conseguir atingir seus objetivos. A pitonisa, espécie de sacerdotisa, era uma importante personagem neste contexto. Os gregos a consultavam em seus oráculos para saber sobre as coisas que estavam acontecendo e também sobre o futuro. Quase sempre, a pitonisa buscava explicações mitológicas para tais acontecimentos. Agradar uma divindade era condição fundamental para atingir bons resultados na vida material. Um trabalhador do comércio, por exemplo, deveria deixar o deus Hermes sempre satisfeito, para conseguir bons resultados em seu trabalho.

Os principais seres mitológicos da Grécia Antiga eram :

- Heróis : seres mortais, filhos de deuses com seres humanos. Exemplos : Herácles ou Hércules e Aquiles.

- Ninfas : seres femininos que habitavam os campos e bosques, levando alegria e felicidade.

- Sátiros : figura com corpo de homem, chifres e patas de bode.

- Centauros : corpo formado por uma metade de homem e outra de cavalo.

- Sereias : mulheres com metade do corpo de peixe, atraíam os marinheiros com seus cantos atraentes.

- Górgonas : mulheres, espécies de monstros, com cabelos de serpentes. Exemplo: Medusa

- Quimeras : mistura de leão e cabra, soltavam fogo pelas ventas.

O Minotauro

É um dos mitos mais conhecidos e já foi tema de filmes, desenhos animados, peças de teatro, jogos etc. Esse monstro tinha corpo de homem e cabeça de touro. Forte e feroz, habitava um labirinto na ilha de Creta. Alimentava-se de sete rapazes e sete moças gregas, que deveriam ser enviadas pelo rei Egeu ao Rei Minos, que os enviavam ao labirinto. Muitos gregos tentaram matar o minotauro, porém acabavam se perdendo no labirinto ou mortos pelo monstro.

Certo dia, o rei Egeu resolveu enviar para a ilha de Creta seu filho, Teseu, que deveria matar o minotauro. Teseu recebeu da filha do rei de Creta, Ariadne, um novelo de lã e uma espada. O herói entrou no labirinto, matou o Minotauro com um golpe de espada e saiu usando o fio de lã que havia marcado todo o caminho percorrido.

Deuses gregos

De acordo com os gregos, os deuses habitavam o topo do Monte Olimpo, principal montanha da Grécia Antiga. Deste local, comandavam o trabalho e as relações sociais e políticas dos seres humanos. Os deuses gregos eram imortais, porém possuíam características de seres humanos.

Ciúmes, inveja, traição e violência também eram características encontradas no Olimpo. Muitas vezes, apaixonavam-se por mortais e acabavam tendo filhos com estes. Desta união entre deuses e mortais surgiam os heróis.

Conheça os principais deuses gregos :

Zeus - deus de todos os deuses, senhor do Céu.

Afrodite - deusa do amor, sexo e beleza.

Poseidon - deus dos mares

Hades - deus das almas dos mortos, dos cemitérios e do subterrâneo.

Hera - deusa dos casamentos e da maternidade.

Apolo - deus da luz e das obras de artes.

Artemis - deusa da caça.

Ares - divindade da guerra.

Atena - deusa da sabedoria e da serenidade. Protetora da cidade de Atenas.

Cronos - deus da agricultura que também simbolizava o tempo

Hermes - divindade que representava o comércio e as comunicações

Hefestos - divindade do fogo e do trabalho.


Eu poderia ficar escrevendo aqui centenas de informações e curiosidades sobre a Grécia, porém entendo que o publicado já é o suficiente para possibilitar algum conhecimento pelo menos básico sobre esse belo país.

A 28Th Athens Classic Marathon acontece no trecho Maratona/Atenas e ainda no capítulo 1 – Parte III vou escrever um pouco sobre a origem das corridas chamadas maratonas em razão da possivelmente lendária façanha do soldado de nome Pheidippides.

Aguardem em breve!


Abraços

Marildo Nascimento


5 comentários:

  1. Caro amigo Marildo, boa noite, desde já lhe desejo uma ótima preparação para a maratona da Grécia.
    Desde já desejo a vc, sua família e a todos da Equipe 4 Corredores um Feliz Natal e um próspero ano novo com muita paz e saúde, para todos vcs correrem muitos Kms.

    Bom final de semana e boas corridas.

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.blogspot.comG

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de dizer na msg anterior, Parabéns pelo ótimo relato feito sobre a Maratona.

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. GENTI DU CÈU OCE TA INDO LONGE MESMO;VAI COM DEUS,BOA CORRIDA,SI OCE LEMBRA LEVA UMA BROINHA DI FUBA QUI OCE VAI TER MAIS ENERGIA VIU NUM ISQUECI VIU;FELIZ ANO NOVO.OCE É GENTI BOA DIMAIS.ABRAÇU DU MINERIN DI MINAS;2010 CHEIO DI DEZ PROCE;

    ResponderExcluir
  4. Ei Marildo. Caramba! Que aula sobre a Grécia.
    Parabéns pela decisão e principalmente pela esposa que a motivou. Pelo projeto, dá para sentir o tamanho da admiração por ela. Boa sorte aos dois nessa viagem que receberá diretamente dos Deuses as benções de renovação das Bodas. E de quebra, uma maratona, uma medalha e a maravilhosa sensação de mais um prova especial. Tudo Brilhante. Abraço a você e esposa. Miguel Delgado.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber se tem algum grupo que vai participar da maratona na Grécia?
    Como posso participar?

    ResponderExcluir

Faça um Comentário Legal