terça-feira, 18 de agosto de 2009

Depoimento consciente de um corredor

Há quatro anos, eu tinha uma atividade física muito ativa:
Segunda-feira: Treino de Tae Kwon Do
Terça-feira: Futebol de salão
Quarta-feira: Tae Kwon Do
Quinta-Feira: Descanso
Sexta-feira: Corrida de 10Km ou treino de Tae Kwon Do
Sábado: Futebolzinho com o filho
Domingo: Geralmente eu participava de campeonatos de Tae Kwon Do, corridas de rua de 10 a 15Km ou realizava viagens de bicicleta, chegando a parar em Minas Gerais.....fora isso, era de lei, pedalava 70 a 80Km, caso não tivesse nada para fazer.
Tae Kwon Do, para quem desconhece, é uma arte marcial da Coréia do Sul, que hoje é considerando como esporte olímpico e que 90% dos movimentos são com as pernas.
Quanto mais eu fazia, mais vontade eu tinha, fiquei tão viciado que o dia que não praticasse esporte sentia-me desesperado.....
Esse ritmo de vida perdurou durante uns três a quatro anos!!!
Em 2005 comecei a sentir uma dorzinha na perna direita, um pouco abaixo do joelho. Não incomodava muito, portanto, comecei a usar uma joelheira nas duas pernas, a idéia funcionou, pois a dor sumia quando praticava esporte com a joelheira, mas quando era sem joelheira.........
Cometi dois erros nesse procedimento: Não ir ao médico logo no início e ainda continuar com essas atividades mesmo sentindo dor!!!!
Esses procedimentos errôneos duraram até final de 2006, quando parei com tudo para voltar a estudar.
Até 2008, sem nenhum tipo de atividade física, fiquei sem dor, como tinha parado com os estudos, voltei a caminhar e..................a sentir dor também!!!!!!
Como eu era “um cabeça dura”, precisei de incentivo de uma pessoa, que eu a chamo carinhosamente de “LENINHA”, para ir ao médico e verificar qual era o problema.
Fiz vários exames como Tomografia, Tomografia com contraste, Cintilografia, e constatou uma “FRATURA POR STRESSE NA TÍBIA”, ou seja, a tíbia fraturou por excesso de exercício físico!!!!!!!!
Submeti-me a várias sessões de fisioterapia, ingestão de medicamentos, mais exames, mais fisioterapia.....isso durou até final de 2008, quando a fisioterapeuta me liberou para caminhadas bem leves.
Gradativamente comecei a melhorar meu desempenho até que em 26/04/2009 participei da Primeira Etapa do Campeonato Santista de Pedestrianismo com o tempo de 1h e 10 min os 10Km da prova. Fiquei feliz com esse tempo, já que, fui com a intenção de correr apenas 5Km e consegui percorrer os 10Km.
Em 21/06/2009, participei também da Segunda Etapa do Campeonato Santista, ficando feliz por percorrer 10Km em 54min, mas a felicidade maior foi chegar na frente do Marildo.......ka,ka,ka,ka........
Ele não sabe, mas junto com meu irmão Wandyck, foram grandes incentivadores para eu continuar na corrida!!!!!!
Achei interessante deixar meu depoimento, porque acabei viciando no esporte, esqueci do meu limite, fiz treinos errados e não dei chance para meu corpo descansar!!!
Abraços
Wander F. Mendes

Um comentário:

  1. Meu amigo Wander, independentemente dessa pequena richa existente entre vc, eu e seu irmão... o que vale mesmo é a nossa participação nas provas e aquele abraço amigo sempre ao final...
    Muito bom seu texto e continue sempre conosco...de preferência correndo sempre atrás junto com os pangarés da Equipe...risos
    Um grande abraço
    Marildo Nascimento

    ResponderExcluir

Faça um Comentário Legal