terça-feira, 23 de abril de 2013

VO2 Máximo você sabe o que é e para que serve essa medição?



Uma dúvida que aparece bastante entre corredores é sobre o VO2 máximo. O que é, para que serve e qual a diferença entre homens e mulheres costumam ser as perguntas mais frequentes.
O VO2 máximo é o volume máximo de oxigênio que o corpo consegue “captar” do ar que está dentro dos pulmões, levar até os tecidos através do sistema cardiovascular e usar na produção de energia, numa unidade de tempo. Este valor pode ser obtido indiretamente (através de diferentes testes, cada qual com seu protocolo e suas fórmulas) ou diretamente (pelo teste ergoespirométrico). Em nosso site www.4corredores.com.br na página “Cálculos” você pode calcular seu VO2 Estimado.
O teste ergoespirométrico, muito conhecido por grande parte dos corredores, é aquele em que o corredor faz durante algum tempo na esteira com uma máscara no rosto e um monte de eletrodos no corpo. Nesse exame, além do VO2 máximo, encontram-se também os limiares anaeróbicos L1 e L2, que servem como parâmetro para a definição do treinamento e são ainda normalmente fornecidos em velocidade e ou frequência cardíaca – FC.
Com essas informações é possível definir um treino mais estruturado e objetivo. Pode-se trabalhar com a Frequência Cardíaca adequada ou com a Velocidade de corrida abaixo do L1 de maneira regenerativa ou entre L1 e L2 de maneira aeróbica.
O corredor pode se manter num ritmo maior caso mantenha-se por bastante tempo acima do L2 considerado intenso e anaeróbico. Quanto mais longe do L2, menor será o tempo que o corredor conseguirá manter o seu ritmo.
Com os dados obtidos no teste ergométrico, você poderá planejar melhor seu treino de acordo com seus objetivos pessoais, entretanto engana-se quem acha que o VO2 máximo é uma variável como a Frequência Cardíaca, que você pode medir com um frequencímetro. O VO2 máximo é usado para medir o quão está condicionado e o quão se pode condicionar o indivíduo.
Vale lembrar que existem várias diferenças fisiológicas entre homens e mulheres. E o VO2 máximo é uma delas. Estatisticamente falando, o das mulheres costuma ser de 10 a 15% menor que o dos homens.
O VO2 máximo costuma ser o melhor índice fisiológico para classificação e triagem de atletas e mais, normalmente é genético, não podendo ser melhorado muito acima de 20 ou 30%. Além disso, alguns outros fatores também influenciam no seu valor, tais como:
Taxa de Gordura: Quanto maior a taxa de gordura do indivíduo, menor seu VO2 máximo;
Idade: Quanto maior a idade, menor o VO2 máximo;
Musculatura: Quanto maior a musculatura, maior o VO2 máximo.
Outra coisa importante a ser dita e que vale a pena ressaltar é que se o indivíduo for sedentário, provavelmente, com o início de treinamento, poderá ter seu VO2 máximo melhorado em até 30% rapidamente. Já um atleta bem treinado, dificilmente conseguirá melhorar seu VO2 máximo, ou seja, quanto mais treinado for o indivíduo, menos ele consegue melhorar seu VO2 máximo, às vezes nem 1%. Porém, vale lembrar que mesmo sem aumentar seu consumo máximo de oxigênio, o desempenho deste indivíduo pode melhorar.
Imagine uma pessoa sedentária que decide virar atleta profissional. Ele faz inicialmente um teste ergoespirométrico e seu VO2 máximo fica em torno de 35mL/kg/min, o que não é uma marca ruim para um sedentário. Por ser sedentário, seu VO2 máximo pode aumentar por volta de 30% com o treinamento, o que daria um valor aproximado de 45mL/kg/min. Este valor de VO2 máximo seria bom se comparado à população em geral, mas encontra-se muito abaixo do índice dos melhores atletas profissionais, que gira em torno de 70mL/kg/min. Isso significa que dificilmente ele conseguirá uma performance diferenciada e algum resultado expressivo em provas. Mas isso não significa que esta pessoa não possa vir a completar uma maratona. E mais, se continuar com os treinos, consegue até superar suas próprias marcas, durante algum tempo. É pelo fato do VO2 máximo ser genético, que algumas pessoas, com apenas alguns treinos, conseguem alcançar  resultados que para nós, só com muito treino e às vezes, nem assim.
Abraços
Marildo Nascimento

Um comentário:

Faça um Comentário Legal