quinta-feira, 21 de março de 2013

Hora do banho: limpeza em excesso pode causar doenças na pele

Recebi esse texto no dia de hoje e achei super interessante! Vale a pena ler! 


"Depois de participar de uma prova, nada melhor do que aproveitar o ritmo, correr para casa e tomar um banho para retirar as impurezas do corpo. Mas cuidado: se a ducha não for feita de maneira adequada pode ter o efeito contrário e fazer mal à saúde.
É o que explica Camila Hofbauer, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Esfregar a pele com a bucha diariamente pode ser muito prejudicial. Esse ato remove a proteção natural que temos, o manto lipídico cutâneo, deixando a derme suscetível a algumas doenças”, explica.
Segundo Hofbauer, as esponjas só devem ser usadas se a pessoa apresentar alguma mancha visível, como tinta ou terra, que não sai somente com a ajuda do sabão. Se o propósito é realizar uma esfoliação, a recomendação é usá-las uma vez por semana.
No caso de atletas, o uso do sabonete é imprescindível nas dobras como axilas, virilhas, áreas íntimas e nos pés. “Nas demais partes do corpo, muitas vezes somente a água escorrendo já é suficiente, exceto se houver sujeira visível”, completa a especialista.
Água quente - Outro hábito ruim é tomar banho com a água em temperatura muito acima do que a nossa pele suporta. O ideal é que a água esteja morna, o suficiente para não fazer grande quantidade de vapor no banheiro.
De acordo com a dermatologista, a combinação da água quente com o excesso do uso de sabonetes e buchas pode causar doenças de pele. “Quando há a remoção da proteção natural cutânea o indivíduo pode desenvolver eczema asteatósico, uma reação que provoca muita coceira, e lesões avermelhadas e descamativas, causadas pelo ressecamento”, informa Camila.
Na ducha - A dica para manter a saúde cutânea em dia é utilizar sabonetes com componente hidratante e não permanecer embaixo da água por um tempo superior a dez minutos. Na hora de passar o sabonete o recomendável é usar a espuma nas mãos para aplicá-lo e não passar o produto diretamente na pele.
A dermatologista também sugere o uso de cremes e loções hidratantes diariamente. “Esses produtos irão recompor a hidratação perdida no banho. Eles devem ser aplicados logo após o banho com a pele ainda levemente úmida para um melhor efeito hidratante”, conclui."

Abraços

Marildo Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um Comentário Legal