terça-feira, 17 de julho de 2012

4Corredores - Associação agora possui 4 Ultramaratonistas!

Depois de 24horas testando nossas condições físicas e mentais obtivemos como prêmio a medalha de Ultramaratonistas na Prova dos Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro realizada nos dias 14 e 15 de julho de 2012. Nosso grupo composto pelos amigos Marildo, Bruno, Fossa e Mark embarcaram no dia 13/07 para Rio de Janeiro com a proposta de servir como voluntários para um trabalho científico a ser realizado pelo Dr. Milton Mizumoto no que se refere a “Ação da atividade física de endurance sobre a glicemia, durante o exercício prolongado em corrida de 24 horas”.

Sem nenhuma experiência em provas deste tipo nosso grupo procurou seguir de maneira bastante disciplinada as solicitações médicas e procurou ainda fazer tudo de maneira bastante séria a fim de que os dados coletados pudessem complementar estudos com relação a diabete, pressão, batimentos cardíacos e etc...

A seriedade do grupo e a orientação exemplar do médico com relação a nossa participação na prova nos trouxe o sentimento do dever cumprido e a experiência adquirida ficará por muitos e muitos anos em nossas vidas.

A estrutura organizacional encontrada é de primeiro mundo. Por se tratar de uma prova feita dentro de instalações militares e facilmente visível que o planejamento do evento é feito com muita seriedade e comprometimento, o que permite aos corredores uma sensação de estar por breves 24hs em lugar totalmente isolado e distante de riscos e problemas. No que se refere à empresa Corpore, é muito importante ressaltar o trabalho insano de seus diretores para que tudo seja feito da melhor maneira possível, sem atropelos ou improvisações.

Durante toda a prova é possível manter o estado de motivação elevado em razão dos apelos e apoios dados pelos diversos participantes. A animação durante aprova é constante e feita de maneira adequada. A medalha e a camiseta dada servem como marco de uma lembrança que ficará por muito tempo em nossas mentes em razão do vivido naquele local.

A prova apesar de ser feita em um percurso oval de 400m em nada se torna enfadonha, pelo contrário, isso aproxima muito corredores experientes de corredores amadores, fazendo com que esse convívio seja algo inesquecível. Nosso grupo correu de forma bastante organizada se ajudando o tempo todo e comemorando a cada um que completava os 42kms mínimos exigidos. O amigo Bruno completou a prova fazendo 251 voltas no circuito percorrendo assim 100,400Kms ficando classificado na sua categoria (25 a 29) em 6º lugar e na geral em 125º, já o amigo Fossa deu 204,20 voltas percorrendo 81,680Kms ficando classificado na sua categoria (45 a 49) em 20º lugar e na geral em 157º, eu Marildo, completei 175,6 voltas percorrendo dessa forma 70,240Kms e fiquei classificado na categoria (55 a 59) em 14º lugar e na geral em 167º e encerrando o amigo Mark deu 134,10 voltas percorrendo assim 53,640Kms ficando classificado em sua categoria (45 a 49) em 26º lugar e na geral em 183º.

Estivemos durante todo o período da prova sendo monitorados no que se refere a nossa glicose pelo aparelho Guardian Real Time fornecido por empréstimo pela empresa Medtronic (Mieco Hashimoto, a quem também devemos os nossos agradecimentos). Vale lembrar que esse aparelho exige calibração e isso fazia com que interrompêssemos nossa batalha por diversos momentos. O trabalho científico também exigiu por vezes o repouso dos amigos que estavam portando o aparelho medidor. Mas nada disso incomodou ou interferiu na participação e no desempenho do grupo.

Vale salientar e agradecer profundamente a presença do médico Dr. Milton Mizumoto que a todo o momento orientou e deu explicações a respeito do estudo durante nossa jornada, servindo ainda como um grande amigo e incentivador da prática esportiva, além de idealizador do projeto que nos permitiu participar dessa prova. Não podemos também deixar de lembrar sua equipe (Dra. Cecilia e 2 estagiários 5º anistas da faculdade de medicina Usp) que durante todos os procedimentos executados estiveram dispostos a colaborar para que tudo desse certo.

Durante o evento tivemos ainda o contato mais próximo com a amiga Lucina Ratinho, e os amigos Jorge Maratonista, Carlos Hideaki, Renê Jerônimo de Araújo e Benedicto Rosa que foram grandes incentivadores e nos apoiaram a todo instante.

Ao final cabe ainda incentivar a todos a participarem desse evento no ano de 2013, pois entendo ser essa participação uma das melhores formas de medir seu limite físico e mental na prática esportiva, aliado a muito divertimento.

(Marildo e o amigo Jorge Maratonista)


(Mark, Fossa, Dr. Milton, Marildo e Bruno após o término da prova)


(Fossa, Mark e Marildo antes do início do evento)

Abraços

Marildo Nascimento

7 comentários:

  1. Parabéns ao quarteto fantástico. Que bela experiência deve ter sido. Um dia ainda chego lá. Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  2. Coisa para gente grande, Marildo.
    Parabéns pelo desafio muito bem concluído.
    Uma vitória das mais maiúsculas de vocês.
    Congratulações.
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Marildo! Quer dizer que se encontrou com a vó Lucina e o Hideaki? É, só mesmo para gente grande e para a vó! Kkkkkk. Vamos almoçar para comemorar! Até mais!

    ResponderExcluir
  4. Meus parabéns.
    Muito mais do que representar a equipe, isso demonstra que o nosso maior limitador, somos nós mesmos, quando a gente define um objetivo e usa as ferramentas adequadas para consegui-las, nós conseguimos.
    Parafraseando um importante presidente. YES, WE CAN e nesse caso. VOCÊS CONSEGUIRAM.
    PARABÉNS, FELICIDADES E NOS VEMOS NA TERCEIRA ETAPA DO SANTISTA.
    ABS

    ResponderExcluir
  5. Admirável a garra e persistência num desafio como este. Parabéns aos guerreiros pela prova!!
    Abraço,
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Caro amigo Marildo bom dia, me desculpe o atraso em vir aqui no blog conferir a façanha de vcs na Ultra 24 hrs dos Fuzileiros aqui no Rio, pois o tempo para mim no mês passado ficou escasso só dando para vir agora conferir o seu blog, finalmente nos conhecemos...hehehe...Adorei correr com vc e os amigos Bruno, Fossa e Mark, vcs estáo de parabéns pelo feito e pelo que eu li aqui no Blog vcs mandaram super bem para a primeira Ultra de 24 horas de vcs normalmente os Ultras como eu começamos pelas menores, eu comecei pelo 50Kms e depois fui aumentando, que bom que saiu tudo certo para vcs...
    Mais uma vez parabenizo a todos vcs pelo dever cumprido e a experiência adquirida, sejam bem vindos ao mundo dos Ultramaratonistas.
    A partir de meio dia de hj vai ser publicado as fotos dos amigos virtuais como vc que viraram reais no meu blog e também o vídeo que eu vi nesta Ultra e vc é um dos protagonista no vídeo...
    Espero correr com vcs mais vezes nas Ultras.
    Boa semana e bons treinos,
    Um Ultra abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  7. GALERA, BOA TARDE!

    NO DIA 13/10/2012 ESTAREI REALIZANDO UMA ULTRAMARATONA DE 8 HORAS NO RIO DE JANEIRO. SERÃO DISTRIBUÍDOS BONITOS E GRANDIOSOS TROFÉUS DE PARTICIPAÇÃO.
    AS INSCRIÇÕES COMEÇAM NO DIA 25/08/2012 NO SITE WWW.ATIVO.COM. CONTO COM A PRESENÇA DE VOCÊS!!!

    UM GRANDE ABRAÇO A TODOS!!!


    FERNANDO GUIMARÃES
    fernandocguimaraes@globo.com
    Tel. (21) 4108-3005/(21) 8366-5868.

    ResponderExcluir

Faça um Comentário Legal