segunda-feira, 4 de junho de 2012

RESGATANDO A FORÇA DA JUVENTUDE - DR. KENNETH COOPER


Como todos vocês sabem já há algum tempo venho sentindo dores em meu tornozelo direito que após uma ressonância magnética indicou Tendinite Calcânea. Resultado de um treinamento mais intenso visando a construção de um preparo para enfrentar a ULTRAMARATONA 24 horas CEFAN no Rio de Janeiro nos dias 14 e 15 de julho onde eu e mais 3 amigos serviríamos como apoio para um trabalho científico a ser realizado pelo Dr. Milton Mizumoto  (médico especialista em medicina esportiva)  a respeito  da possibilidade de participação de indivíduos com pré diabetes ou diabéticos não dependentes insulínicos em eventos de ação prolongada (Ação da atividade física de endurance sobre a glicemia, durante oexercício prolongado em corrida de 24 horas).
Sendo assim, em razão dessa situação não contornada até a presente data (ainda sinto dores), apesar de todos os meus esforços no tratamento, com a feitura de alongamentos e a aplicação de gelo no local com a respectiva pomada anti-inflamatória, tenho me concentrado muito na leitura específica de livros que falam sobre preparo físico. Sei que preciso me recuperar dessa lesão para que possa participar do evento, entretanto, me fica uma preocupação muito grande sobre o meu total despreparo físico para enfrentar essa ultramaratona de exercícios uma vez que estou completamente inativo desde o dia 20/05, condição essa primordial, para que eu possa superar e curar a lesão ocorrida.
Bem, como adepto de seu treinamento e fã incondicional de seus textos o livro escolhido não foi outro que não “Resgatando a Força da Juventude” de Kenneth Cooper o qual gostaria de citar algumas ideias do autor que considerei de muita importância nessa leitura.
A primeira:
Devemos ter em mente e planejar ou participar de um programa de boa forma com base em três tipos de exercícios: de impacto, de fortalecimento e de alongamento;
A segunda:
Analise a sua condição pessoal de energia neste momento, com a melhor exatidão possível que puder. Procure identificar preocupações e questões de saúde específicas que lhe causam a maioria dos problemas e que são mais propensas a solapar o vigor e a alegria de sua via;
E finalmente:
Seja sistemático em atacar os problemas específicos que identificou, planejando uma forma específica para resolvê-los.
Outras dicas importantes existentes neste livro são com relação aos exercícios considerados de impacto, pois o Dr. Cooper os considera importantíssimo para a consolidação dos ossos. Lembra ainda que a partir dos 30 (trinta) anos nossa massa óssea e muscular declina regularmente com a idade, necessitando com isso de um programa de aptidão física para retardar ou mesmo deter esse processo. Obviamente, esse tipo de exercício é aconselhado sempre com cuidadoso acompanhamento profissional de modo a evitar lesões nas juntas e músculos.
Descreve ainda sobre a importância da flexibilidade com o passar dos anos à medida que você envelhece. Embora você possa ter escapado impune do alongamento duas ou três vezes por semana quando era mais jovem, provavelmente descobrirá que precisa se inserir numa série diária de alongamentos ao chegar aos quarenta e certamente aos cinquenta.
Cita ainda algumas fontes “secretas” que fortalecem e aumentam nossa energia do tipo:
Estimular a criatividade pessoal – (Leia o máximo que puder, Assuma riscos razoáveis, Aprenda novas habilidades, Diversifique sua rotina diária, Extraia contribuição dos outros e Siga hábitos de vida saudáveis);
Encontre um lugar tranquilo – (Reserve tempo para reflexão, Projete seu local de trabalho de maneira a sentir nele tranquilidade, Experimente jardinagem);
Rir – (Aumenta a tolerância à dor, Melhoria nos relacionamentos, Meditação) e
Desenvolver disciplinas espirituais avançadas – (Anote sua história espiritual pessoal, Reze, Faça caridade e serviços religiosos).
Encerrando, gostaria ainda de colocar uma dica dada que vai interessar tenho certeza a muitos amigos. Segundo Dr. Cooper “em geral, alimentos que são baixos no índice  glicêmico – ou seja, aqueles que causam um aumento relativamente baixo de açúcar e insulina no sangue – deveriam ser consumidos antes de um evento exigente, porque a pesquisa comprovou que eles aumentam a energia, resistência e poder remanescente geral muscular e cardiovascular. Contrariamente, alimentos que têm alto índice glicêmico deveriam ser consumidos após um evento exigente, porque eles alimentam a corrente sanguínea com mais rapidez, recompõem o glicogênio (açúcares) muscular e restauram toda a energia que se perdeu.”
Vale lembrar que existem muitas outras dicas nesse livro “Resgatando a Força da Juventude” que eu recomendo a sua leitura, uma vez que após isso você com certeza terá mais embasamento para elaborar seus treinamentos com a finalidade de buscar uma qualidade de vida maior e aumentar ainda a atual energia e alegria de vida hoje existente. Não deixe de ler!
Abraços
Marildo Nascimento

2 comentários:

  1. Uia! estou fazendo quase tudo certinho! Rsrsrs. Viu só, é so rir para que as suas pernas não fiquem doloridas após as maratonas! kkkkk. As minhas nunca ficaram a ponto de não poder andar ou caminhar sem mancar! É só rir! Rsrsrs.
    Boa recuperação! Em julho, vc tem que estar tinindo!

    ResponderExcluir
  2. ótimas dicas marildo, vou pensar bastante a mensagem deste texto, obrigado e sucesso !!!

    marcelo riechelmann

    ResponderExcluir

Faça um Comentário Legal