terça-feira, 29 de maio de 2012

Tendinite de Tendão de Aquiles ou Tendinite Calcâneo.


Depois de muito tempo sentindo um pequeno incomodo, as dores foram aumentando a tal ponto de me deixar louco pela manhã quando colocava os pés no chão. Fui à procura de ajuda médica e o resultado após o exame de ressonância magnética não foi outro que "Tendinite Calcânea". Bem antes isso que algo mais grave! Consultando meu amigo José Luiz renomado Fisioterapeuta da Universidade Santa Cecilia (recuperou meu joelho esquerdo há algum tempo atrás) me foi indicado algo como um tratamento conservador que passa sim por diminuição nas corridas e treinos (coisa que eu já estou fazendo) e principalmente trabalho de fisioterapia (controle inflamatório - alongamento e reforço muscular).
Abaixo transcrevo o relatório médico da ressonânica magnética:
Ressonância Magnética do Tornozelo Direito
Técnica: Exame realizado nos planos axial, coronal e sagital em sequências ponderadas em T1, T2 e supressão de gordura.
Resultado: As sequencias realizadas evidenciaram:
Tendinopatia calcânea, caracterizada por discreto espessamento e alteração de sinal intrasubstancial, com paratendinite associada, sem evidências de roturas.
Demais tendões flexores e extensores de morfologia e sinal normais.
Estruturas ósseas com morfologia e sinal conservados.
Superfícies condrais sem erosões significativas.
Demais estruturas tendíneas de morfologia e sinal normais, com distensão da bainha do flexor longo do hálux.
Fáscia plantar de morfologia e sinal normais nos segmentos acessíveis.
A boa notícia nisto tudo é que não há evidências de rotura no relatório médico, então a preocupação maior que seria a ruptura do tendão está descartada neste momento.
Ontem mesmo comecei a fazer a fisioterapia e a aplicação de gelo após os exercícios. Ainda não senti uma melhora aguda, mas a dor já é muito menor. Volto a correr no fim de semana se as dores desaparecerem, mas em velocidade muito baixa e quilometragem pequena. Se as dores persistirem mais 15 dias parado fazendo fisioterapia e gelo até a dor sumir. Não estou vendo necessidade de utilização de anti-inflamatório, pois as dores são bastante incomodas, mas suportáveis.
Em nosso site www.4corredores.com.br na página Fisiologia no artigo "Tendinites de corredores" você pode ler mais sobre essa situação. 
Algo que me preocupa muito é que me comprometi com o Dr. Milton Mizumoto a participar da Ultramaratona – 24 horas CEFAN no Rio de Janeiro em julho e servir como corredor para uma série de medições referente à diabetes para um trabalho científico e com essas dores não sei como será essa experiência. Devo conversar com ele semana que vem a respeito desse assunto.
Para agravar tudo isso ainda estou muito resfriado... parece que preciso rever alguns conceitos e me benzer, pois a coisa está braba!
Bem mas nada de desanimar... Vamos em frente! Com certeza me recupero dessa e volto a correr normalmente em breve. Vamos que vamos!
Abraços
Marildo Nascimento

6 comentários:

  1. Estamos no mesmo barco meu amigo, e com o tratamento conservador, mandei ela embora tb. E no meu caso, parei um pouco de subir morros, só correndo no plano. Sucesso ai, e melhoras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por aí...descanso e alongamentos. Nada de aclives...só plano. Só gelo...muito gelo!!!

      Excluir
  2. Se cuida aí, comandante! Melhoras pra você. Que a recuperação seja breve e definitiva. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. obrigado. Vamos de gelo e alongamentos para passar a dor...

    ResponderExcluir
  4. Melhoras Marildo.
    Estaremos nas 24h, espero que essas dores passem logo e que possamos nos conhecer!

    Mande notícias!

    ResponderExcluir
  5. Até a próxima etapa do Santista você já estará novo de novo, Marildo.
    Boa sorte e excelente recuperação.
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir

Faça um Comentário Legal