segunda-feira, 28 de novembro de 2011

98 Beach Running... irada, mas nem tanto!

Prova em um sábado a noite não é uma coisa rotineira... Chamou atenção a forma como foi anunciada e sua divulgação. Seria uma prova cheia de novidades com luau, frutas e um percurso bastante interessante pela orla da praia. Evento marcado para acontecer dia 26/11 e o nosso grupo de corrida após contato com os patrocinadores conseguiu em troca de espaço para divulgação da empresa em nossos novos uniformes de 2012, 6 inscrições que foram sorteadas para nossos associados.
As 19h eu já estava pronto, e junto com minha esposa Wilma fomos pegar a amiga Margareth que também estava inscrita. No caminho encontramos os amigos Ezequiel e Claudia e suas duas filhas. Chegando ao local por volta das 19h e 30min conseguimos parar o carro com facilidade, porém, a muvuca já estava intensa. Encontramos ainda os amigos Vinicius, Jairo, João Paulo e esposa além da Yeda (amiga do Ezequiel) e seus pais. Não havia sinalização do local da largada e tudo parecia um tanto quanto meio desorganizado. O espaço era muito grande e por ser em uma praia fica realmente muito difícil controlar tudo. Logo alguém sinalizou o local da largada que seria abaixo de um portal que se encontrava montado na parte da areia mais fofa existente. Seria uma largada complicada em razão do terreno. Estranhei a ausência de tapetes, entretanto me falaram após que existiam sensores no local uma vez que os chips eram do tipo descartáveis. Fiquei imaginando como seria o percurso e logo descobri que não existia absolutamente nenhuma indicação do percurso e sequer placas indicativas dos kms. A entrega de água no percurso foi razoável, mas é preciso dizer que em uma passagem não foi possível pegar água, pois os responsáveis pela entrega não sabiam se davam água para os que iam ou para os que voltavam. Imaginei que no local onde haveria o retorno existisse algum tapete, não havia, mas novamente me foi dito que existiam sensores. Eu não os vi em lugar algum. Pensei ainda enquanto estava correndo o quanto seria fácil passar para o lado dos que voltavam, pois não havia fiscalização suficiente em todo o percurso, entretanto não vi ninguém que tivesse feito esse procedimento. Acho mesmo que as pessoas já estão educadas o suficiente para não fazer isso afinal estaria enganando a si mesmo. Nossa Equipe estava participando com 9 corredores (Delfino, Jairo, Vinicius, João Paulo, Margareth, Emile, Toninho, Clayton e eu) e durante a prova estivemos por algum tempo próximos, depois cada um imprimiu seu ritmo e percorreu os 9,8Km a sua maneira.
Na chegada Wilma fotografava e filmava tudo e conseguiu inclusive apurar que o cronometro foi zerado por uma criança que estava no alambrado, sem querer e desta forma durante alguns minutos as pessoas chegavam e o cronometro estava zerado. Assistindo a filmagem feita não consegui entender como foi que acertaram o tempo e me pareceu algo amador, tipo as pessoas ao redor ajudando falando mais ou menos o tempo da prova e alguém muito nervoso tentando de qualquer forma fazer a coisa funcionar. Houve um momento em que o cronometro funcionou ao contrario, diminuindo o tempo, depois foi devidamente acertado em razão dos gritos do pessoal que assistia a corrida. Meu tempo no cronometro da prova (53min e 13s) estava menor em poucos segundos em relação ao meu garmin (53min e 36s), sendo assim me parece que o desligamento do cronometro não prejudicou a marcação dos tempos. Na chegada todos estavam bastante satisfeitos. Alguns amigos questionavam o fato do cronometro estar zerado quando da chegada sem entender absolutamente nada e o por que. Minha mulher tentava explicar aos nossos amigos o ocorrido, entretanto ninguém entendia como algo tão importante ficou próximo do alambrado, exposto e sem cuidado proporcionando o desligamento do cronometro mesmo que sem querer. Tivemos ainda a presença de 2 amigos de São Paulo (Ogson e Cléo) que nos reconheceram e foram nos cumprimentar. Não posso deixar de comentar alguns aspectos positivos como a presença de dançarinas havaianas e o som típico do local(Hawai), além da camiseta muito bem bolada e a medalha com um designer muito bonito. Bacana mesmo! Faltaram bonés em alguns kits e não houve explicação para isso! A entrega das medalhas e do kit fruta até certa hora foi feita de forma correta, entretanto como existiam muitos “pipocas”, penso que foram dadas medalhas até para quem não estava inscrito. Ao final já se ouviam rumores de que o pessoal que chegava depois de uma hora de prova já não encontrava mais medalhas de participação. Bem, apesar de todos esses incidentes a prova foi divertida e muito bonita. A orla de Santos é algo muito agradável para correr e a noite é realmente muito interessante participar de provas de corrida de rua. É preciso dar alguns retoques na organização afim de que essa prova que tem tudo para ser a mais irada fique realmente algo diferente. Acho que o maior problema foi à quantidade de pessoas e o local serem muito amplo e sem demarcação. Sugiro que o percurso seja mais bem delimitado com ida e vinda e marcado com placas de quilometragem e que se aumente a fiscalização e os voluntários para entrega de água nos respectivos postos de entregas e que a entrega de frutas e medalhas seja feita somente a corredores devidamente inscritos. Outra coisa importante, é preciso agilizar a publicação dos resultados uma vez que estou escrevendo esse texto na segunda feira e ainda não existe em site algum qualquer menção dos resultados oficiais dessa prova.
Abaixo alguma fotos da rapaziada da Equipe 4Corredores:

(Portal da Largada)


(Dançarinas havaianas)


(João Paulo após a largada)


(Delfino no percurso)


(Jairo já voltando e completando a prova)


(Vinicius na Chegada)


(Amigos se encontrando na Chegada)


(Amigos ao final da prova)


Abraços

Marildo Nascimento

4 comentários:

  1. Parabéns por mais uma, Marildo.
    Mas essa do cronometro foi de matar, não é mesmo?
    Uma boa semana para você.
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com tudo menos sobre a marcação de km.
    Existiam placas para os km percorridos, lembro da placa do 2, 6, 8 e 9 Km.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Marildo! Às vezes, vamos a provas que prometem show e de fato, o show ´w demais, mas a corrida que é a parte mais importante, deixa a desejar! Rsrsrs. Não faço questão de show, de kit recheado, etc, etc, mas água em pontos estratégicos, fiscalização (infelizmente, sempre há os que gostam de se enganar) e cronometragem correta (para os que raramente olham o cronômetro ou que esquecem de desligá-lo quando da chegada, é realmente útil! Rsrsrs. Sem falar nos tempos dos corredores profissionais) é o mínimo que podemos exigir nas provas atuais (sim, pois antigamente, acho que não tinha nada disso! Kkkkk). Parabéns pela prova!

    ResponderExcluir
  4. Mauricio me desculpe pois não vi essas placas de Kms... sendo assim, se elas esatavam por lá...sugiro que sua visualização seja feita de melhor forma.

    ResponderExcluir

Faça um Comentário Legal