quarta-feira, 7 de setembro de 2011

"A ameba feliz, uma teoria para ser muito discutida ainda!"



Venho já há algum tempo pensando muito a respeito desse assunto que vou escrever hoje, entretanto, por muitos motivos ainda não me via com maturidade suficiente para exteriorizar e colocar em pauta para discussão algo que possa gerar tamanha polemica. Entretanto, após conhecer pessoas ligadas à corrida e a internet de maneira geral, senti que seria uma falta de responsabilidade de minha parte guardar tão precioso assunto em baixo do tapete de minha sala de visita. Sendo assim, inicialmente, preciso dar os créditos a quem realmente é o formulador da teoria, minha esposa Wilma.
No início ao tomar conhecimento do assunto, achei de imediato tratar-se de uma grande brincadeira e que não produziria nenhum efeito nas pessoas, entretanto, após pensar com mais seriedade no assunto e trocar idéias com amigos e inclusive com professores de renomada instituição educacional, comecei a perceber a relevância do assunto.
Pois bem, vamos ao que interessa. O início de toda a formulação dessa teoria está na frase formulada pela Wilma por acaso, após uma discussão comigo, por motivo não lembrado, onde por algum tempo fiquei magoado com a frase ouvida de seus lábios. Sabe quando você procura argumentos para combater idéias e o seu oponente rebate achando sempre uma explicação e resposta para tudo? Para essa colocação feita por ela, fiquei atordoado e fui a nocaute. Ainda me recordo bem desse dia e olha que isso já se faz muitos anos.
A frase foi à seguinte: “A IGNORÂNCIA É UMA DÁDIVA”
Sábia Wilma... ao falar isso me fez pensar por muitos anos em como fui ignorante em diversas situações somente para alcançar a dádiva, se é que pode ser alcançada. O ignorante aqui falado, não se trata da pessoa sem estudo ou mesmo agressiva e sim, literalmente aquele que ignora a existência de alguma coisa ou desconhece, para poder se sentir ou ser feliz. Quando você desconhece uma série de situações evidentemente que não se preocupa com elas e seus efeitos não são sentidos em razão disso. Mais, o que tudo isso tem haver com corridas? Tudo e nada. Verifiquei recentemente em uma pesquisa na net em diversos sites e blogs o quanto pessoas, uma grande maioria, ignoram diversas situações de risco quando da prática do esporte e com isso vivem imensamente felizes, outras se preocupam muito com coisas banais que impedem a realização de sonhos e vontades. Frustram-se! Abortam planos!
Fiquei meditando desta forma em como superar barreiras que existem em minha mente que me impedem de fazer coisas que há anos atrás faria com muita facilidade em razão de minha ignorância... em como fazer para voltar a ser ignorante no sentido mais pleno da palavra para poder superar resultados de exames, traumas e sustos. Será que isso é possível? Como fazer para esquecer aquela dor sentida a noite após um treino forte, ignora-la e como fazer para pensar em novos desafios sem que minha memória trouxesse a tona palavras de meu médico que ao tentar me convencer dos riscos existentes me tira da ignorância completa com suas explicações teóricas a respeito de minha saúde. Consultas com mais de uma hora em razão de suas explanações que não convencem esse ignorante que não quer enxergar a verdade!
Já ouvi conselhos médicos para parar de correr, pois com o passar dos anos, corro riscos de natureza grave, de quando tiver 70 anos ficar com problemas sérios nos joelhos em razão da osteoartrose existente. Mas quem pode me afirmar que vou chegar a completar 70 anos? Ignorância? Bem pensando desta forma o certo seria então cair de cabeça em tudo, pois poderia ser a última vez... pura e a mais profunda ignorância, literalmente falando!
Concluo desta forma, após intensa pesquisa que a ameba é o único ser que literalmente permanece sempre feliz! Trata-se de um ser sem cérebro... um animal unicelular, sobrevivente e com existência milenar. Com certeza em razão de não possuir cérebro a mesma não possui conhecimento algum, ignora tudo e a todos e com isso torna-se o animal vivo mais ignorante do planeta! Daí a certeza de que a ameba é profundamente feliz! Desconhece qualquer tipo de situação que possa causar a ela depressão, tristeza, sofrimento, perdas e por aí vai... Vive literalmente na mais profunda ignorância, alcançado a dádiva tão almejada por todos!
Quantas amebas já não correram uma Maratona? Provavelmente diversas! Apesar de não existirem registros de inscrição ou tempo alcançados por elas, tenho certeza, muitas já participaram desse evento. E eu? Ainda estou no estágio de que preciso ter muita calma com relação a treinos para poder não afetar meu joelho esquerdo que vive constantemente reclamando e sendo considerado por esse que vos escreve como o maior rabugento de todas as partes de meu corpo. Como iludi-lo? (conselho do amigo Hoffman). Como fazer para baixar meu colesterol, triglicérides e diabetes sem me encher de remédios que com certeza vão fazer com que eu fique com outras doenças talvez até mais sérias que poderão abreviar minha existência? Como fazer meu médico acreditar que apesar dos registros de meus exames não sinto absolutamente nada e que consigo correr uma Meia Maratona tomando apenas 2 copos de água e que no dia seguinte estou sem dores e pronto para outra?
Conversando com meu pai há anos atrás, perguntei a ele como havia feito para curar os diversos problemas que ele tinha (exatamente iguais aos meus) e ele me respondeu: “- Fiquei bom quando deixei de fazer exames.” Ele vai completar 81 anos esse ano em outubro e anda diariamente 8km com chuva ou sol, pratica isso de forma religiosa. Não abusa, porém não se priva de nada, exceto de açúcar e sal que considera veneno. Sabe qual a profissão dele? Médico.
Ignorância total! Resultado dádiva... felicidade! Wilma você tem toda razão! A ignorância é uma dádiva!
Agora pense nisso e me diga... essa teoria não mexe com você também?
Me fala... que tal agir como uma ameba e viver feliz para sempre?
Abraços
Marildo Nascimento
Imagem da ameba: flaviobiologo.blogspot.com

5 comentários:

  1. Que post delicioso, o Marildo das antigas está de volta! Wilma arrebentou, educadora diferenciada. Além daquele do joelho, só me resta lhe dar um conselho a mais...troque de médico! Vá se consultar com seu pai. Abração meu amigo.

    ResponderExcluir
  2. Reflexão bastante interessante, caro amigo Marildo. Vivemos, claramente, uma era de excesso de informações. Filtrá-las é o desafio.

    Abraço!

    Fábio

    ResponderExcluir
  3. "A ignorância é uma benção", parafraseando um pouco a Wilma, digo isso também há muito tempo. Por experiência sei que se procurarmos muito e por tempo demais qualquer coisa que seja, acabamos achando, às vezes, para nossa sorte, outras, para nossa infelicidade. Porém, não saber nunca pode ser uma armadilha.
    Então, eu diria que conhecimento moderado é a melhor solução.
    Beijos para você e para a Wilma!
    Estela Campos

    ResponderExcluir
  4. Eita, Marildo! Rsrsrs. É, não é bom abusar, mas se privar de tudo também deixam as pessoas doentes! Ai de mim se não tivesse dado a devida importância a uma "menstruaçãozinha" fora de época! Já teria morrido de câncer! É, meu amigo, vamos nos cuidar, mas também vamos ser felizes!
    Isto me lembra uma amiga que conheci no Japão quando estudava. Ela dizia: "Estou sempre feliz porque só entendo metade do que os japoneses falam. Já, você, deve estar super-estresada, né?" Kakakaka. Boa semana!

    ResponderExcluir
  5. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    --ooO--(_)--Ooo--
    Marildo meu camarada me perdoe a falta de tempo por não vir aqui no seu blog e deixar msgs pois o tempo para mim anda curto e daí como hj em dia são milhares de coisas para vc eu as vezes procuro ler o blog de todos e aos poucos deixando msgs...Cara fenomenal a idéia de sua esposa sobre o tema e parabéns por compartilhar conosco, vc é bom para escrever camarada quem sabe a sua experiência de vida não faz nascer um livro???
    Com certeza essa teoria postada aqui tem haver com todas as pessoas e que nos faz refletir muito em nossas vidas e principalmente no dia a dia...Parabéns também ao seu pai que com essa idade toda seja fazendo sol ou chuva ele não para de exercitar...E também parabéns a D. Vilma por ter incentivado a vc fazer esse belo post.

    Boa semana, bons treinos e vá pensando logo de treinar para correr uma maratona hein...Mesmo que corra e ande vc tem que ter uma maratona no Currículo esportivo.

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir

Faça um Comentário Legal