terça-feira, 5 de julho de 2011

CÃIMBRAS - UMA EXPLICAÇÃO PARA A MINHA DOR!

Após minha participação na Meia Maratona de Floripa, em razão das dores que senti em minha perna direita durante a prova, resolvi pesquisar um pouco a respeito para verificar possíveis razões e entender um pouco mais sobre o assunto.
É evidente que cometi erros primários antes do início da prova, tais como, não alongar e não aquecer apesar do frio que acontecia, a final a largada era às 7h e 30min e eu ainda cheguei ao local pelo menos uma hora antes e os termômetros marcavam em torno de 12ºC. Aliado ao fato de que perambulei de um lado para o outro, ansioso por conhecer o local da largada, tirando foto com amigos, e ainda temeroso de que pudesse sentir dores no joelho esquerdo durante o percurso, fazendo com que tudo isso causasse um estresses desnecessário e ainda até em razão da demora para a largada, todos esses acontecimentos, claro contribuíram muito e seriam as causas para o que viria acontecer.
Para quem não leu meu post anterior sobre minha participação nessa Meia Maratona, preciso esclarecer que pelo 3º Km aproximadamente comecei a sentir um pequeno incomodo em minha perna direita um pouco acima do tornozelo e bem abaixo da panturrilha.

Esse incomodo foi aumentando até que no 9,5Km senti uma dor intensa como se estivesse queimando minha perna e minha movimentação ficou praticamente impossível.


Procurei um local para alongar mais as dores não passaram, diminuíram, um pouco, e somente pude continuar quando joguei água gelada em cima da perna o que aliviou e me possibilitou continuar trotando e a seguir voltar a correr. Vale dizer que a dor diminuiu, mas o incomodo continuou e no final com o surgimento de uma elevação voltaram com força total, não me impedindo de completar a prova em razão de muita força de vontade.
Sendo assim procurei em um livro (CORRIDA – Ciência do Treinamento e Desempenho) comprado recentemente, algumas explicações que me convenceram a respeito do caso (tive na verdade fortes cãimbras), que vou transcrever a seguir:
“Ainda que na sejam realmente lesões, cãimbras e dores locais são um desconforto experimentado pela maioria dos atletas em algum período. Apesar de sua ocorrência comum, não existem explicações satisfatórias para nenhuma delas. Elas não são causadas pelo acúmulo de ácido, ainda que a lesão resultante da acidez possa ser parcialmente responsável por uma cãimbra. Uma teoria é a de que as cãimbras ocorrem por que a membrana muscular permite que uma grande quantidade de cálcio “vaze” de dentro das fibras musculares, o que é suficiente para gerar uma forte contração. Esta forte contração local resulta em dor, e uma vez que a resposta muscular à dor é a contração, mais unidades motoras são recrutadas, aumentando a dor – um exemplo desconfortável de retroalimentação positiva. A cura é gerar tensão nos músculos antagonistas, fazendo que, pela inibição recíproca, seja diminuída a estimulação nervosa para o músculo com câimbra. É muito pouco provável que esta condição dos músculos tenham alguma coisa a ver com a falta de sal, apesar da opinião popular.”
Valeu o aprendizado, agora é torcer para que na próxima eu não cometa os mesmos erros!
Abraços
Marildo Nascimento

2 comentários:

  1. Parabéns, amigo Marildo, pela participação e conclusão da Meia de Floripa. Apesar dos problemas que prejudicaram bastante a sua prova, você conseguiu um bom resultado, fazendo bonito enquanto foi possível. Melhor ainda foi o belo passeio com a esposa e os amigos. Um dia ainda espero correr nessa bela cidade também.

    Cãibras são mesmo um problema sério, quase acabaram com a minha primeira maratona, no Rio em 2008. Há muita controvérsia, muitas opiniões dissonantes em relação a causas e "tratamentos", mas, falo por mim: desde que passei a usar o repositor de eletrólitos Electro++ nas provas e treinos de longa duração, não voltei a enfrentar o problema. As maratonas seguintes passaram em branco nesse aspecto.

    Abraço e obrigado novamente pela visita lá no Arquivo de Corridas. Sempre muito bom te receber por lá.

    ResponderExcluir
  2. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    --ooO--(_)--Ooo--
    É meu amigo Marildo é através dos erros que nós aprendemos eu no início das corridas errava muito, mas depois fui aprendendo e não errei mais, mas espero que essas dores que vc sentiu, vc esteja recuperado e mais uma vez parabéns pela Meia de Floripa.

    Bons treinos!

    Jorge Ultramaratonista
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir

Faça um Comentário Legal