sexta-feira, 13 de maio de 2011

Último treino antes dos 10Km A Tribuna

Encerrei meus treinos preparativos para os 10Km A Tribuna com uma corrida de 10Km na noite de ontem.

Vale lembrar que esta foi minha 19ª semana de treinos este ano e que em razão de certos contratempos por vezes não sigo a risca minha planilha de treinos. Estou adaptando minha planilha para me preparar para os 21Km de Florianópolis entretanto, a mesma tem servido para as provas de quilometragem menor em razão da etapa em que me encontro com relação a minha preparação física que está no estágio básico ainda.

Tenho usado os ensinamentos de Kenneth Cooper para medir minha evolução no aspecto aptidão física e utilizado os conceitos de pontos onde posso avaliar minha evolução ou não em razão dos treinos nos quesitos distância e velocidade.
Estou ainda me adaptando a essa forma de treinar, no entanto, é visível que a coisa funciona. Sinto a cada dia mais facilidade para cumprir com minhas metas semanais. Quando consigo dar uma seqüência de conceitos excelentes noto uma diferença muito grande em minha capacidade respiratória e conseqüente aumento de resistência. Uma pena que nem sempre consigo elaborar o mínimo de 3 treinos por semana em razão de chuva ou mesmo de compromissos no período da noite.

Outrossim, sinto que minha melhora tem sido progressiva. Não sinto mais dores nos joelhos e os treinos não tem sido um sacrifício. Venho aumentando lentamente a rodagem e isso faz com que meu preparo físico aos poucos vá se ajustando para a Km desejada.Vale lembrar que estou fazendo aulas de Pilates à noite junto com minha esposa Wilma e além de ser muito agradável poder estar com ela naqueles momentos sinto que o joelho já não dói em razão dos exercícios praticados e que minha respiração nas corridas está mais suave em razão da forma aprendida e colocada em prática.
Me sinto um pouco preocupado com a prova de Floripa pois ainda não me vejo em condições de correr os 21Km, entretanto, sei que se eu continuar a treinar por 3 vezes por semana estarei apto a fazê-lo no dia 19 de junho, mas é preciso treinar e aumentar a rodagem!
Tenho alternado os tênis nos treinamentos e verificado uma grande diferença na performance dependendo do modelo e do seu respectivo peso. Entretanto tenho notado que os mais leves considerados minimalistas possuem muito pouco ou nenhum amortecimento e isso faz com que eu tenha um ritmo melhor no entanto dores no tornozelo e calcanhar aparecem dependendo do modelo usado. Constatei que isso se deve a resistência da sola e do material utilizado. Atualmente tenho treinado com um Mizuno wave 10 e um Asics Kinsei 3 para distância maiores e o amortecimento dos dois é excelente entretanto o peso que não é excessivo é bem diferente do meu Pró Sprint, e do Saucony Kinvara.Domingo agora, vou correr os 10Km A Tribuna com o Kinvara e testá-lo em provas para ver o seu comportamento num ritmo mais intenso. Terça feira treinei com ele e fiz 11,67Km em 1h e 09 minutos. Ontem treinei com o Mizuno wave 10 e fiz 10Km em 1h e 03minutos. Considerei como um bom treino a vista de que havia trabalhado o dia todo em São Paulo e ventava na praia sempre no sentido contrario ao que corri.Estarei me encontrando com diversos amigos nessa prova e vamos com certeza comemorar o aniversário do amigo e corredor Jerdal e sua familia no Restaurante Point 44 após. Estarão presentes a corrida os amigos Vinicius, Jerdal, Luciane, Miguel, Manoel, Mark, Clayton, Paulinho, Defeu, Zé Luiz, Edson, Ezequiel, Celso, Claudio entre outros além de minha filha Patrícia que vai correr pela Equipe de seu trabalho.Estaremos todos ao final nos reunindo em frente à Caixa Econômica Federal do lado da praia na chegada para aquela troca de informações e tempos.
Boa sorte e boa prova à todos!
Abraços
Marildo Nascimento

Um comentário:

Faça um Comentário Legal