quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Resultado da Ressonância Magnética – Joelho Esquerdo - A volta das profundezas!

É meus amigos, estou com o resultado do exame elaborado em meu joelho esquerdo e apesar de tudo que está escrito no laudo médico... existe esperança!
Foi constatado pequenas labiações osteofitárias nas margens articulares. Entesófito patelar ântero-superior. Leve edema no côndilo femoral medial junto da interlinha articular. Alterações degenerativas do corpo e corno posterior do menisco medial sem roturas aparentes. Aspecto normal do menisco lateral. Sinais de lesão parcial do ligamento colateral medial que apresenta leve abaulamento e infiltrado edematoso adjacente. Ligamento colateral lateral, ligamentos cruzados, tendões do quadriceps e patelar sem lesões aparentes. Pequeno derrame articular. Formação cistíca na região poplítea medial com septações internas e infiltrado edematoso adjacente.
Ausência de outras alterações significativas.
Impressão Diagnóstica:
1-Osteoartrose.
2-Lesão parcial do ligamento colateral medial.
3-Alterações degenerativas no menisco medial.
4-Derrame articular.
5-Cisto de Backer.

Passei imediatamente ao meu amigo e Fisioterapeuta Dr. José Luiz esse prognóstico e ele rapidamente me tranqüilizou quanto a minha recuperação que deverá ser mais fácil do que imaginávamos. Segundo ele o problema maior é a osteoartrose. A lesão meniscal é degenerativa (aparece em virtude da osteoartrose), o cisto é conseqüência do quadro inflamatório reacional (foi por isso que eu sentia dores na região posterior da perna e do joelho). Ainda na opinião dele a opção para minha recuperação deva ser pelo tratamento conservador (talvez até uma punção para eliminar o edema). Acredita ainda que o quadro apresentado ainda não é cirúrgico. Uma seqüência de fisioterapia vai possibilitar uma boa melhora e a volta as corridas, mas eu vou precisar manter o trabalho pois a osteoartrose é um processo evolutivo que não tem cura. Dr. José Luiz completa dizendo que eu tenho um joelho que chamamos de "Joelho Varo" que é um dos fatores importante para o desenvolvimento da osteoartrose.
Em resumo: “lesão degenerativa (lesão do ligamento colateral medial é pequena e o tratamento é conservador) ou seja a osteoartrose é o principal problema. Esta patologia não é grave mas incomoda (como você bem sabe). Pelas situações todas acredito que o tratamento conservador será o de eleição (seqüência de fisioterapia é fundamental). Vamos usar a suas férias para um intensivo de fisioterapia.”
Aconselhado pelo próprio Dr. José Luiz estarei com o Dr. Rodrigo Kallas Zogaib (médico ortopedista) nesta sexta feira para uma análise final e conclusiva que não deve ser diferente da exposta aqui.
Em razão disso tudo, posso adiantar que os tênis literalmente não serão pendurados... Já quase não sinto dores e o inchaço no joelho esquerdo é muito menor graças ao gelo aplicado diariamente no local. Apesar de ainda não estar liberado para correr pelo médico, já dei algumas corridinhas (máximo de 4Km) sem forçar e sinto apenas um pequeno incomodo no joelho esquerdo. Outrossim, em razão do período razoavelmente longo em que senti dor, ainda não estou totalmente confiante e com isso ainda não corro da maneira que corria anteriormente...sinto que as passadas estão diferentes com relação as pernas direita e esquerda (a esquerda está mais curta), mas isso com o tempo será superado em razão da fisioterapia e da provável ausência da dor. Uma coisa é certa... ESTOU VOLTANDO! ME AGUARDEM PARA BREVE!
Abraços
Marildo Nascimento

9 comentários:

  1. Grande Marildo! Toda lesão ou dor tem uma razão de existir, o importante é você sacar o que essa dor está querendo te ensinar. Isso é papo filosófico para aqueles almoços nossos. Segue ai que em breve estará no shape novamente. Abração.

    ResponderExcluir
  2. Oi Marildo. Dos males o menor, graças a Deus. Faça tudo direitinho e que vc tenha um pronto restabelecimento e volte as pistas o qto antes. Pode ter certeza que estaremos torcendo muito por vc, pois sei bem o qto é chato ficar afastado da corrida por qualquer motivo que seja.
    Bjos,
    Dani

    ResponderExcluir
  3. Bom retorno, comandante! Continue se cuidando bem, a corrida te espera. E as corridas também!

    Abração!

    Fábio

    ResponderExcluir
  4. Firme e forte rumo ao retorno triunfal, Mestre Marildo.
    Tenha fé e paciência que tudo chegará a um bom termo.
    Boa semana para você.
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir
  5. oi, marildo!!!

    que bom!!! não vai precisar de cirurgia!!!
    maravilha!!!
    o tratamento é simples, apesar de ter que intensificar as sessões de fisioterapia!

    logo mais você estará de volta aos treinos regulares com plena confiança e segurança, e sem dores, que é o melhor!!!

    desejo a você muito sucesso (e paciência rsss) nessa fase de recuperação!!!

    um abraço!
    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Marildo fico feliz em saber que vc não vai pendurar a chuteira e desde já lhe desejo uma excelente recuperação, sei que com certeza vc deve estar ansioso para voltar a correr, mas tenha calma, para que sua recuperação seja 100%, estaremos na torcida por vc amigão. Que Deus te abençoe e olha caso vc for levar a turma dos 4 corredores para correr a COrrida Santos Dumont no dia 12 Out em São Paulo eu informo que estarei correndo ela e nos dias 28 e 29 Nov estarei no Parque do Taquaral em Campinas correndo uma Ultra de 24 horas e depois correndo a S. Silvestre...Ufa espero te encontrar numa dessas 3 corridas.

    Um forte abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  7. Forças amigo Marildo, e vamos correr juntos no domingo agora, estarei apto para mais esse desafio no Santista..

    Grande abraço e boa recuperação, se o Zé Luiz falou, tá falado....

    ResponderExcluir
  8. Bom dia!
    Vou pegar minha ressonância amanhã e vou ter retorno ao médico na quinta.

    Gostaria de saber como está seu joelho no momento.
    A fisioterapia, como foi?

    Se possível, pode mandar sua resposta para meu e-mail? fale@diegogriep.com.br

    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. oi meu nome é fernanda me acidentei dia 16 de novenbro de 2011,fiz a ressonancia agora dia 17 de fevereiro de 2012,queria uma ajuda!queria saber se alguem entende o que deu no resultado da ressonancia; meniscos com sinal e morfologia preservados,alteraçao difusa do sinal do ligamento cruzado anterior,com indefiniçao das suas fibras,relacionado a ruptura aparentemente de alto grau,observando-se aparentemente algumas fibras integras,sendo nessesario correlaçao com exame fisico para testar o grau de suficiencia ligamentar.edema osseo periarticular femoro-tibial,edema difuso dos tecidos moles periaculares postero-mediais,nao há evidencia de derrame articular significativo.cartilagens de revestimento com espessura preservada.se alguem souber o que quer dizer me ajudem!marquei a consulta mais vai demorar entao estou muito anciosa!obrigado dez de ja!

    ResponderExcluir

Faça um Comentário Legal