segunda-feira, 12 de julho de 2010

MOTIVAÇÃO – ATITUDE E DETERMINAÇÃO - ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL

Queria muito na data de hoje, escrever algo sobre o tema Motivação, entretanto gostaria que fosse algo que despertasse nos leitores um sentimento diferenciado e que servisse para uma analise positiva e determinante e mexesse com elas.

Tenho estado meio que afastado desse blog em razão de inúmeras situações, uma delas é o excesso de trabalho que venho tendo para conciliar o sonho “4Corredores” com minha atividade laboral e também por achar que de certa forma com o tempo, tudo que escrevemos deixa de ser um simples desabafo para se transformar em lamurias.

Os textos sobre esse assunto em geral de interessantes passam a ser maçantes. Leitura de algo insignificante ou de pouca importância que se transformam em assunto de extrema importância para a nossa continuidade da prática esportiva. Alguns textos buscam apoio e palavras incentivadoras, na certeza que seus pseudos fracassos e desgastes possam ser entendidos e respeitados.

Mais de que vale tudo isso se não temos “ATITUDE”?

Se não buscarmos na prática esportiva, com “DETERMINAÇÃO”, algo maior para completar nossas vidas, tudo fica muito pequeno, ínfimo. O tempo, a velocidade, o ritmo, as calorias, a distância percorrida, a satisfação pessoal, tudo motivo e razão para estarmos fazendo exercícios. Na verdade, não absoluta, alguns são considerados melhores, pois possuem em sua genética códigos que os beneficiam na prática esportiva e outros são esforçados, dedicados e possuem como maior qualidade genética a perseverança. Mais que importância teria tudo isso se o objetivo maior não for à busca por um “Estilo de Vida” saudável.

Ser feliz é o que todos desejamos!

Sendo assim, como explicar textos que demonstram excessiva cobrança do autor para consigo mesmo, muitas vezes de maneira cruel em razão de insucessos? O que seria de nossas vidas se não houvesse dificuldades e fracassos?

Diferente, de FRACASSADOS, que são aqueles que nada aprendem com os fracassos. A vida é um processo de auto-desenvolvimento e é preciso cair para aprender a cair e ainda é preciso cair para saber se erguer.

De que vale correr e bater recordes se seu amigo mais próximo e companheiro de viagem encontra-se deprimido por ter treinado muito mais do que você e não ter conseguido sucesso?

Temos de pensar com mais altruísmo e saber compartilhar momentos felizes com aqueles que amamos, pois a felicidade somente brota nesses pequenos momentos e se tornam assim inesquecíveis.

Devemos aprender a respeitar as diferenças! Lembre-se o maior fracasso não é se dar mal e sim ter medo de participar!

O obcecado tem vida curta no esporte e muitas vezes ao alcançar o objetivo pretendido não o valoriza por entender que podia mais... sempre mais! De obcecado a insatisfeito permanente a distância é muito tênue. Insatisfeitos são pessoas chatas!

Pense nisso! Viva intensamente com familiares e amigos. Sinta-se contente e satisfeito por estar podendo participar desse meio esportivo, por poder traçar objetivos e metas sem se estressar, por estar a cada dia dando ao seu corpo melhores condições e ainda influenciando a todos que o rodeia a seguir seu exemplo.

Faça com você mesmo uma competição saudável, exigindo sim, uma participação familiar constante nos eventos e dividindo com amigos o prazer de sorrir sempre e ajudar o próximo a fazer o mesmo.

Você já é um vencedor! Afinal não é nada fácil decidir por deixar o sedentarismo e isso você já fez! Lembre-se ainda de que para competir profissionalmente é preciso possuir tipo físico e idade adequada e o mais importante.... possuir “APTIDÃO”.

Você pode quase tudo, saiba disso, mais alguns vão poder quase tudo e um pouco mais do que você, em razão de um estórico esportivo de longa data existente. Sendo assim, não queira ser aquilo que você não pode ser quando poderia ter sido. O tempo não volta! Viva o presente e aproveite muito do esporte para se sociabilizar e incentivar com responsabilidade a inclusão de amigos a prática esportiva.

Abraços

Marildo Nascimento

4 comentários:

  1. Há quanto tempo não leio um texto como esse. Foi num desse quilate escrito por você que o conheci. Parabéns por voltar as origens!!

    ResponderExcluir
  2. Esse Marildo tem savoir-faire. Cada postagem é uma aula. Ratifico aqui o que disse lá no Arquivo de Corridas: uma dose bem medida de (auto)competitividade não faz mal a ninguém. Mas, no frigir dos ovos, o que conta é isso mesmo que você tão bem destaca, meu caro amigo.

    Grande abraço!

    Fábio
    http://www.fabionamiuti.hd1.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eeeeeee, e viva a turma do fundão!!! Rsrsrs. Um abraço! E não se esqueça: Marildo estressado, ninguém merece! Kkkkk.

    ResponderExcluir
  4. Caracas Marildo é de um texto assim que eu estava precisando ler para me motivar mais ainda, parabéns cara vc disse tudo, se não tivermos ATITUDE E DETERMINAÇÃO não chegamos a lugar nenhum e vou até mais fundo também se não tivermos SUPERAÇÃO, blau, blau...Vc demorou a postar mais valeu, com certeza vai me ajudar muito nos meus treinos e competições tudo que eu li aqui...

    PS: Observei que vc mudou o título de seu blog, agora é só 4 CORREDORES e virou Associação, pois antes não era também Matungo e Pangarés.

    Bons treinos camarada,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com
    ATITUDE”?

    Se não buscarmos na prática esportiva, com “DETERMINAÇÃO”,

    ResponderExcluir

Faça um Comentário Legal