sexta-feira, 18 de junho de 2010

Correr com música é bem melhor! Experimente!

Queria começar esse texto falando um pouco das novidades que existem hoje no mercado para corredores, mas quando fui fazer uma pequena pesquisa encontrei tanta coisa (Relógios, Mps, Tênis, Shorts, Regatas, Meias e etc...) que fiquei meio que perdido. Sendo assim, resolvi falar um pouco sobre correr ouvindo musica. Existem tantos aparelhos que servem para essa finalidade e tantas marcas no mercado que esse texto ficaria muito extenso e cansativo. Na verdade não importa qual seja o seu aparelho, o que vale mesmo é o que ele toca e a qualidade do som. Como sou amador nessas coisas de som para corrida, estou tendo alguma dificuldade em obter algo que seja fácil de manusear, com leitura das informações suficientemente claras e acessíveis e que não me deixe na mão durante uma prova.
Inicialmente, meus maiores problemas têm sido com a visualização, uma vez que no claro, esses aparelhos (o meu é um Sony – MP4) comprometem muito a apresentação do menu e conseqüentemente apresentam uma certa dificuldade de manuseio no meio da muvuca. Outra situação é com relação aos fones de ouvido, que com o suor ficam comprometidos muito rapidamente. A fiação desses fones e o plug para contato no aparelho, também é algo bastante sofrível. Entretanto, seguindo a orientação de um amigo, adquiri um fone de ouvido da Phillips bastante resistente, entretanto, como o mesmo se fixa nas orelhas por meio de pressão, incomoda um pouco, durante a sua utilização. Vale lembrar que a maioria desses aparelhos não são a prova de água e sendo assim, todo cuidado é pouco com ele quando jogamos aquela tradicional aguinha na cabeça durante as corridas.
O tempo em que permanecem carregados também é algo a ser discutido. A grande maioria agüenta no máximo de 4 a 5 horas de utilização, necessitando em seguida nova carga.
Mas o que vale mesmo a pena é verificar o resultado da sua utilização. É impressionante como nosso corpo responde a estímulos e em fases de total estresse e cansaço reage ao ritmo de uma música. É verdade que em se falando de músicas, o gosto é algo determinante, mas o que deve prevalecer mesmo é a influência da música em nosso comportamento.
Para a utilização em corridas o que vale mesmo é selecionar músicas que fazem você sair do chão e aí a coisa fica meio que engraçada, pois essa escolha é muito pessoal. Já me vi correndo muito estimulado por músicas que tem um ritmo bastante moderado no que se refere a influenciar o batimento cardíaco, assim como também já apreciei queda em meu rendimento em razão de música acentuadamente rápida e barulhenta. Dessa forma, o melhor mesmo é encontrar o meio termo e procurar dentro do possível utilizar músicas que agreguem valor a estratégia traçada para a corrida, do tipo, algo moderado no início para frear o ímpeto natural de sair que nem um louco e algo bastante agitado e ritmado para ao final fazer correr como um louco.
Algo que deve ser também comentado, é que eu quando corro me distraio muito e perco a concentração facilmente, e a música têm sido para mim algo que fortalece minha concentração e me faz não pensar nos kms que ainda estão por vir
A experiência é muito agradável e você deve alterar sempre sua relação de músicas a fim de que não se canse delas. Troque idéias com amigos sobre ritmos a serem usados e sobre paces influenciados por músicas, pois isso pode ser muito divertido e interessante.
Concluindo, chego ao pensamento final de que sem música as corridas ficam meio que faltando alguma coisa, meio que incompletas e hoje posso dizer que me tornei um dependente delas inclusive para treinos.
Abaixo relaciono algumas músicas como sugestão e que estão me servindo como apoio nas corridas e podem ser baixadas facilmente na internet:
1 - Fat Boy Slim – Kung Fu Fighting;
2 – Lady Gaga – Bad Romance;
3 – The Black Eyed Peas – I Gotta Felling;
4 – Fat Boy Slim - The Rockafeller Skank;
5 – Daniel Powter – Bad Day;
6 - Beyoncé – Single Ladies;
7 – Queen – Don’t Stop me Now;
8 – Britney Spears – Crazy;
9 – Lady Gaga – Just Dance;
10 – Kiss – Rock and roll all Nite;
11 – The Black Eyed Peãs – Pump it;
12 – Lady Gaga – Paparazzi;
13 – Davi Gueta – In Love with myself;
14 – Blink 182 – Obvious;
15 – Beyoncé – Ring the alarm;
16 – Carly Simon – With a few good friends;
17 – Pitbull – La Índia;
18 – NX Zero e Túlio Deck – Tudo passa;
19 – Shakira – Las de La Intuicion;
20 - Charlie Brown Jr – Um lindo dia

Abraços
Marildo Nascimento

3 comentários:

  1. Oi, Marildo! sabe que eu nunca corri ouvindo música? Eu já não enxergo direito, se eu não ouvir os alertas, vai ficar muito perigoso! Rsrsrs. Mas, quem sabe, um dia eu ainda tente! Por enquanto, estou apenas escutando o meu corpo, as passadas... e assim, vou! Bons treinos!

    ResponderExcluir
  2. Sabe por que o Wandyck nunca ouviu musica?
    R:para chegar à sua frente...risos
    Wandyck Mendes

    ResponderExcluir
  3. Brasil ganhou...que legaaaal!!

    Mas, vamos voltar à realidade?

    Entenda porque...Ouça e baixe GRÁTIS "Nas Ruas", mais uma música do Bleffe.

    Saiba como clicando AQUI

    Aproveite a passagem pra navegar e comentar no nosso Blog. Valeeeu!!!

    ResponderExcluir

Faça um Comentário Legal