terça-feira, 18 de maio de 2010

10 Km A Tribuna FM – dia 16/05/2010

Bem amigos, domingo de sol e de muita alegria na cidade de Santos. É a 25ª Prova da Tribuna FM em Santos. Bateu uma nostalgia e lembrei-me dos tempos em que apenas comparecia a praia para ver os amigos correndo e me lembrei de 2 pessoas em especial. Uma, considero o maior incentivador de corrida de rua e talvez o maior precursor de tudo isso que hoje está acontecendo com relação a corridas, que é o Prof. João Claudio. Antigo dono de academia na cidade e professor de educação física renomado e que hoje pelo que me disseram está radicalizado na cidade de Cubatão e o outro de nome Paulo Silvares, meu primeiro chefe (fui estagiário no Erplan e ele era Diretor) foi talvez sem saber, o meu maior incentivador em praticar esportes, em razão de sua insistente fala de que somente o esporte poderia levar o cidadão a um comportamento saudável. Praticava surf, artes marciais, corria jogava bola, tênis e etc... e se eu não estou enganado como Secretário Municipal de Esportes da cidade de Santos, foi um dos maiores incentivadores para a existência dessa prova e sua manutenção no calendário de eventos da cidade. Pena! Não vi durante as festividades dos 25 anos dessa prova nenhuma menção aos dois... Personalidades dos tempos das vacas magras... risos
Mas vamos ao que interessa às 7h e 30 recebi um telefonema do amigo Mark que estava vindo de São Paulo para correr com o nosso grupo e tentei por telefone ensiná-lo a chegar em minha casa para guardar seu carro, entretanto, depois fiquei sabendo que ele tinha GPS e o aparelho é muito melhor do que eu para ensinar a chegar nos locais desejados...risos. Acordei meu filho para que nos levasse ao local da largada e o garoto foi dirigindo meio que apressado com receio de que perdêssemos a largada e assim passou por 3 semáforos no vermelho, no que foi severamente repreendido. Descemos no Centro e fomos caminhando, conversando eu e Mark a procura das baias na cores o qual optamos eu a azul e ele a vermelha. Falei a ele que da próxima vez optasse pela azul (menos de 1 hora) pois na vermelha tem muitas academias e fica muito difícil de correr, fato esse devidamente comprovado em conversa ao final da corrida. Como as baias são muito fiscalizadas Mark acessou no local da vermelha e eu na azul. Não havia negociação, quem estava com a pulseira de cor diferente não entrava no local de acesso de jeito nenhum.

(Amigos Celso, Vinicius, eu e o Jorge)

Logo encontrei os amigos Nilson, Celso, Vinicius e Jorge e o papo descontraído antes da largada foi fundamental para relaxarmos. Avistei também a amiga Andréa que corria ao lado de um amigo na avenida Ana Costa - 3º Km. A muvuca estava muito menor do que em anos anteriores apesar de o número de inscritos parecer maior. Logo avistei o amigo Mauro correndo com o sinalizador de 55minutos e ao seu lado o Ronaldinho (Ronaldo da Costa –ex recordista mundial da Maratona de Berlim), entretanto, procurei ditar o meu próprio ritmo e fui na boa, sem forçar, procurando sombras, pois o calor estava em torno de 27°C. Os Kms iam passando e no 6º notei que havia esquecido de apertar o botão de estartar o cronômetro e sendo assim, perdi meus paces até aquele momento. Liguei o cronômetro mesmo assim, para pelo menos ter os paces dos últimos 4Kms. Animado, pois estava com a respiração normal e num ritmo bastante interessante onde eu passava mais as pessoas do que era passado, segui em frente pensando em como seria quando eu entrasse na reta final (orla da praia). Corro agora escutando músicas e por incrível que possa parecer as músicas influenciam demais em minha cadência, me ajudando a ficar mais concentrado durante a prova. Sou muito disperso. O 8º Km é muito próximo da praia e na muvuca de pessoas avistei amigos na calçada apoiando (João Paulo e Dinho) e logo a frente o Mauro com a placa de 55minutos. Acelerei um pouco e encostei ao lado do Ronaldo da Costa e corri os 2 Km finais ao seu lado e senti como é interessante observar corredores que possuem um ritmo muito maior conseguirem administrar esse ritmo para poder fazer a marcação do tempo durante uma corrida. O Ronaldo ria muito, cumprimentava a todos e era possível verificar que sua respiração estava muito confortável. O cara corre normalmente em menos de 3minutos por Km e ali estava correndo a 5minutos e 30 por Km. Valeu Maurão dessa vez você marcou o ritmo legal. Ao final encontrei mais amigos, Paulo, Andréa, Jerdal (e família), Manuel, Sidney, Amaral, Edson, Claudio, Luciane, Cássio, Mayumi, Minori, Dona Lucina (vale a pena conhecer - corredora de muita fibra e inteligência), Vinicius, Melzer e Mark.

(Claudio, Edson, Eu, Manuel, Sidney e Amaral da esquerda para a direita)

O papo foi muito descontraído, felicitações pelos desempenhos e muitas fotos. Mayumi e eu havíamos combinado de almoçarmos com a família no Clube Estrela de Ouro e sendo assim estendemos o convite a todos os amigos presentes.

(Vinicius, Mayumi, Eu, Claudio e Amaral da esquerda para a direita)

(Mark, Melzer, Mayumi, Eu, Jerdal e Andréa da esquerda para a direita)

(Turma da Mayumi - Minori e Dona Lucina)

Voltei para casa andando e conversando com os amigos Melzer (amigo de infância e padrinho de casamento) e Mark. Bem, da chegada até em casa são aproximadamente mais 6Kms e sendo assim comentei com o amigo Mark que ele estava fazendo sua segunda quase meia maratona, pois já havia corrida 10Km e ainda andaria aproximadamente mais 6 para chegar em casa...risos. Espero que ele na segunda feira não tenha ficado com dores musculares iguais as minhas... risos. Encontrei ainda no caminho de casa o amigo Maurício e esposa, sempre muito agradáveis e cordiais. Tiramos algumas fotos.

(Casal Maurício e esposa, eu e o Mark)

O almoço foi muito divertido, minha esposa Wilma contou a todos algumas de minhas aventuras e passagens, inclusive durante minhas consultas médicas com o Dr. Milton Mizumoto e minha filha Mariana falava de como nessa quinta feira fará uma apresentação em um seminário internacional no Rio de Janeiro sem falar com fluência inglês e sem tradutor simultâneo... Rimos muito de suas estratégias e dos conselhos dados a ela por uma professora de japonês (Mayumi) e por um nativo norte americano (Mark). Terminamos à tarde ainda tomando um café e um sorvete de café na Bolsa do Café. Mayumi e Donas Lucina, ambas detentoras de um papo para lá de divertido, compraram café em pó para experimentar a qualidade do café vendido naquele local. Muito bom!

(Na Bolsa do Café em Santos, fazendo farra...risos)

Espero ter sido uma boa companhia e um bom anfitrião para o amigo Mark que dessa vez veio de São Paulo sozinho e que ele e a turma da Mayumi (Minori e Dona Lucina) tenham gostado e que voltem outras vezes, pois são amigos que fazem muita falta quando não estão presentes.

Abraços

Marildo Nascimento

9 comentários:

  1. Que beleza de fim de semana hein camarada! Nota 10! Anima ai e venha para o caldeirão do RJ correr a meia de agosto.

    ResponderExcluir
  2. Bela festa, Marildo. Como eu disse lá no blog da Mayumi, deu vontade de ir fazer de novo a Tribuna no ano que vem. Tomara que a data não coincida com a Volta da FEG, aqui no Vale, da próxima vez.

    Parabéns pela sua participação e, principalmente, por agregar tanta gente boa à sua volta, através da corrida.

    Abraço,

    Fábio

    ResponderExcluir
  3. Maravilha, amigo Marildo.
    Muito bom poder ler o seu belo relato.
    Parabéns pela prova.
    Bacana a sua homenagem aos nostálgicos incentivadores no início da sua caminhada esportiva.
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir
  4. Incrível como as histórias são parecidas nesta prova... Fiz a corrida pela terceira vez e, realmente, um ótimo local para rever amiogs e se divertir.... Parabedns pelos resultados....

    ResponderExcluir
  5. Mauricio de Eirós Juniorterça-feira, 18 maio, 2010

    Olá Marildo! A prova foi muito legal mesmo. Participei pela primeira vez e já tô com vontade de quero mais. Gostei do chuveirinho na entrada do canal 5 e das bandas pra animar a turma. Bom demais, abçs!!! e inté o treino para o Santista, dia 30 de maio.

    ResponderExcluir
  6. Oi Marildo, é muito bom poder aliar corrida com encontro com amigos né?! Ai está a magia da corrida...correndo e fazendo amigos, sempre!!! Parabéns pela prova.
    Bjos,
    Dani

    ResponderExcluir
  7. Olá, Marildo ! Amei você e sua familia,pessoas do bem .... podes ter certeza que irei mais vezes correr aí em Santos, o povo daí é muito simpatico e acolhedor,tive muitas torcidas durante o trajeto,que gracinha de Santistas tão educados e alegres.Me senti em casa rsrsrs.
    E digo mais rsrs que cafézinho BOM !!!!!
    Beijuss mil,
    Lucina

    OBS:Achei graça no resultado da corrida que você colocou, nem eu sabia meu tempo certo rsrs,até que fui muito bem rsrs fui parando para tirar fotos e filmando o trajeto todinho,é é disto que eu gosto...só alegria em todas as provas que vou ....

    ResponderExcluir
  8. Olá, Marildo! Tudo joinha?
    Achei linda a camiseta que você me mandou,foi o presente mais incentivador que ganhei até hoje rsrsrs....vou olhar para ela todos os dias,para ver se emagreço uns 10 kilos rsrs para poder usa-la,depois...aí, sim, vou correr com ela aí com vocês em Santos. Obrigadinha de coração....Bjs
    Lucina

    ResponderExcluir
  9. Oi, Marildo! Acho que a vó Lucina foi mais rápida que eu nos comentários, mas ia falar para vc que já entreguei a camiseta a ela! Rsrsrs. Ela disse que vai pregar na parede do quarto para inspirá-la a emagrecer! Rsrs. Vó, faz o seguinte: usa a camiseta de qq jeito! Se aparecer o umbigo, vc coloca um piercing! Rsrsrs.
    E vamukivamu!

    ResponderExcluir

Faça um Comentário Legal