terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Maratona 2010 - Eu Vou!

Parte III - Batalha de Maratona
Planilha de treinamento retirada de site grego, pronta e já verificada por amigos formados em educação física com diversas recomendações e alterações. Note-se que todos se pronunciaram quanto à duração do treinamento, muito extensa, fazendo colocações quanto à forma de sua execução e propondo em razão de sua extensão na divisão em etapas com pré-objetivos a serem alcançados. Vale lembrar que me foi recomendado ainda a inclusão de provas, inicialmente de no máximo 10Km a partir de março, e algumas de 21Km em meados de julho e agosto, durante a realização dos treinos mas sempre utilizando destas provas como instrumento de apreciação somente quanto aos aspectos de condicionamento físico e resistência. Em breve estarei publicando os treinamentos (planilha) referentes ao mês de Janeiro, Fevereiro e março/10. Importante ressaltar que esta planilha tem sua aplicação voltada para pessoas que estão iniciando a prática esportiva e tem ainda como característica o acúmulo gradual de condicionamento físico partindo de um início extremamente básico.
Mas agora vamos a mais um pouco de conhecimento sobre Maratonas:
Considerada a madrinha de todas as modalidades dos jogos Olímpicos, a Maratona teve origem na Grécia antiga e muito se especula sobre sua origem.
Diz à lenda que no ano de 490 A.C. os gregos haviam vencido os persas na batalha de Maratona e coube a Pheidippides a tarefa de levar a boa notícia até a cidade de Atenas. Ele correu aproximadamente 35 km da planície da Maratona até Atenas e ao chegar só teve fôlego de anunciar "vencemos" e caiu morto!
Na verdade não existe prova desta lenda, mas a história era boa e inspirou a competição que foi realizada pela primeira vez na Olimpíada de 1896 em Atenas.
Mas a história real é ainda mais incrível. Se você achou notável um mensageiro correr 35 km subindo desde a planície de Maratona até Atenas, espere pela verdadeira história.
Na verdade Pheidippides foi encarregado de uma tarefa mais árdua e importante. Quando os Persas estavam chegando à Grécia para destruir Atenas, coube a ele ir até Esparta, a 240 km de distância, pedir reforços. Ele foi correndo!
Isso mesmo, correndo. Como o caminho era irregular para os cavalos, somente um mensageiro corredor poderia cobrir a distância em tempo. Pheidippides correu então em dois dias, os 240 km por terreno irregular, só para chegar a Esparta e receber um não como resposta. Os espartanos estavam comemorando o festival de Artemis e se recusaram a ajudar. Lá veio Pheidippides de volta a Atenas com a má notícia, correndo novamente.
Se você acha que Pheidippides era um caso a parte, saiba que foi através da corrida que os atenienses venceram os Persas.
Não era só Pheidippides quem corria. A preparação física era fundamental no exército ateniense e graças à corrida que eles derrotaram os Persas em Maratona.
O plano persa era simples: desembarcar na planície de Maratona, derrotar o pequeno exército ateniense e então dar a volta pela costa para invadir Atenas pelo sul, desprotegido.
Eram menos de 10 mil atenienses que sabendo da má notícia trazida por Pheidippides, resolveram fazer um ataque rápido ao exército de mais 25 mil persas que haviam desembarcado na planície de Maratona.
O ataque surpresa foi um sucesso e os persas foram expulsos de volta aos seus barcos. Aí começou a segunda fase do plano persa: navegar por 8-10 horas até a praia de Phaleron que acreditavam estar desprotegida.
Foi aí que os atenienses precisaram usar de todo o seu preparo físico. Depois de uma batalha que havia durado um dia inteiro, eles teriam que correr aproximadamente 40 km até Phaleron para impedir o desembarque persa.
Nesta maratona os primeiros atenienses conseguiram alcançar Phaleron entre 5-6 horas e, uma hora antes dos barcos persas chegarem, os gregos já estavam na praia prontos para a batalha. Esta corrida foi decisiva para a vitória.
Os persas não acreditaram em seus olhos quando, ao chegar a Phaleron avistaram o exército ateniense. Apesar de serem mais numerosos ficaram atemorizados pelos atenienses que pareciam verdadeiros super-homens. A frota persa navegou mais alguns dias procurando em vão um porto seguro para desembarque e então se retiraram.
Ou seja, as corridas chamadas de maratona rememoram e homenageiam a façanha (possivelmente lendária) de Pheidippides. Com esse nome, passaram a ser disputadas a partir das primeiras Olimpíadas modernas, realizadas em Atenas, em 1896, cobrindo a distância que separa a capital da Grécia da cidade de Maratona, que não chega a 40 km. Os 42.195 m atuais foram estabelecidos nos jogos olímpicos de Londres, em 1908, para permitir que a família real assistisse do Palácio de Windsor, o início da corrida.
A primeira maratona anual foi na cidade de Boston, nos Estados Unidos, a partir de 1897. Várias cidades aderiram gradualmente à prática em todo o mundo.
Quando Coubertin estava idealizando os Jogos olímpicos de 1896 o filólogo Michel Bréal sugeriu a realização de uma prova de Maratona a Atenas e ainda ofereceu uma Taça de Prata para ser dada ao ganhador da prova imitado pelo milionário Georgios Averoff que também ofereceu um Vaso antigo e dizem que ainda deu 1 milhão de dracmas ao ganhador.
Não posso deixar de colocar para terminar esse capítulo um texto que encontrei na net e que me motivou muito nessa minha decisão de correr na Grécia. Vale à pena ler!
“Sempre sonhei em correr uma maratona, mas queria que a primeira fosse especial. Por isto, há um ano, me empolguei com a idéia lançada por Lula Holanda, líder da Associação dos Corredores da Jaqueira (Acorja), que é uma associação informal de apaixonados pela prática da corrida. O grupo tem este nome porque nasceu entre os freqüentadores do Parque da Jaqueira, em Recife.
Ele teve a idéia de formar um grupo para participar da Maratona de Atenas (www.athensclassicmarathon.gr), cujo percurso é o mesmo da primeira maratona da história, criada para homenagear o soldado Pheidippides, que teria corrido de Maratona a Atenas para anunciar a vitória dos atenienses sobre os persas e morrido após percorrer os 42 km e transmitir a mensagem.
Desde que a idéia surgiu, empolguei-me com a possibilidade e comecei a me preparar, pois até então só havia participado de corridas de 10 km e de meias-maratonas, como as do Rio, Recife e Salvador, e da Volta da Pampulha. Por isso, antes da viagem estava muito ansiosa e nervosa, insegura quanto ao meu desempenho na prova. Esperava conseguir concluir a maratona em torno de cinco horas.
Meu sonho começou a se realizar quando eu e meu marido conseguimos viabilizar a nossa participação no grupo, formado por oito inscritos para a maratona (eu, Lula, Juliana, Jaqueline, Julio, Frade, Paulo e Azevedo), três para a corrida de 10 km (Edilson - meu marido, Bete e Luciano), e mais 4 acompanhantes, que nos deram o máximo apoio.
Na manhã da maratona, dia 9 de novembro, nosso grupo se dirigiu ao local da largada em clima bastante festivo e contagiante, sendo saudado e cumprimentado por muitos, como sempre acontece quando nos identificam como brasileiros. Na hora da largada, me senti bastante tranqüila, mas não pude evitar a emoção de estar participando de momento tão especial junto aos meus amigos. No início, procurei conter minha empolgação, administrando o fôlego para concluir a prova.
Sem urso nas costas. A cada 10 km eu dedicava a etapa a um grupo de pessoas que considerava especial para mim,e que haviam, de alguma forma, contribuído para aquele momento: a turma da Jaqueira; meu marido e minhas filhas; e os demais familiares e amigos. Os últimos 12 km dediquei a mim mesma, pois acreditava que estes seriam os mais difíceis e sabia o quanto havia me sacrificado para alcançá-los. Entretanto, devo dizer que me surpreendi, pois nestes últimos quilômetros senti uma energia que não sei dizer de onde vinha, que parecia vir dos deuses do Olimpo, pois me pareceram os mais leves. Sempre se diz que a partir dos 32 km parece que estamos levando um urso nas costas, mas comigo acontecia exatamente o contrário: sentia como se o urso estivesse me carregando.
À medida em que me aproximava do estádio, minha emoção e alegria aumentavam. As pessoas me saudavam, gritando "Bravo!" e "Brasil!", ao reconhecerem minha nacionalidade pela camisa que usava, ao mesmo tempo em que eu retribuía, batendo palmas e levantando os braços, o que me dava ainda mais energia. Ao entrar no Estádio Panatinaikos, senti uma emoção indescritível. Eu parecia uma verdadeira heroína, ao ouvir o público me saudando. Minha energia duplicou e minha emoção explodiu em um choro de felicidade, ao cruzar a linha de chegada e ver meu marido e meus amigos gritando pelo meu nome.
Sem exagero, devo dizer que minha primeira maratona foi bem menos difícil e bem mais gratificante do que imaginei. Agora estou batizada e pronta para novas conquistas. Que venham mais e melhores maratonas, pois agora sei que tudo é possível.
ORGANIZAÇÃO EXCELENTE. A prova foi muito bem organizada. A cada 2,5 km, havia postos de distribuição de água, isotônicos, barras de cereal, bananas e esponjas para hidratação. Além disso, em cada posto havia equipes de assistência médica com todos os recursos necessários, tais como médicos, massagistas e equipamentos. Por fim, a cada 5 km havia banheiros.
O dia amanheceu muito frio (para nós do Recife...). Quando nos deslocamos para o Panatinaikos para pegar o ônibus para a largada, às 6h30, fazia 12 graus. Entretanto, quando a corrida começou, às 9h, a temperatura já era bastante agradável, com sol e por volta de 18 a 20 graus. E permaneceu assim durante toda a corrida. Todos os corredores tinham que se dirigir por conta própria para o Estádio Panatinaikos até às 7h, onde pegariam os ônibus até o local de início, na cidade de Marathonas. Durante todo o percurso as ruas estavam interditadas e isoladas, sem possibilidade de acesso de veículos não autorizados. A título de informação, fiquei em 2477º lugar, entre 3825 que terminaram a maratona, com tempo bruto de 4h38 e líquido de 4h35.
Recebemos cartões para transitar gratuitamente pela cidade durante 5 dias (de 7 a 11/11), usando o sistema público de transporte (metrô, ônibus e trem). Por falar nisto, uma das curiosidades da cidade é que o acesso ao metrô não tem catracas, apenas equipamentos de validação do ticket, o que quer dizer que se pode pegar o metrô mesmo sem ticket. “Mas se o espertinho for flagrado pela fiscalização sem o ticket pode até ser preso.”
Marinês Melo
Com isso encerramos nosso primeiro capítulo que tratava de conhecimentos sobre a Grécia para fins de motivação. Agora entraremos literalmente no capítulo 2 que tratará de treinamentos e sobre pontos turísticos a serem visitados na região helênica.
Abraços
Marildo Nascimento

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Maratona 2010 - Eu Vou!

Capítulo 1 – Um pouco de Grécia para motivar
Parte II - Grécia Antiga
Apesar de estar sendo freado literalmente em meu ímpeto insano por meus familiares e por alguns amigos, a idéia de presentear minha esposa após sua aposentadoria por 27 anos de serviços prestados a educação, com uma viagem a Grécia e aproveitar disso para correr minha 1ª Maratona naquele país continua firme e forte em minha cabeça. Tenho consciência de que sou ansioso e de que tenho fortes indicações de ser hiperativo sim, mas isso só faz com que eu me preocupe muito em planejar antecipadamente todos os passos que quero dar nessa empreitada para que tudo dê certo, sem imprevistos e para que eu e a Wilma possamos aproveitar bastante toda essa maluquice.
Sendo assim, visto que nossos passaportes se encontravam vencidos, já providenciei pela própria net no site da Policia Federal (www.pdf.gov.br) essa renovação que tem um custo de aproximadamente R$ 156,00 cada. Também já agendei pela net para o dia 28/12 as 16horas a ida ao setor da Polícia Federal em Santos, para entrega dos antigos passaportes e retirada dos novos. É preciso dizer que esse serviço de elaboração de passaportes está sendo muito bem prestado, rápido e bastante objetivo e é digno de elogios no que se refere a sua organização. Achei apenas um pouco caro a taxa para a sua realização, entretanto se pensarmos que está tudo incluído, fotos, material para sua elaboração com alta tecnologia, serviços pela net e etc... podemos tentar nos convencer que a coisa está ruim, mas está boa... risos e vamo que vamo que atrás vem sempre muita gente!
Agora, vamos aprender um pouco sobre a Grécia Antiga.
A Grécia Antiga é considerada pelos historiadores como uma civilização de grande esplendor cultural. Os gregos desenvolveram a filosofia, as artes, a tecnologia, os esportes e muito mais. Tamanha era a importância desta cultura, que os romanos, ao invadir a Península Balcânica, não resistiram e beberam nesta esplendida fonte cultural. Vejamos os principais elementos da cultura grega:
Artes Plásticas
Os gregos eram excelentes escultores, pois buscavam retratar o corpo humano em sua perfeição. Músculos, vestimentas, sentimentos e expressões eram retratados pelos escultores gregos. As artes plásticas da Grécia Antiga influenciaram profundamente a arte romana e renascentista.
Filosofia
A cidade de Atenas foi palco de grande desenvolvimento filosófico durante a o Período Clássico da Grécia (século V AC). Os filósofos gregos pensavam e criavam teorias para explicar a complexa existência humana, os comportamentos e sentimentos. Podemos destacar como principais filósofos gregos Platão e Sócrates.

Esportes

Foram os gregos que desenvolveram os Jogos Olímpicos. Aconteciam de quatro em quatro anos na cidade grega de Olímpia. Era uma homenagem aos deuses, principalmente a Zeus (deus dos deuses). Atletas de diversas cidades gregas se reuniam para disputarem esportes como, por exemplo, natação, corrida, arremesso de disco entre outros. Os vencedores das Olimpíadas eram recebidos em suas cidades como verdadeiros heróis.

Mitologia

Para explicarem as coisas do mundo e transmitirem conhecimentos populares, os gregos criaram vários mitos e lendas. As estórias eram transmitidas oralmente de geração para geração. A mitologia grega era repleta de monstros, heróis, deuses e outras figuras mitológicas. Os mitos mais conhecidos são: Minotauro, Cavalo de Tróia, Medusa e Os Doze trabalhos de Hércules.

Teatro

Os gregos eram apaixonados pelo teatro. As peças eram apresentadas em anfiteatros ao ar livre e os atores representavam usando máscaras. As comédias, dramas e sátiras retravam, principalmente, o comportamento e os conflitos do ser humano. Ésquilo e Sófocles foram os dois mais importantes escritores de peças de teatro da Grécia Antiga.

Democracia

A cidade de Atenas é considerada o berço da democracia. Os cidadãos atenienses (homens, nascidos na cidade, adultos e livres) eram aqueles que podiam participar das votações que ocorriam na Ágora (praça pública). Decidiam, de forma direta, os rumos da cidade-estado.

Mitos

Os gregos criaram vários mitos para poder passar mensagens para as pessoas e também com o objetivo de preservar a memória histórica de seu povo. Há três mil anos, não havia explicações científicas para grande parte dos fenômenos da natureza ou para os acontecimentos históricos.

Portanto, para buscar um significado para os fatos políticos, econômicos e sociais, os gregos criaram uma série de histórias, de origem imaginativa, que eram transmitidas, principalmente, através da literatura oral.

Grande parte destas lendas e mitos chegou até os dias de hoje e são importantes fontes de informações para entendermos a história da civilização da Grécia Antiga. São histórias riquíssimas em dados psicológicos, econômicos, materiais, artísticos, políticos e culturais.

Entendendo a Mitologia Grega.

Os gregos antigos enxergavam vida em quase tudo que os cercavam, e buscavam explicações para tudo. A imaginação fértil deste povo criou personagens e figuras mitológicas das mais diversas. Heróis, deuses, ninfas, titãs e centauros habitavam o mundo material, influenciando em suas vidas. Bastava ler os sinais da natureza, para conseguir atingir seus objetivos. A pitonisa, espécie de sacerdotisa, era uma importante personagem neste contexto. Os gregos a consultavam em seus oráculos para saber sobre as coisas que estavam acontecendo e também sobre o futuro. Quase sempre, a pitonisa buscava explicações mitológicas para tais acontecimentos. Agradar uma divindade era condição fundamental para atingir bons resultados na vida material. Um trabalhador do comércio, por exemplo, deveria deixar o deus Hermes sempre satisfeito, para conseguir bons resultados em seu trabalho.

Os principais seres mitológicos da Grécia Antiga eram :

- Heróis : seres mortais, filhos de deuses com seres humanos. Exemplos : Herácles ou Hércules e Aquiles.

- Ninfas : seres femininos que habitavam os campos e bosques, levando alegria e felicidade.

- Sátiros : figura com corpo de homem, chifres e patas de bode.

- Centauros : corpo formado por uma metade de homem e outra de cavalo.

- Sereias : mulheres com metade do corpo de peixe, atraíam os marinheiros com seus cantos atraentes.

- Górgonas : mulheres, espécies de monstros, com cabelos de serpentes. Exemplo: Medusa

- Quimeras : mistura de leão e cabra, soltavam fogo pelas ventas.

O Minotauro

É um dos mitos mais conhecidos e já foi tema de filmes, desenhos animados, peças de teatro, jogos etc. Esse monstro tinha corpo de homem e cabeça de touro. Forte e feroz, habitava um labirinto na ilha de Creta. Alimentava-se de sete rapazes e sete moças gregas, que deveriam ser enviadas pelo rei Egeu ao Rei Minos, que os enviavam ao labirinto. Muitos gregos tentaram matar o minotauro, porém acabavam se perdendo no labirinto ou mortos pelo monstro.

Certo dia, o rei Egeu resolveu enviar para a ilha de Creta seu filho, Teseu, que deveria matar o minotauro. Teseu recebeu da filha do rei de Creta, Ariadne, um novelo de lã e uma espada. O herói entrou no labirinto, matou o Minotauro com um golpe de espada e saiu usando o fio de lã que havia marcado todo o caminho percorrido.

Deuses gregos

De acordo com os gregos, os deuses habitavam o topo do Monte Olimpo, principal montanha da Grécia Antiga. Deste local, comandavam o trabalho e as relações sociais e políticas dos seres humanos. Os deuses gregos eram imortais, porém possuíam características de seres humanos.

Ciúmes, inveja, traição e violência também eram características encontradas no Olimpo. Muitas vezes, apaixonavam-se por mortais e acabavam tendo filhos com estes. Desta união entre deuses e mortais surgiam os heróis.

Conheça os principais deuses gregos :

Zeus - deus de todos os deuses, senhor do Céu.

Afrodite - deusa do amor, sexo e beleza.

Poseidon - deus dos mares

Hades - deus das almas dos mortos, dos cemitérios e do subterrâneo.

Hera - deusa dos casamentos e da maternidade.

Apolo - deus da luz e das obras de artes.

Artemis - deusa da caça.

Ares - divindade da guerra.

Atena - deusa da sabedoria e da serenidade. Protetora da cidade de Atenas.

Cronos - deus da agricultura que também simbolizava o tempo

Hermes - divindade que representava o comércio e as comunicações

Hefestos - divindade do fogo e do trabalho.


Eu poderia ficar escrevendo aqui centenas de informações e curiosidades sobre a Grécia, porém entendo que o publicado já é o suficiente para possibilitar algum conhecimento pelo menos básico sobre esse belo país.

A 28Th Athens Classic Marathon acontece no trecho Maratona/Atenas e ainda no capítulo 1 – Parte III vou escrever um pouco sobre a origem das corridas chamadas maratonas em razão da possivelmente lendária façanha do soldado de nome Pheidippides.

Aguardem em breve!


Abraços

Marildo Nascimento


terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Maratona 2010 - Eu Vou!

Capítulo 1 – "Um pouco de Grécia para motivar"
Parte I
Após minha decisão de correr minha primeira Maratona em 2010 na Grécia outras situações surgiram e novas decisões tiveram de ser tomadas tais como a de escrever sobre todo o meu treinamento durante 44 semanas (03/01 a 31/10/10) e sobre as etapas para obter documentos (já estou providenciando os passaportes), pacotes de viagem, hospedagem e etc... para que eu possa guardar como uma grande recordação. Sendo assim, para que tudo dê certo me vejo na necessidade de fazer um planejamento mais detalhado onde haverá de estar incluído até o roteiro de minha viagem turística. Este planejamento será desenvolvido em Capítulos e o de hoje vai relatar sobre curiosidades, e informações a respeito do país Grécia e tem como pretensão além de motivar o início de meus treinamentos descrever um pouco desta nação a qual não possuo conhecimento adequado.
Para que isso possa ser feito, até em razão de minha pouca experiência em assuntos helênicos, inicialmente se fez necessário uma pesquisa sobre o país Grécia. Alguém pode me perguntar: - Mas de que vai adiantar saber tudo isso para correr uma maratona? E eu vou responder: - Bem se eu não conseguir correr a 28Th Athens Classic Marathon, por algum motivo ainda desconhecido, pelo menos vou ficar mais instruído. Vou conhecer um pouco mais de uma cultura que merece minha admiração!
Entretanto, sinto que nesse texto de hoje já posso de alguma maneira tirar algum proveito para minha jornada titânica de 44 semanas, além do aprendizado cultural. Um deles é o fato que já sei a que deuses recorrer para pedir apoio neste momento difícil e inicial de decisão e planejamento (Ares) ou quando estiver claudicando durante os treinos mais extenuantes (Apolo) ou mesmo para agradecer nos momentos de superação e vitória (Zeus) durante todo o percurso que sei, literalmente será árduo e longo. A guerra ainda nem começou, mas tenho noção de sua complexidade.
Desta forma, vejamos:
A Grécia é um país europeu localizado na parte meridional dos Balcãs e confina a norte com a República da Macedônia, com a Bulgária, e com a Albânia, a leste com a Turquia, quer em fronteira terrestre, quer com fronteira marítima no mar Egeu, a sul com o mar Mediterrâneo e a oeste com o mar Jônico, pelo qual tem ligação com a Itália.
Localizada na junção da Europa, Ásia e África, a Grécia é o berço de nascimento da democracia, da filosofia ocidental, dos Jogos Olímpicos, da literatura ocidental e da historiografia, bem como da Ciência Política, e dos mais importantes princípios matemáticos, e também o berço de nascimento do teatro ocidental, incluindo os gêneros do drama, tragédia e o da comédia.

A Grécia é um país desenvolvido, membro da União Européia desde 1981, membro da União Econômica e Monetária da União Europeia desde 2001, OTAN desde 1952, OCDE desde 1961, UEO desde 1995, membro fundador da Organização de Cooperação Econômica do Mar Negro e membro da AEE desde 2005. Atenas é a capital; outras maiores cidades do país são Salónica, Pátras, Iráclio, Lárissa, Vólos, Ioannina, Cavala, Rodes e Serres.
O país consiste de um território com numerosas ilhas, incluindo Creta, Rodes, Eubéia e os arquipélagos do Dodecaneso e das Cíclades no Mar Egeu, e das Ilhas Jónicas no Mar Jónico. A Grécia tem mais de 14.880km de costas e uma fronteira terrestre de 1.160km.
Periferias da Grécia
As periferias são as divisões nacionais da Grécia. Existem 13 periferias (nove no continente e quatro grupos de ilhas), que são ainda subdivididos em 51 prefeituras (ou departamentos).

Cerca de 80% da Grécia é território montanhoso ou, pelo menos, acidentado. A maior parte do país é seca e rochosa. Só 28% da terra é arável. A Grécia Ocidental contém lagos e zonas úmidas. O Pindo, a cadeia montanhosa central, tem uma elevação média de 2.650 m. O lendário monte Olimpo (Macedônia) é o ponto mais alto da Grécia, atingindo 2.917 m acima do nível do mar.

Tempo/Clima
O clima grego é semelhante ao português, com invernos suaves e úmidos e verões quentes e secos. As temperaturas só raramente atingem valores extremos, embora ocorra queda de neve nas montanhas e até mesmo em Atenas, em alguns invernos. Atualizações meteorológicas estão disponíveis no site da Meteoroloical Helénica Serviço: http://www.hnms.gr
Linguagem
A língua nacional é o grego, enquanto Inglês e francês também são falados. O uso do idioma grego abrange três milênios e meio. A linguagem do alfabeto grego formou a base sobre os quais muitos idiomas europeus foram desenvolvidos.
Moeda
Até Dezembro de 2001, a dracma era a moeda oficial da Grécia, entretanto a partir de janeiro de 2002 passou a ser o euros.
Vistos
Cidadãos brasileiros não precisam de visto para visitar a Grécia por um período de permanência naquele país de até 3 meses.
Corrente Elétrica
A norma na Grécia é de 220 V AC (50Hz).
Relógio/Horas
O Tempo grego é de duas horas à frente de Greenwich Mean Time, uma hora antes da hora da Europa Central e sete à frente de Eastern Standard Time. Junto com o resto da Europa continental, o relógio está adiantado uma hora durante o verão a partir do final de Março até o final de setembro.
Cartões de Crédito
Todos os principais cartões de crédito, bem como euro-cheques são reconhecidos e aceitos na maioria dos hotéis, lojas, agências de viagens e restaurantes. Autocolantes nas janelas da frente dos estabelecimentos comerciais servem para orientar quais cartões são aceitos.
Serviços Postais
Os locais destinados a postagem de cartas (correios) são geralmente amarelo brilhante, assim como as caixas de correio de rua. Para enviar uma carta há carimbos, máquinas automáticas de venda de selos e pós-caixas em muitos lugares. Muitos hotéis prestam serviços postais
Cuidados de saúde
Você deve se sentir perfeitamente seguro para comer e beber durante a sua estadia na Grécia. A água da torneira é potável. Os serviços de saúde são de alto nível, e você será capaz de encontrar um médico que fala Inglês facilmente. Residentes de países da UE têm direito a cuidados de emergência médica gratuita. No entanto, recomenda-se que se faça um seguro para cobrir viagens inesperadas e despesas médicas.
Serviços de Emergência
Primeiros Socorros Serviços: 166
Hospitais e Clínicas / farmácias: 1434
Polícia: 100
Outros telefones úteis
Greek National Tourism Organization: +30 210 8707000
Polícia Turística: 171 (24-hora linha de serviços de informação)
Aguardem Parte II – Grécia Antiga
Abraços
Marildo Nascimento

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Domingo de Chuva e Vento!

Amigos, infelizmente, não compareci a corrida que seria realizada no domingo na cidade de Guarujá. A chuva forte e os ventos que faziam por volta das 6 horas da manhã me fizeram voltar para a cama. Entretanto, nossos amigos compareceram e fizeram bonito numa prova que teve muita chuva, vento contrário e muita areia encharcada. Para minha surpresa hoje, segunda-feira, recebi do amigo Edson a camiseta que fazia parte do Kit. Amarela e muito bonita por sinal. Obrigado amigo Edson pela lembrança e consideração. Apesar de minhas muitas trapalhadas, em razão de estar com o carro no conserto, e com isso ter ligado para você umas sem numeras vezes para combinar e descombinar carona, ainda lembrou de pegar o meu Kit e o da Patrícia. Valeu amigão! Sendo assim, só corri 13 provas em 2009.
Bem, mas vamos agora aos tempos da rapaziada:
Luciane - 46m e 47s - 2ª na cat 30 a 34 anos
Clayton - 38m e 24s - 9º na cat 30 a 34 anos
Cássio - 50m e 55s - 31º na cat 30 a 34 anos
Edson - 49m e 16s - 17º na cat 35 a 39 anos
Manuel - 53m e 51s - 25º na cat 35 a 39 anos
Celso - 48m e 40s - 16º na cat 45 a 49 anos
Paulo - 41m e 23s - 8º na cat 50 a 54 anos
Equipe Matungo,Pangaré e Amigos 5º Lugar na categoria masculina

Já no que se refere ao encerramento do Circuito das Praias nossa Equipe teve os seguintes amigos nas seguintes colocações e pontuações:
Ranking 2009 - Th5eventos
Luciane 3ª na Categoria Geral Feminina (95 pontos)e 1ª na Categoria 30 a 34 anos (203 pontos)
Clayton 3ª na Categoria 30 a 34 anos (108 pontos)
Miguel 8º na Categoria 65 a 69 anos (47 pontos)
Marcos Gaúcho 17º na Categoria 55 a 59 anos (13 pontos)
Paulo 18º na Categoria 50 a 54 anos (10 pontos)
Edson 39º na Categoria 35 a 39 anos (5 pontos)

Muito bom moçada, agora é continuar treinando na boa, ou mesmo dar aquela descansadinha nesse final de ano, para entrarmos 2010 mandando ver!

OBS: A sina “Maratona 2010 – eu vou!” será dividida em capítulos e o primeiro virá em breve. Aguardem “Um pouco de Grécia para motivar”
Um grande abraço
Marildo Nascimento

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Meta muito ambiciosa para 2010!

O ano de 2009 já está terminando e para mim falta apenas uma prova para que eu dê por encerrado minhas atividades esportivas. Domingo dia 13/12 vou participar de mais uma prova de 10Km na cidade do Guarujá em evento elaborado pela Th5eventos. Trata-se da última etapa (6ª) do Circuito das Praias de 2009 com largada as 8h e 30m. Essa prova consiste em 2 voltas de 5 Km sendo que 2,5Km em asfalto e 2,5Km na areia pela praia da Enseada.

Pela nossa Equipe “Matungo, Pangaré e Amigos” estão inscritos os seguintes amigos: Celso (nº 112), Cássio (nº 463), Clayton (nº 326), Edson (nº 421), Luciane (nº462), Manuel (nº304), Marildo (nº166), Patrícia (nº 167) e Paulo (nº 172). Não teremos tenda com os serviços de massagem, água, sucos e frutas para essa prova.

Nossos amigos Clayton, Luciane e Miguel estão muito bem na classificação deste Circuito e com certeza serão premiados ao final da prova. Luciane inclusive é líder de sua categoria (30 a 34 anos)

Após a prova, se o tempo deixar, poderemos curtir uma tarde numa das mais belas praias do Guarujá .

Bem, para o ano de 2009, estou satisfeito. Encerro o ano, contando com esta corrida de domingo próximo, tendo participado de 14 provas, sendo 1 de 5Km (Maratona de Revezamento), 1 de 9Km, 9 de 10Km, 1 de 12 Km e 2 de 21 Km, a saber: XII Cidade de São Paulo (59m e 48s), 10Km Policia Militar/Santos (59m e 14s), 10Km Tribuna FM (56m e 23s), 10Km Bombeiros/Santos (57m e 11s), Meia Maratona das Cataratas-Foz (2h, 14m e 14s), 9Km Centro Histórico SP (55m e 53s), 10Km Policia Federal/Santos (57m e 53s), Meia Maratona de Praia Grande SP (2h, 33m e 03s), 10Km Cidade-Porto/Santos (56m e 01s), Maratona de Revezamento Pão de Açúcar (8 atletas) (27m e 52s), 12Km Corrida Noturna Caixa/USP (1h, 08m e 47s), 10Km dos Comerciários/Santos (54m e 43s) e 10Km Unip/Santos (54m e 06s).

Tenho visitado alguns blogs de amigos e notei que a maioria já tem para 2010 certo planejamento ou uma meta e sendo assim, não poderia de maneira alguma ficar fora dessa e resolvi também elaborar uma meta para esse ano que vem. Pensando de maneira bastante calma e analisando uma série de coisas que estão para acontecer, inclusive na possível aposentadoria de minha esposa (Wilma) em meados de julho, resolvi que o ano de 2010 tem de ser um ano de uma realização inesquecível... algo que eu possa guardar em minha mente para contar aos meus filhos, netos e amigos no futuro com água nos olhos... e sendo assim 1º) resolvi que tenho de dar um grande presente a Wilma, pois ela merece por tudo que tem vivido ao meu lado, 2º) que vou me preparar e correr minha primeira maratona e 3º) que tudo isso vai acontecer em conjunto ou seja, vou viajar para a Grécia a passeio com a Wilma dando uma esticadinha pelo Egito e França e aproveitar para correr a 28Th Athens Classic Marathon no dia 31/10/2010.

Sonho? Pode parecer, mais quem me conhece sabe que quando eu coloco algo em minha mente vou buscar essa realização de qualquer jeito e tenham certeza eu já comecei... Está pronta minha planilha de treinamento com 44 semanas que começa a ser executada a partir de 03/01/2010 (em breve estará neste espaço). Já comecei a fazer pesquisas de preço e já contatei a Turismo Kamel para saber a possibilidade de viajar com eles.

Se ainda assim você tem dúvidas de que isso não vai acontecer... aguarde os próximos relatos, pois já elaborei uma pesquisa sobre a corrida e sobre os países que pretendo conhecer e em breve começarei a escrever neste blog sobre curiosidades que junto com a Wilma vou conhecer.

Sendo assim, resta-me acrescentar que além de tudo isto, ainda estou organizando uma forma de nosso grupo (4Corredores - Matungo, Pangaré e Amigos) ficar mais unido e consistente para o ano de 2010, sendo que para isso em breve, provavelmente, nos transformaremos em uma associação, para com isso propiciar que o nosso projeto “Correndo do Sedentarismo” se transforme em algo menos amador, conseguindo inclusive com mais facilidade parceiros e patrocinadores públicos e privados.

Trabalho é que não falta... já temos uma personal training, uma psicóloga esportiva e uma personal styler que terão páginas em nosso site no ano de 2010... estamos também em contato para acertos com uma nutricionista para possível orientação alimentar e com um médico para orientação básica sobre cuidados mínimos para a prática da corrida, também em nosso site... É preciso dizer que essas pessoas estão aceitando participar de nosso site de forma voluntária e graciosa e fazem isso por que acreditam na idéia e tem consciência do quanto ela é importante.

Alguns amigos particularmente têm colaborado, incentivando e ajudando, pois as dificuldades são grandes, e isso é que me dá mais força para seguir em frente tentando consolidar de vez esse sonho de agrupar pessoas na prática esportiva para buscar, melhor qualidade de vida, saúde, inclusão social e amizade.

Um grande abraço

Marildo Nascimento