segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Como anda o meu motor?

Após leitura do artigo “O Motor de Cada Um” na revista Runner’s de novembro/2009 escrito pelo amigo Maurício Barros me deu vontade de escrever algumas coisas sobre o assunto. Primeiro queria esclarecer que o artigo traz uma série de orientações e constatações a respeito do uso do freqüêncimetro e sobre o exame ergoespirométrico considerado o mais completo no que se refere à avaliação dos três elementos, a saber: coração, pulmão e os músculos.
Esse exame serve como referencial para aqueles que usam constantemente o freqüêncimetro e querem saber se os dados apurados nesse equipamento (cinta e relógio) estão correspondendo com exatidão e segurança. Além disso, o teste ergoespirométrico tem a função de investigar de maneira bastante precisa o quanto o nosso corpo agüenta de esforço e que tipo de esforço. Normalmente relógios que possuem esse equipamento para medição da freqüência cardíaca utilizam a fórmula de Karvonen: 220 – idade, para calcular a freqüência cardíaca máxima, entretanto existem outras fórmulas, como a do Dr. Tanaka que em seus estudos criou a fórmula: 208 – (0,7 x idade) para obter também essa mesma informação. Eu particularmente possuo um equipamento da marca Suunto modelo Vulcano TC4 e seu manual sugere a aplicação da fórmula: 220 – (0,65 x idade). É importante observar que quando do cálculo das três fórmulas o resultado apresentado é diferente, sendo que o que proporciona para a minha idade o maior valor é a fórmula da Suunto (a escolhida por mim e que vem sendo utilizada apesar de outros conselhos médicos) com 186bpm como valor máximo de freqüência cardíaca.
Recentemente (setembro/2009) fiz o teste ergoespirométrico no laboratório Fleury Medicina e Saúde, acompanhado pelo Dr. Antonio Sérgio Tebexreni, a pedido do Dr. Milton Mizumoto e assim como o Maurício, também não posso deixar de contar minha aventura. Com eletrodos colados pelo corpo e fios que conectam a um monitor que serve para o apoio e acompanhamento médico e ainda com tubo de oxigênio apertando o nariz e a boca além de um aparelho medidor de pressão no braço corri durante 12 minutos em cima de uma esteira rolante que teve a sua velocidade incremental de 1,0km/min a partir de 4,0Km/h até 12,0 Km/h com 5,0% de inclinação. Obtive como resultado a informação médica e sugestão de que para mim o melhor seria me basear na fórmula de Karvonen e ter como parâmetro a freqüência cardíaca máxima de 168bpm e a submáxima de 144bpm. Segundo o exame ainda em seu laudo assinado pelo especialista, a freqüência cardíaca e a velocidade do limiar anaeróbico ventilatório (LAV) e do ponto de compensação respiratória (PCR) foram, respectivamente 145 bpm / 9,0Km/h e 155 bpm / 11,0Km/h. O gasto calórico estimado no LAV foi de 564,0 Kcal/h e no PCR foi de 702,0 Kcal/h. Sendo assim me foi indicado à faixa de 145bpm a 155bpm como uma possível faixa de segurança para treinos.
O teste ainda determina o VO2 máximo que é a capacidade individual máxima de captar oxigênio do ar, transportá-lo pelo sistema cardiovascular e consumi-lo nos músculos. O meu VO2 apontou o índice máximo de 42,2 ml.kg.min-¹ por preencher dois ou mais critérios para sua determinação. O consumo de oxigênio do limiar anaeróbio ventilatório, ou primeiro limiar (LAV= 28,5 ml.kg.min-¹) correspondeu a 67,0% do VO2 atingido; o ponto de compensação respiratória, ou segundo limiar (PCR = 35,5 ml.kg.min-¹) a 84,0%. Minha aptidão cardiorespiratória em esteira ergométrica foi classificada pelo consumo de oxigênio atingido como excelente quando comparada a indivíduos da mesma idade e sexo (Cooper, 1997).
Um dos pontos mais importantes do exame ergoespirométrico é a indicação dos limiares ventilatórios que definem as faixas de freqüência cardíaca para cada tipo e objetivo de treinamento que se queira fazer do tipo: trotes, tiros longões, treinos regenerativos e etc.
O teste estabelece dois limiares, ambos determinados por um número de batimentos cardíacos por minuto. Na realidade, eles delimitam três zonas de intensidade de treinamentos – zona 1 leve, zona 2 moderado e zona 3 intenso ou forte. Do início (repouso) ao movimento propriamente dito encontramos o primeiro limiar chamado de limiar anaeróbico (zona 1) no meu caso saí de 89 bpm em repouso (estava meio intranqüilo na esteira, pois meu bpm em repouso normalmente é de 65, pela manhã na cama é menor ainda... beira os 57) para os 145bpm com o corpo em primeiros movimentos (caminhada/trote). Nessa etapa o organismo passa a gastar mais energia do que quando em repouso. Nesse patamar há um trabalho de aquecimento, bom para a saúde em geral, entretanto não está forçando seu corpo a melhorar seu condicionamento. A segunda zona, a de número 2 compreende entre o primeiro limar e o segundo, é onde o corpo está entrando em desequilíbrio, mas ainda é capaz de criar mecanismos para se reorganizar. Nessa etapa nosso corpo produz ácidos que em grandes concentrações têm efeitos nocivos que nos obrigarão a parar. Para se proteger conta atacamos usando internamente bicarbonatos que mantém nosso corpo em movimento apesar dessa “acidose” Meu segundo limiar foi de 155bpm e este é o ponto máximo que meu corpo consegue manter sob controle essa “acidose”. Sendo assim minha zona 2 ficou entre 145bpm e 155bpm onde posso fazer treinos de manutenção, treinos de ritmos e corridas moderadas. A zona 3 ou terceiro patamar (no meu caso de 155bpm a 168bpm) chama-se de “ponto de compensação respiratória”. A “acidose” aumenta e o corpo não consegue mais segurá-la com o bicarbonato. É quando inevitavelmente o cansaço vai te superar. O coração começa a funcionar de maneira deficiente e o corpo precisa parar. Nesta zona ocorrem normalmente treinos de tiros de velocidade (corridas fortes), não por acaso, curtos e com descanso para recuperação. Tenho durante a realização de minhas planilhas, procurado elaborar treinos que possibilitem sempre a permanência de uma maior parte desses treinos nessas condições (Zona 2 da fórmula da Suunto), preocupando-me mais agora, se estou exagerando nos treinos e com isso correndo riscos ou se estou subestimando meus treinos e os fazendo de maneira equivocada deixando assim de evoluir no que se refere a minha preparação física. Cheguei a conclusão que ao fazer treinamentos baseados em zonas de freqüência cardíaca de maneira inteligente posso tornar meus treinamentos muito mais eficientes. Ou seja, começo a entender somente agora o que meu médico Dr. Milton Mizumoto me disse uma vez: “Utilize o exercício constantemente como uma forma de obter saúde permitindo que seu corpo faça cada vez mais com menos desgastes.”
Abaixo gráfico inicialmente de um treino bem realizado no dia 28/11 e em seguida o de um treino onde não me senti bem e quebrei com dores no baço no dia 29/11:




Abraços
Marildo Nascimento

3 comentários:

  1. Bacana ver o quanto você é consciente e se cuida, meu amigo Marildo. Estando à frente de uma equipe de corredores e postando para várias pessoas que te acompanham, a sua conduta é exemplar e você está de parabéns por ela.

    E esse motor é bom (apesar da alta quilometragem, hehehe...) e ainda vai te levar muito longe, literalmente!

    Abraço,

    Fábio

    ResponderExcluir
  2. É isso, Marildo... quanto mais o corpo estiver condicionado, menor vai ser o esforço para realizar a mesma tarefa. E para que o nosso corpo consiga fazer cada vez mais por menos gasto de energia, os treinos de tiros ajudam bastante!
    Já fiz 3 ergoespirométricos, e acho que está an hora de fazer de novo.
    Bons treinos!

    ResponderExcluir
  3. Marildo, você está muito bem na fita cara! Continue sendo esse exemplo para todos nós. Abração.

    ResponderExcluir

Faça um Comentário Legal