terça-feira, 9 de junho de 2009

TOMANDO DO PRÓPRIO VENENO. UMA VERDADEIRA DÁDIVA!

Bem, meus amigos... o ditado é verdadeiro... quem não cuida...perde! Principalmente o juízo.
Recentemente estive jantando com minha esposa Wilma e o amigo Guilherme em Santos quando ele foi correr com a nossa Equipe os 10Km Tribuna FM e um dos assuntos que conversamos foi sobre a quantidade de amigos que se encontram machucados. Eu estive afastado de escrever em blogs em razão de estar tentando elaborar um site(www.4corredores.com.br) e de repente resolvi fazer uma busca geral para ver como andava a rapaziada e para meu espanto uma grande maioria de amigos blogueiros estavam na enfermaria ou precisando de manutenção!
Nesse papo amigo entre uma garfada e outra daquela maravilhosa pizza na Piccola Forneria, chegamos à seguinte conclusão:
Existem entre outras cinco grandes possibilidades de um corredor se machucar.
A primeira é por excesso de treinos (vício em correr ou ausência de planejamento);
A segunda é por treinos incorretos (ausência de conhecimento sobre o assunto ou indicação de planilhas e exercícios por amigos);
A terceira é por alimentação incorreta (o pêso é sempre uma preocupação... sendo assim ou come-se errado ou de menos);
A quarta é por excesso de participação em corridas em escasso período de tempo; e
Por último, em razão da ignorância.
As quatro primeiras são muitos fáceis de identificar, mas a última precisa de alguma explicação. Lendo a Arte da Felicidade – “Dalai Lama” em razão de uma ansiedade excessiva e por aconselhamento médico, cheguei à conclusão que o ignorante (aquele que ignora tudo) tem muita chance de ser feliz, pois ele ignora riscos, pessoas, obrigações, responsabilidades e tudo aquilo que possa aborrecê-lo. Importante para o tratamento nesses casos o exercício da paciência e da tolerância. Na corrida existem os ignorantes que ignoram que alguns tipos de exercícios devem ser feitos somente após consulta médica e sempre por meio de acompanhamento de profissionais da área, que ignoram os excessos, que ignoram a necessidade de uma boa alimentação, que ignoram que seu físico não é adequado para a prática esportiva competitiva e etc...
Tenho lido em muitos blogs receitas de como atuar melhor e de como alcançar uma melhor performance. Algumas coisas ditas fazem sentido, mais uma grande maioria pertence a um elenco de besterol de fazer inveja a muito catálogo de bobagens.
De repente todos somos atletas e conhecedores de matéria esportiva... Damos conselhos e ensinamos práticas esportivas mesmo sem ter estudado com profundidade os segredos da educação física. Coitado do Dr. Kenneth Cooper! Como sofreria se lesse metade do que já li na internet! Maldito vício da leitura!
O pior é que sinto que alguns blogs influenciam muito certas pessoas. Cheguei à conclusão de que quanto mais se escreve besteiras e bobagens, mas se é lido e freqüentado. Com raras exceções, a quantidade de besteiras que são escritas é infinita sobre formas de treinar e conselhos para obter um condicionamento ideal. Tem site pertencente a professor de educação física ou a assessorias esportivas com rico conteúdo que não possuem metade das visitas que alguns desses blogs. É incrível! Entretanto não se pode deixar de mencionar de maneira positiva aqueles blogs que apresentam textos técnicos, entrevistas e narrativas sobre experiências em corridas. Esses na maioria são altamente recomendáveis e nos fazem refletir sobre o que a corrida faz no sentido da busca de saúde e de uma melhor qualidade de vida.
Tudo isso reflete naqueles (blogueiros e leitores) que hoje procuram de alguma forma provar que são bons em alguma coisa e acharam que a corrida pode servir para conseguir destaque. Será? Qual blogueiro venceu alguma prova ou se destacou de verdade praticando esporte? Durante quanto tempo permanecerá escrevendo no blog? Muitos já pararam... Durante quanto tempo estarão correndo? Muitos já pararam... Já vi muita gente indo e vindo... se machucando e sumindo depois. A grande maioria participa de forma ativa conseguindo algum resultado não muito expressivo no início dos primeiros 2 ou 3 anos, resultados esses um pouco melhor que a maioria em razão dos excessivos treinamentos e tem como perfil o fato de serem normalmente ex-gordinhos, não faziam exercícios quando criança, possuem baixa auto-estima, dificuldade de relacionamento e de fazer amizades e estão longe de serem considerados “Atletas”.
Bem, para mim essa palavra “Atleta” tem outro sentido. Atleta corredor é aquele que vive do esporte. É aquele que ganha o seu sustento em razão de correr. É aquele que vive para correr. Nós simples mortais, apenas corremos para viver. Dá para sentir a diferença?
Alguns se dizem inclusive “Atletas Maratonistas” somente pelo fato de terem concluído uma ou mais provas. Mas como comparar essas pessoas com Vanderley Cordeiro de Lima e outros. Participar de uma Maratona é uma coisa. Uma grande festa! Entretanto, ficar correndo durante quase 05 horas contínuas não me parece algo salutar nem mesmo quando se quer provar para si mesmo que se é um vencedor. Parece-me que existem outras formas de demonstrar isso, sem que haja um comprometimento físico tão grande como vem acontecendo com essa grande maioria. Vai daí que contusões surgem... distensões... dores... fraturas... e etc.
Tenho corrido meias maratonas, mas, tenho procurado usar dessas provas para me encontrar psicologicamente. Naqueles momentos longos por sinal, pois sou muito lento, tenho me concentrado de tal forma que sinto como se estivesse meditando. Não tenho sentido ultimamente nessas provas dificuldades e se por acaso sentir, imediatamente me re-programarei de tal forma, para que o fim da aventura seja de alegria e confraternização familiar e não de desmaios, oxigênio e maca.
Entretanto não posso ao encerrar esse texto deixar de comentar sobre a palavra “ansiedade” que vem me perseguindo por muitos anos e fazendo com que eu tenha bebido desse veneno que vos falei até agora. Bebi sim, pois também cometo erros!! Não sou diferente de ninguém! Hoje em razão de excesso de treinos, erros nos treinamentos, ausência de planejamento adequado, excesso de corridas em pequeno espaço de tempo, sinto uma fisgada muito forte na virilha quando corro. Precisaria parar de correr por algum tempo, mas me inscrevi na Meia de Foz (Cataratas) e sendo assim preciso de alguma forma me condicionar e não posso parar de treinar (ignorância total). Sinto que vou ter muito trabalho para completar essa prova no Estado do Paraná, mas ao mesmo tempo fico feliz, pois, vou levar como companhia mulher e filha para passear nas Cataratas. E falando sério... vai ser realmente um grande passeio... risos
Deu para perceber o imbróglio que está minha cabeça? Sei que estou fazendo coisas erradas, mas permaneço fazendo. Vejo muita gente fazendo, critico e continuo também fazendo. Dá para entender agora o sentido da palavra ignorância?
Se não deu presta atenção nisso e reflita com profundidade: “A Ignorância é uma Dádiva”.
Vamos correr para alcançar o “Nirvana” .... se é que é possível!

6 comentários:

  1. Fala Marildo! Estava com saudades dos seus posts. Grande reflexão! No meu caso, cai na quinta categoria...Ignoro o porquê rsrs. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Mestre Marildo,
    Agradeço pela citação inicial e friso a minha gratidão para com a sua generosidade, quando estive em Santos na sua agradável companhia e de sua esposa Vilma.
    A questão de ser ou não Maratonista é por demais controversa e não vale mais a pena tanto contraditório.
    Todavia, endosso suas palavras no que se refere a provar do próprio veneno, pois me identifiquei com este seu inteligente texto.
    Parabéns pela sinceridade, coerência e coragem.
    Obrigado !
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir
  3. Quase todo mundo começa a correr em nome de saúde e qualidade de vida, mas é difícil achar quem se mantenha correndo unicamente por isto. Outros objetivos existem, e é bom que existam. Não deixemos, entretanto, que nossas metas no esporte, seja quais forem elas, um tempo, uma distância, um certificado, um lugar no pódio, um recorde pessoal ou um mundial; ou até mesmo o reconhecimento da blogosfera se tornem obsessões. Isso não vai garantir imunidade às contusões: a bruxa anda solta e as gringas sem noção de prancha na mão, Paulo que o diga, idem. Mas que ajuda, ah, isso ajuda.

    Parabéns pelo texto, sensato como sempre. Os donos de vidraçarias é que são seus fãs, a gente tem que emoldurar tudo o que você escreve.

    Abraço !

    Fábio

    ResponderExcluir
  4. Olá,me desculpe a demora em aparecer aqui e a vida corrida sabe...rs
    Fiquei feliz em vc voltar a postar.

    Bons Kms

    Fabiana

    ResponderExcluir
  5. Bom o relato amigo Marildo, muitos não estão se cuidando mesmo.
    Recentemente eu recebi algumas msgs no meu email de dois corredores me perguntando pq eu faço seguidas competições e pq eu não descanso e outras besteiras que não mencionei no meu blog pq vi o conteúdo desses corredores que são uns meramente invejosos...

    Observei algumas colocações aqui no seu blog e em MAIUSCULO estão as suas colocações e em MINÚSCULOS estão o que eu penso.

    =>“A PRIMEIRA É POR EXCESSO DE TREINOS E A QUARTA É POR EXCESSO DE PARTICIPAÇÃO EM CORRIDAS EM ESCASSO PERÍODO DE TEMPO”.
    Muitos corredores não entendem que o excesso de treinos e competições atrapalham, mais a exceções, digo isso pq eu conheço muitos corredores que são assim e digo mais eu sou um deles, muitos corredores não sabem que alguns corredores que treinam bastante e compete bastante já tem o seu lastro formado nas corridas (JÁ TEM TEMPO)

    =>NA CORRIDA EXISTEM OS IGNORANTES QUE IGNORAM QUE ALGUNS TIPOS DE EXERCÍCIOS DEVEM SER FEITOS SOMENTE APÓS CONSULTA MÉDICA E SEMPRE POR MEIO DE ACOMPANHAMENTO DE PROFISSIONAIS DA ÁREA
    Eu sempre prego para todos os corredores que se vai correr que faça uma consulta médica e treine com profissionais de Educação Física.


    =>TENHO LIDO EM MUITOS BLOGS RECEITAS DE COMO ATUAR MELHOR E DE COMO ALCANÇAR UMA MELHOR PERFORMANCE. ALGUMAS COISAS DITAS FAZEM SENTIDO, MAIS UMA GRANDE MAIORIA PERTENCE A UM ELENCO DE BESTEROL DE FAZER INVEJA A MUITO CATÁLOGO DE BOBAGENS.
    Realmente tenho observado que com o advento da internet muitos corredores estão indo com sede ao pote, muitos na ânsia de mostrar para o mundo, criam um blog, escreve e daqui a pouco desistem dos blogs no meu blog tem alguns que já não vejo a escrever a um bom tempo.

    =>O PIOR É QUE SINTO QUE ALGUNS BLOGS INFLUENCIAM MUITO CERTAS PESSOAS.
    Foi por isso que eu fiz uma matéria para o meu blog O ASSUNTO É PROVA DEMAIS...Dizendo que não quero que ninguém saia por aí correndo sem consultar um PROFISSIONAL

    =>PARA MIM ESSA PALAVRA “ATLETA” TEM OUTRO SENTIDO. ATLETA CORREDOR É AQUELE QUE VIVE DO ESPORTE. É AQUELE QUE GANHA O SEU SUSTENTO EM RAZÃO DE CORRER. É AQUELE QUE VIVE PARA CORRER. NÓS SIMPLES MORTAIS, APENAS CORREMOS PARA VIVER. DÁ PARA SENTIR A DIFERENÇA?
    ALGUNS SE DIZEM INCLUSIVE “ATLETAS MARATONISTAS” SOMENTE PELO FATO DE TEREM CONCLUÍDO UMA OU MAIS PROVAS.
    Bom amigo Marildo nessa eu não concordo com vc, pois todos nós somos sim ATLETAS, pois os ATLETAS DE ELITE eles vivem sim para isso, mais nós somos ATLETAS AMADORES que sofremos, muitos das vezes acordamos cedo para treinar, muitas das vezes chegamos cedo numa corrida ficamos expremidos debaixo de sol ou chuva esperando a largada e com aquela ansiedade que vc disse aqui...Bom é o que eu penso..

    Parabéns pelo relato...

    Bons treinos...

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá.............

    Lendo seu texto, e aliás, excelente, pude refletir sobre a influência que causamos nas pessoas quando leem nosso blog. Na verdade não sei se o que escrevo pode ser visto como besteirol, mas tenho certeza de que escrevo com o coração. Como vc mesmo diz, chega um ponto em que achamos que somos mestres em esporte, capazes de darmos ensinamentos profundos sobre lesões, planilhas de treino...somos tb curandeiros, já que todo corredor tem uma receitinha guardada para aqueles que sentem uma dor aqui outra acolá.
    Mas ainda estou certa de uma coisa....amo correr... acho que dá pra perceber quando eu escrevo...mas tb acho que realmente há uma galera que entende o esporte d euma forma errada. Vemos muitos blogs por aí onde a pessoa diz que está sofrendo de dores horríveis, mas que ainda assim não vai parar de treinar por um único motivo: não quer parar. Irresponsabilidade? Amor demais? Não sei. Talvez de alguma forma isso acabe passando um mau exemplo, principalmente quando usufruímos de um blog...comunicação direta com o mundo...Mas tb acredito no bom senso dos demais.
    DE toda forma, torcemos para que cada um, seja na condição d eleitor, de corredor, ou sabe se lá o que...tome as devidas cautelas...consulte um médico, não se exceda nos treinos, pare se sentir dor...ame o esporte, mas com responsabilidade de atleta da ELITE!

    abraços

    ResponderExcluir

Faça um Comentário Legal