quinta-feira, 25 de junho de 2009

ESPORTE É INCENTIVO E VIDA.

Numa bela manhã
De domingo os atletas
Preparam-se para correr,
O tempo estava ensolarado
Num clima alegre perfeito
Para viver essa grande ato.
As equipes começam a se exercitar
Alongar as pernas, braços, mente,
Para diminuir o tempo e a ansiedade
De largar e correr pelas ruas da cidade
De Santos que nos recebe e abraça.
Todos têm o mesmo pensamento
Fazer uma corrida alegre
Incentivar a população a participar
Dos imensos benefícios que vem
Da pratica de esportes.
Somos varias equipes
Envolvidas com o esporte
Correndo no dia a dia
Incentivando agora
Os jovens adultos e as crianças,
A Pratica de esportes em Santos.
O evento é assistido por milhares de pessoas
Moradoras das cidades vizinhas
Que aplaudem e nos dão coragem e forças
A continuar a nossa luta sem fim
De ajudar outras pessoas com amor.
Algumas equipes têm atletas
Com nomes engraçados
Pangaré... Conheço de perto,
É da minha equipe é alto
É corredor de muita fé.
Há outros e outros
Que faz dos eventos uma alegria
Correndo lutando segue com força
Incentivando o esporte em sua magia.
Sou um desses corredores
Incentivo, pratico e vivo.
Correndo com coragem e vigor
Busco outros corredores
Para comigo fortalecer a equipe
Composta por gente simples e amiga.
Queremos continuar essa luta
Vencer tempos conquistar saúde
Fazer amizades com pessoas puras
Viver no esporte com amor e ternura.

Wandyck Mendes.

terça-feira, 9 de junho de 2009

TOMANDO DO PRÓPRIO VENENO. UMA VERDADEIRA DÁDIVA!

Bem, meus amigos... o ditado é verdadeiro... quem não cuida...perde! Principalmente o juízo.
Recentemente estive jantando com minha esposa Wilma e o amigo Guilherme em Santos quando ele foi correr com a nossa Equipe os 10Km Tribuna FM e um dos assuntos que conversamos foi sobre a quantidade de amigos que se encontram machucados. Eu estive afastado de escrever em blogs em razão de estar tentando elaborar um site(www.4corredores.com.br) e de repente resolvi fazer uma busca geral para ver como andava a rapaziada e para meu espanto uma grande maioria de amigos blogueiros estavam na enfermaria ou precisando de manutenção!
Nesse papo amigo entre uma garfada e outra daquela maravilhosa pizza na Piccola Forneria, chegamos à seguinte conclusão:
Existem entre outras cinco grandes possibilidades de um corredor se machucar.
A primeira é por excesso de treinos (vício em correr ou ausência de planejamento);
A segunda é por treinos incorretos (ausência de conhecimento sobre o assunto ou indicação de planilhas e exercícios por amigos);
A terceira é por alimentação incorreta (o pêso é sempre uma preocupação... sendo assim ou come-se errado ou de menos);
A quarta é por excesso de participação em corridas em escasso período de tempo; e
Por último, em razão da ignorância.
As quatro primeiras são muitos fáceis de identificar, mas a última precisa de alguma explicação. Lendo a Arte da Felicidade – “Dalai Lama” em razão de uma ansiedade excessiva e por aconselhamento médico, cheguei à conclusão que o ignorante (aquele que ignora tudo) tem muita chance de ser feliz, pois ele ignora riscos, pessoas, obrigações, responsabilidades e tudo aquilo que possa aborrecê-lo. Importante para o tratamento nesses casos o exercício da paciência e da tolerância. Na corrida existem os ignorantes que ignoram que alguns tipos de exercícios devem ser feitos somente após consulta médica e sempre por meio de acompanhamento de profissionais da área, que ignoram os excessos, que ignoram a necessidade de uma boa alimentação, que ignoram que seu físico não é adequado para a prática esportiva competitiva e etc...
Tenho lido em muitos blogs receitas de como atuar melhor e de como alcançar uma melhor performance. Algumas coisas ditas fazem sentido, mais uma grande maioria pertence a um elenco de besterol de fazer inveja a muito catálogo de bobagens.
De repente todos somos atletas e conhecedores de matéria esportiva... Damos conselhos e ensinamos práticas esportivas mesmo sem ter estudado com profundidade os segredos da educação física. Coitado do Dr. Kenneth Cooper! Como sofreria se lesse metade do que já li na internet! Maldito vício da leitura!
O pior é que sinto que alguns blogs influenciam muito certas pessoas. Cheguei à conclusão de que quanto mais se escreve besteiras e bobagens, mas se é lido e freqüentado. Com raras exceções, a quantidade de besteiras que são escritas é infinita sobre formas de treinar e conselhos para obter um condicionamento ideal. Tem site pertencente a professor de educação física ou a assessorias esportivas com rico conteúdo que não possuem metade das visitas que alguns desses blogs. É incrível! Entretanto não se pode deixar de mencionar de maneira positiva aqueles blogs que apresentam textos técnicos, entrevistas e narrativas sobre experiências em corridas. Esses na maioria são altamente recomendáveis e nos fazem refletir sobre o que a corrida faz no sentido da busca de saúde e de uma melhor qualidade de vida.
Tudo isso reflete naqueles (blogueiros e leitores) que hoje procuram de alguma forma provar que são bons em alguma coisa e acharam que a corrida pode servir para conseguir destaque. Será? Qual blogueiro venceu alguma prova ou se destacou de verdade praticando esporte? Durante quanto tempo permanecerá escrevendo no blog? Muitos já pararam... Durante quanto tempo estarão correndo? Muitos já pararam... Já vi muita gente indo e vindo... se machucando e sumindo depois. A grande maioria participa de forma ativa conseguindo algum resultado não muito expressivo no início dos primeiros 2 ou 3 anos, resultados esses um pouco melhor que a maioria em razão dos excessivos treinamentos e tem como perfil o fato de serem normalmente ex-gordinhos, não faziam exercícios quando criança, possuem baixa auto-estima, dificuldade de relacionamento e de fazer amizades e estão longe de serem considerados “Atletas”.
Bem, para mim essa palavra “Atleta” tem outro sentido. Atleta corredor é aquele que vive do esporte. É aquele que ganha o seu sustento em razão de correr. É aquele que vive para correr. Nós simples mortais, apenas corremos para viver. Dá para sentir a diferença?
Alguns se dizem inclusive “Atletas Maratonistas” somente pelo fato de terem concluído uma ou mais provas. Mas como comparar essas pessoas com Vanderley Cordeiro de Lima e outros. Participar de uma Maratona é uma coisa. Uma grande festa! Entretanto, ficar correndo durante quase 05 horas contínuas não me parece algo salutar nem mesmo quando se quer provar para si mesmo que se é um vencedor. Parece-me que existem outras formas de demonstrar isso, sem que haja um comprometimento físico tão grande como vem acontecendo com essa grande maioria. Vai daí que contusões surgem... distensões... dores... fraturas... e etc.
Tenho corrido meias maratonas, mas, tenho procurado usar dessas provas para me encontrar psicologicamente. Naqueles momentos longos por sinal, pois sou muito lento, tenho me concentrado de tal forma que sinto como se estivesse meditando. Não tenho sentido ultimamente nessas provas dificuldades e se por acaso sentir, imediatamente me re-programarei de tal forma, para que o fim da aventura seja de alegria e confraternização familiar e não de desmaios, oxigênio e maca.
Entretanto não posso ao encerrar esse texto deixar de comentar sobre a palavra “ansiedade” que vem me perseguindo por muitos anos e fazendo com que eu tenha bebido desse veneno que vos falei até agora. Bebi sim, pois também cometo erros!! Não sou diferente de ninguém! Hoje em razão de excesso de treinos, erros nos treinamentos, ausência de planejamento adequado, excesso de corridas em pequeno espaço de tempo, sinto uma fisgada muito forte na virilha quando corro. Precisaria parar de correr por algum tempo, mas me inscrevi na Meia de Foz (Cataratas) e sendo assim preciso de alguma forma me condicionar e não posso parar de treinar (ignorância total). Sinto que vou ter muito trabalho para completar essa prova no Estado do Paraná, mas ao mesmo tempo fico feliz, pois, vou levar como companhia mulher e filha para passear nas Cataratas. E falando sério... vai ser realmente um grande passeio... risos
Deu para perceber o imbróglio que está minha cabeça? Sei que estou fazendo coisas erradas, mas permaneço fazendo. Vejo muita gente fazendo, critico e continuo também fazendo. Dá para entender agora o sentido da palavra ignorância?
Se não deu presta atenção nisso e reflita com profundidade: “A Ignorância é uma Dádiva”.
Vamos correr para alcançar o “Nirvana” .... se é que é possível!