terça-feira, 22 de maio de 2012

10Km A Tribuna – 16.500 corredores na maior corrida de rua do Brasil!

Domingo, com temperatura bem agradável e sem sol, na cidade de Santos realizou-se a maior corrida/festa de rua do Brasil. Impressionante a quantidade de pessoas que se propõe a participar dessa prova que a cada ano aumenta mais e mais o número de suas inscrições. Vale lembrar que a organização a cada ano vem procurando melhorar o seu atendimento e apesar de não constar mais com o alegre repórter Luciano Faccioli para animar a galera, ainda assim a prova foi muito animada e participativa. Durante todo o trajeto além de muita torcida incentivando a moçada ainda existe alguns conjuntos que tocam musicas ao vivo e alguns DJs que sabem como levantar o astral dos menos preparados. Os pontos de água estavam devidamente abastecidos e mesmo quem não possui uma velocidade razoável não ficou sem o seu copo. O ponto negativo desse ano ficou com o guarda-volumes que muito desorganizado demorou em média 1hora para devolver os apetrechos guardados em uma fila infindável e com o kit que dispunha apenas de um pacote pequeno de bolacha e muitos papéis de propaganda, além de um jornal A Tribuna do dia. Mas do resto à prova está de parabéns! Camiseta de tecido excelente e muito bonita e medalha muito bem feita com designer diferente dos anos anteriores. Frutas e suco entregue no final ao contento em uma sacola muito útil para uso no dia a dia.O ganhador da prova na categoria masculina foi o queniano Mark Korir com o tempo de 28min e 01s, já na categoria feminina a vencedora foi a também queniana Paskalia Chpkorir Kipkoech com o tempo de 30min e 57s (recorde). Uma situação negativa e que tem de ser falada também é a demora na apresentação dos resultados da prova na net. Hoje dois dias após a prova ainda não se pode verificar o tempo obtido por meio de consulta na net nem no site www.triesportes.com.br nem no site www.chiptiming.com.br responsável pela medição dos tempos.

Nossa Equipe 4Corredores – Associação participou com muitos amigos, entre eles, Clayton, Marildo, Marcelo João, Luciane, Bazzali e Adriana, Jairo, Mark, Manuel, Celso e Lúcia, Patrícia e Fábio, Melzer, Claudio, Paulinho, Emile, Maurício, Peterson, Edson, Zé Luiz, Bruno, Alexandre além dos amigos João Paulo e Amaral que apesar de não correrem compareceram para dar aquele apoio. Não posso deixar também de lembrar a amiga Mauymi que passou correndo por mim dentro do túnel e não deixou de dar aquele apoio e incentivo.

Minha participação dessa vez foi apenas razoável em razão de uma contusão que me acompanha por pelo menos 3 (três) meses no calcanhar (tendinite calcâneo) que me faz sentir dores intensas ao correr, entretanto, como não tenho nenhuma pretensão de fazer tempo e como ultimamente quero mesmo é me divertir correndo, completar a prova em aproximadamente 1(uma) hora me deixou radiante. Vale ainda lembrar que apesar da quantidade intensa de corredores, não fosse uma dor inesperada na panturrilha direita (câimbra) no Km 9º para 10º, que quase me fez abandonar, com certeza eu faria essa prova em menos tempo, mesmo com dores. De acordo com meu Garmin corri nos seguintes tempos: 1º Km 06:46, 2º Km 05:51, 3º Km 06:00, 4º Km 05:55, 5º Km 06:08, 6º Km 06:04, 7º Km 05:59, 8º Km 05:51, 9º Km 05:49 e 10 Km 06:03.

Outro motivo de alegria foi ver o amigo Menoti responsável pela fabricação dos melhores quadros de medalhas do Brasil presente no evento comercializando o seu produto vestido com o nosso uniforme o que nos orgulha muito e nos deixa envaidecido.

Você pode conhecer o seu trabalho visitando o site http://www.meuportamedalhas.com.br/ e verificando os diversos modelos existentes. Para associados da 4Corredores existe a possibilidade de um desconto no pagamento.


Abaixo algumas fotos da rapaziada no evento:

(Patrícia e Fábio antes da prova no aquecimento)


(Maurício, Alexandre, Fábio, Patrícia e Celso na largada)


(Mark, Clayton, Claudio, Edson, Jairo, Emile e Marildo na Chegada)


(Claudio, Alexandre, Marildo, Manuel, Mark e Fábio)


Abraços

Marildo Nascimento

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Cooper dá dicas para prevenir o Alzheimer: exercícios e vida social

Na quinta feira dia 10/05 recebi uma mensagem do amigo Ezequiel falando para eu assistir essa reportagem na Sportv sobre o Dr. Cooper. Não só assisti como mais uma vez fiquei bastante admirado com os conhecimentos deste que é sem dúvida alguma o percursor de todo esse movimento existente atualmente sobre corrida de rua. Vale a pena ler e visitar o link da sportv e assistir ao vídeo onde você poderá ouvir o Dr. Cooper falando sobre o seu trabalho e suas idéias.

"Criador da ideia que revolucionou os conceitos aeróbicos, o médico americano de 82 anos mostra a fórmula da longevidade

De desconhecido a sinônimo de vida saudável e reconhecido mundialmente. Foi assim que o médico Kenneth Cooper saiu do anonimato. No final dos anos 60, ele inventou um método que avaliava o desempenho de atletas e pessoas comuns em apenas 12 minutos. A prática foi adaptada à Seleção Brasileira e se tornou um sucesso mundial rapidamente. As pessoas comuns começaram a correr em todos os cantos do planeta. Cerca de 50 anos depois de conquistar multidões, o médico revelou que se sente culpado por algumas consequências negativas que o método teve.
Eu acho maravilhosa (a repercussão que teve)! Mas também é uma responsabilidade, porque eu sei que algumas pessoas que seguiram minhas recomendações tiveram ataques cardíacos e morreram. Alguns morreram. É raro, mas acontece... Acontece fazendo qualquer coisa. Pessoas andando na rua e alguém tem um ataque cardíaco e morre. Mas eu sempre me senti culpado por isso – disse em entrevista ao ‘SporTV Repórter’.
Mas o método, que foi baseado no preparo físico dos soldados americanos, também teve resultados positivos. E muitos. Com 82 anos, Cooper mostra que continua na ativa devido à sua invenção. Mas nem sempre foi assim. Natural do Dallas, no Texas, o médico teve que vencer a desconfiança de um país inteiro para virar sinônimo de vida saudável. No início da carreira, quando montou a clínica, apenas um cliente apareceu: seu melhor amigo.
Eu descobri que meus conceitos e ideias não eram muito aceitos porque eu encorajava as pessoas a se exercitarem e era perigoso. Eu encorajava as pessoas a praticarem a medicina preventiva, e me falavam que eu não poderia tratar a medicina dessa forma.
Os americanos, na época, não acreditavam que era melhor prevenir do que remediar, relembra Cooper. Mas um fato trágico mudou a cabeça de seus conterrâneos.
Aos 57 anos de idade, um pastor daqui da cidade veio ao meu consultório. Eu o coloquei na esteira e, depois de uns minutos, falei: ‘O seu coração está tão ruim que eu quero que você vá para o hospital hoje, pois você é um forte candidato a uma cirurgia de ponte de safena’. Ele disse: ‘Eu não acredito nisso’. (...) Dez dias depois ele teve um colapso na sua igreja e veio a falecer aos 57 anos de idade. Infelizmente isso aconteceu, mas este caso fez as pessoas de Dallas acordarem e entenderem que o que eu falava era verdade.
Sei que algumas pessoas que seguiram minhas recomendações tiveram ataques cardíacos e morreram" Cooper
Se sofreu com as mortes de alguns seguidores nos anos setenta, hoje o doutor Cooper é uma voz poderosa pela vida no país de maior epidemia de obesidade no mundo: 70% dos homens e mulheres americanos são obesos, e 33% das crianças também. Preocupado com o futuro das crianças, o médico conseguiu mudar uma lei do estado do Texas, promovendo a volta da educação física às escolas depois de 15 anos. A mudança nos hábitos das crianças visa formar adultos mais saudáveis.
As pessoas param de se exercitar, ganham peso, não seguem uma boa dieta, engordam e ficam diabéticas. Nós temos uma situação na América hoje na qual temos 28 milhões de diabéticos. A previsão para 2050 é de 100 milhões de diabéticos. Se a epidemia da obesidade não for controlada, eu estou realmente preocupado com a obesidade infantil e diabetes em crianças... Um estudo diz que uma a cada três crianças nascida depois de 2000 será diabética.
Os seguidores do médico são prova viva disto. Os “coroas” que são maioria em suas academias, são pessoas que tinham cerca de trinta anos de idade na década de 1970, quando tudo começou. Os adeptos da filosofia Cooper o admiram. E, mais do que isso, são gratos. É como se ele tivesse encontrado o elixir da juventude e dividido com todos.
O doutor Cooper salvou minha vida. Eu passo, a cada dois anos, por um teste de esteira. Fiz isso regularmente durante 10 anos e uma vez, no meio do teste, ele falou: ’Saia daí, deite-se. Seu coração está ruim’(...) Fiz uma cirurgia, acharam um bloqueio e limparam tudo. Isso foi 15 anos atrás e eu continuo correndo, mais e mais devagar à medida que fico mais velho. Mas, sem ele, eu não tenho dúvidas de que teria morrido enquanto corria – explica o aposentado de 82 anos Bennet Goodman.
Pioneiro da medicina preventiva, o norte-americano Kenneth Cooper é o criador da ideia que transformou os conceitos aeróbicos. O método, criado nos anos 60, avaliava o atleta ou uma pessoa comum em 12 minutos. Hoje, com 82 anos, o médico mostra a fórmula da longevidade: musculação, caminhadas e exercícios diários. Ainda exercendo sua profissão, ele garante que a palavra aposentadoria não existe em seu dicionário.
Quando as pessoas se aposentam, os custos com saúde aumentam rapidamente, a qualidade de vida diminui e elas abreviam suas vidas. Nós temos duas opções: se a população está envelhecendo, nós podemos nos aposentar, sem fazer nada, assistir televisão e ver a saúde diminuir lentamente ao longo dos anos. Ou manter sua forma física, praticar exercícios, não se aposentar e continuar tendo uma vida altamente produtiva.
O médico explica que manter-se ativo diminui o risco do Alzheimer, uma doença degenerativa que não tem cura.
O mal de Alzheimer vem aumentando por causa do envelhecimento da população em muitos países ao redor do mundo. E, se a população envelhece, mais pessoas estarão propensas ao Alzheimer, que causa perda de memória, avança a um estado em que não pode se comunicar. É uma morte terrível ainda em vida. Mas é uma morte do ponto de vista do que você pode fazer. Nós encontramos algumas ferramentas para atrasar ou prevenir o mal de Alzheimer que são importantes.
No mundo, há 18 milhões de pessoas que vivem com a doença. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), esse número pode quase dobrar até 2025 e alcançar os 34 milhões. Cooper desenvolveu uma série de dicas para evitar o Alzheimer.
Nós descobrimos que as pessoas que seguem essas recomendações tendem a ter uma melhor qualidade de vida e viver mais.
As dicas são simples, confira abaixo:
1.Exercite sua mente diariamente: Pode ser aprender uma nova língua ou tocar um instrumento, por exemplo.
2.Faça 30 minutos de exercícios:Faça meia hora de exercícios ao longo do dia, consecutivos ou não. O importante é se exercitar durante a maior parte dos dias da semana.
3.   Socialize-se
4.   Durma sete horas de sono por noite

  

quinta-feira, 10 de maio de 2012

1ª Etapa do Campeonato Santista - Foi dada a largada!

Nesse domingo com sol tivemos o início do Campeonato Santista de 2012. Nossa Equipe 4Corredores – Associação participou praticamente completa. 80% de nossos amigos associados estavam presentes. A corrida aconteceu na Praça Mauá, no centro histórico de Santos e teve um percurso bastante peculiar em razão de ser a única etapa do campeonato que possui um razoável aclive quando da passagem por um elevado na região do caís. A partir da 6h e 30min já estávamos presente a respectiva praça e graças a ajuda dos amigos Vinicius, João Paulo e Edson a montagem da tenda não foi nada sacrificante. Logo em seguida começaram a chegar outros amigos e o pessoal da Unisanta (Universidade Santa Cecilia) que faria em razão de uma parceria realizada entre nossa associação e com as áreas da Fisioterapia e Farmácia alongamentos e medições de pressão e glicose. A participação da equipe no alongamento e nos exames foi surpreendente. Todos pareciam querer saber tudo a respeito demonstrando dessa forma uma responsabilidade muito grande com relação ao conhecimento de seu estado de saúde. Parabéns a moçada da Unisanta que de forma voluntária fez um grande trabalho! A largada atrasou um pouco em razão da Semes não conseguir distribuir os chips em tempo hábil e sendo assim ela foi dada apenas às 8h e 30min. Fica registrado aqui minha critica com relação ao fato de que esse campeonato não possui marcação de tempo líquido e em sendo assim, a muvuca é grande no momento da largada com todos querendo se colocar bem próximo ao local onde é acionada a sinalização para o começo da prova. A temperatura estava quente, mas não desagradável e sendo assim deu para que todos pudessem desenvolver seus ritmos sem que houvesse problema algum. Tivemos nesse dia a estreia de vários amigos na Equipe com destaque para todos que participaram de maneira muito alegre e descontraída. Estrearam na Equipe os amigos Aldebaran, Adalto, Peterson, Eduardo, Claudia, Bruno, Maurício, Jean e Carlos Augusto. Em nosso site www.4corredores.com.br já pode ser visto os tempos alcançados e a pontuação resultante para o nosso 3º Troféu Destaque do Ano – 2012. O vencedor da prova no masculino foi José Uilton N. dos Santos com o tempo de 30min e 06s e no feminino Maria dos Remédios Castro com o tempo de 37min e 30s. Nosso melhor corredor Clayton Santos Andrade completou os 10Km em 39min e 35s. Os amigos Clayton, Bruno, Aldebaran e João Paulo conseguiram ficar entre os 20 primeiros em suas categorias e desta forma pontuaram no Campeonato Santista. Sorteamos ainda nesse dia 2 pares de tênis da marca Sprint doados pelos nossos parceiros e amigos Ana Paula e Roberto e os ganhadores foram Bruno e José Luiz.
No dia 20/05 teremos a Prova da Tribuna e nosso grupo participará com aproximadamente 13 amigos. Nesse dia não teremos a montagem de tenda. Dia 24/06 teremos a 2ª Etapa do Campeonato Santista com tenda e sorteio de dois quadros de medalhas do amigo Menoti e o relógio Garmin Forerunner 610.
Abaixo estarei colocando o trajeto e fotos que ilustram nossa participação no evento. Em nosso site www.4corredores.com.br você pode ver mais fotos do evento.

Percurso da Prova:


Equipe reunida antes da Prova:


José Luiz e Bruno ganhadores do Sprint Tênis sorteado



A Equipe ao final da Prova


Alongamento feito com o pessoal da Fisioterapia UNISANTA


Medição de Pressão e Glicose com o pessoal da Farmácia UNISANTA


Amigos que ajudaram na montagem de nossa tenda e Val o "fotógrafo amigo"


Muvuca na largada da Prova!



segunda-feira, 16 de abril de 2012

Treinos, Pontos Cooper e dores no tornozelo... 2012 têm sido assim!

Após três meses e meio de treinos e uma única corrida realizada em janeiro chegou a hora de fazer um pequeno balanço de como tem sido meu ano de 2012 com relação a corridas. Iniciei o ano cheio de perspectivas quanto à melhora de meu tempo, mas aos poucos fui notando que a coisa não é bem assim. Tenho seguido uma planilha elaborada com muita cautela para que eu possa chegar ao início do Campeonato Santista em condições físicas adequadas, entretanto surpresas acontecem durante o período de treinamento. Uma delas é uma dor muito chata que vem me acompanhando já há algum tempo em meu calcanhar. Fico alguns dias sem treinar e ela praticamente desaparece, mas é só correr e ela volta com tudo. Incomoda-me muito, pois a referida dor impossibilita a movimentação de meu pé direito na forma correta. Em minha experiência na área da saúde, penso ser exporão, entretanto somente por meio de um raio “x” vou ter essa certeza. Pretendo fazer isso nessa quinta feira, após elaborar as inscrições de nossa Equipe no Campeonato Santista. Como diz um amigo meu, corredor que não sente dor, não é corredor e eu como não gosto de sentir dores optei por deixar de ser corredor faz bastante tempo, quero mesmo é apenas me divertir e fazer muitas amizades e para isso preciso estar com o corpo em dia. Já estive conversando com o meu médico e ele me disse que essa dor pode ser resultado de um processo inflamatório em razão de minha diabetes. A diabetes proporciona por vezes dores nas articulações. O mais curioso nesse caso é que a dor acontece somente em um pé e não tem inchaço e nem sequer qualquer aparência de inflamação. Tomei durante três dias remédio anti-inflamatório, mas o quadro não mudou muito. Bem, não adianta ficar tentando adivinhar o que é... Vamos à quinta para o raio “x” e depois para o respectivo tratamento. Uma coisa é certa, por enquanto os treinos continuam e exceto essa dor tenho me sentido muito bem. Quando não estou com dor tenho conseguido treinar 10km cravado em 1 hora, o que para mim representa conseguir correr em uma prova essa mesma distância em 56 a 58 minutos aproximadamente. Para início de temporada, está bom demais! Tenho usado o método Cooper para analise de minha aptidão física (aliás, faço isso desde dezembro de 2010) e a cada dia sinto que o método realmente funciona. Esse método baseia-se no cálculo de uma pontuação em relação à quilometragem rodada versus o tempo obtido. Vale lembrar que como é um treino para condicionamento físico a pontuação diminui quando o tempo treinado para o mesmo percurso diminui. Existem duas fórmulas que devem ser usadas: 1ª) para quando você consegue rodar com velocidade abaixo de 9,70Km/h: ((23,176*Km rodada)/(tempo obtido em minutos na Km rodada)+0,6215)*(Km rodada)-1 e outra para quando você rodar acima de 9,70Km/h: ((15,45*Km rodada)/(tempo obtido em minutos na Km rodada)+0,6215)*(Km rodada)-1. Em todas as duas fórmulas você deve enquadrar o resultado obtido na tabela a seguir para conhecer sua aptidão física.


Vale ressaltar que no livro de Kenneth Cooper você aprende que antes de iniciar esse treinamento deve fazer o Teste de Cooper para poder após elaborar a planilha de treinamento de acordo com a sua atual condição de treinamento. Tudo isso fica muito fácil de fazer se trabalhado numa planilha Excel. Em 2012 já foram 36 treinos e um total de 345,17Km percorridos até a presente data. Abaixo estarei colocando alguns gráficos que tenho elaborado com relação aos meus treinos no ano de 2012.


















Abraços

Marildo Nascimento

terça-feira, 3 de abril de 2012

GOLDEN FOUR ASICS – BELO HORIZONTE – MG – Uma boa prova!



Amigos da equipe 4 corredores estive em Belo Horizonte neste dia 01/04 participando da primeira etapa do Golden 4 Asics Brasil. Já tinha ouvido falar muito bem desta prova (são 4 etapas – BH – Rio – SP e Brasília) no ano passado e este ano queria conferir de perto. Embarquei para BH no sábado pela manhã e por volta das 10:00hs já estava em Confins. Uma dica; o sistema de transporte de ônibus Confins – BH funciona muito bem.

Você vai até o bairro de Lourdes (bairro central) com fácil acesso a tudo e por um preço muito atrativo (20,00 reais). Da estação final do ônibus até o hotel onde fique (o mesmo que havia ficado em dezembro na Volta da Pampulha, não andei mais que 500 mts ), tudo muito fácil.


No sábado á tarde fui buscar o Kit, e aí já começa o “enrosco”. Belo Horizonte continua uma cidade em obras ( Copa do mundo - 2014) e para chegar ao local foi complicado. O lugar de entrega era na Pampulha mesmo (a prova foi lá também).


A organização montou uma tenda de entrega e uma feira da Asics na barragem da Pampulha, que seria também o local de largada da prova no domingo. O kit foi o de sempre, material informativo, alguns brindes, mas o que chamou a atenção foi a camiseta. Muito boa e você tem a opção de personalizar com seu nome ou outra coisa que queira (bem interessante a ideia). Voltei para o hotel mais facilmente pois o transito já havia melhorado e depois fui jantar uma boa massa.


Dormi cedo e as 4:45hs o despertador tocou (havia combinado com o taxista as 5:30hs pois a largada da prova seria as 7:00). Cheguei no local por volta das 6:00hs. Tudo organizado e montado. A largada é dividida por grupos de tempo, você informa seu tempo na inscrição e recebe um numeral com a cor correspondente, desta foma você só tem acesso ao seu pelotão de largada. A prova é pequena, deveríamos ter por volta de 1 mil participantes (lembra um pouco o Santista de pedestrianismo). Os pelotões são divididos em Elite A e B e tempos – 1h40min- 1h50min- 2h e acima de 2h15min.. Estava no pelotão de 1h50min, pois meu tempo informado foi de 1h45min.


Pontualmente as 7:00hs largamos, rapidamente passei pela linha de largada e já comecei a correr. De saída levei o ritmo junto com os puxadores do pelotão de 1h e 40min. . Estes puxadores, no caso 2 triatletas, correm com uma identificação na camiseta e com balões de gás pendurados identificando o tempo previsto, assim você não os perde no meio do pessoal. Outra coisa, eles correm incentivando e “cantando” o tempo por Km (estavamos rodando a 4`43`` por Km). Conseguir ir junto com eles até o Km 10, depois diminui meu ritmo para completar a prova com segurança. Durante o percurso tudo é muito bem sinalizado, cada Km marcado tem um relógio com o tempo de prova.


Fiscais e pessoal de apoio por todos os lados. Agua e isotônico a vontade a cada 3 km. Um problema, os buracos na Pampulha parecem que aumentaram (cada cratera). O trajeto é praticamente plano, pequenos trechos de subida mas nada que comprometa. As 8h e 46 min., já debaixo de um sol forte finalizei a prova com 1h e 46min., dentro do tempo que havia programado. No final algumas boas surpresas: a medalha é muito bonita, isotônico para repor o que foi perdido, sacola com lanche, toalha para o rosto.


Finalizado a prova, voltei para o hotel e ainda deu tempo de tomar o café da manhã. Embarquei de volta para SP em um vôo cheio de participante e para minha agradável surpresa ao meu lado veio um perfeito representante das Minas Gerais; Samuel Rosa vocalista da banda mineira Skank. Aos amigos, recomendo a prova (teremos uma etapa em SP no mês de agosto).


Uma boa opção com corredores de bom nível e boa organização.
Por José Luiz Portolez
Associação 4 corredores

sexta-feira, 30 de março de 2012

MEIA MARATONA DE NOVA YORK


Férias marcadas resolvi me aventurar na Meia Maratona de Nova Iorque, algo totalmente inédito para mim, pois além de ser minha primeira corrida internacional também foi minha primeira meia maratona.

Comecei os treinamentos num ritmo confortável, pois meu objetivo era completar a prova com boa disposição. Chegando em NY fui pegar o kit da corrida junto com o pessoal da Kamel, que foram super atenciosos e prestativos em todo instante.

A retirada do kit estava super organizada, pegamos a número e o chip, depois a camiseta e por fim a sacola que seria utilizada para guarda volumes. Havia uma pequena feira no local, mas o mais legal da feira é que ganhamos 20% de desconto em compras na Paragon, uma gigante loja de esportes que ficava a 2 quadras do local.

Essa loja tinha de tudo... realmente é uma tentação para qualquer esportista e ainda mais com 20% de desconto..rs Como estava um pouco preocupado com o frio de NY resolvi comprar um casaco térmico para não passar tanto frio na corrida, pois a largada seria as 7:30h da manhã. Após isso, foi só esperar o dia da corrida...aproveitei para conhecer todos os pontos turisticos de NY, inclusive fiz um pequeno e humilde guia para quem quiser se aventurar por NY não ficar tão perdido, quem quiser é só me pedir!

Na noite antes da corrida jantei uma boa massa, preparei tudo para o grande dia e fui dormir bem cedo, pois o guarda volumes fechava as 6:40. As 5:30 já estava de pé e bem ansioso, pegamos o metro até o Central Park e para deixar a sacola com um casaco e bermuda no guarda volumes, que por sua vez foi bem organizado!

Foram preparados diversos ônibus separados pela numeração dos atletas para deixarmos nossos kits, tudo muito bem sinalizado, organizado, de fácil acesso, sem filas e sem tumulto. Após isso, já fomos para a largada que também estava bem sinalizada e de fácil acesso, agora era só esperar a largada! Quando eu estava passando pela largada o pelotão de elite estava cruzando os 10km, foi quando vi o nosso grande Marilson dos Santos bem no meio desse pelotão, ai foi a hora do meu momento de tietagem, "Bora Marilson, vamos levar essa meia maratona pro Brasil" eu disse em meio a multidão, com certeza ele nem ouviu, mas valeu a intenção! rs

Comecei super animado, deixei a ansiedade de lado e fui curtindo a paisagem do Central Park, por onde se passaram os primeiros 10km da prova, até lá eu estava super bem e confiante que iria atingir meu objetivo que era completar a prova com sucesso. Após sair do Central Park a corrida seguiu pela Time Square, ali foi sem dúvidas o alge da prova, pois tinha muita gente incentivando, gritando e animando os corredores, inclusive muitas bandas também, e tudo isso naquela bela vista da Time Square, foi nessa hora que bateu aquela empolgação e sensação de alegria por estar lá, mas ainda restavam 10km.

Seguimos até o final da rua 42th e prosseguimos beirando o rio Hudson, onde o vento gelado começou a incomodar um pouco, mas logo o corpo foi se adaptando. Chegando as 18km senti um certo cansaço, mas fui em frente empurrado por toda aquela gente nas ruas incentivando e os próprios corredores gritando o tempo todo e motivando a galera.

Quando fui me aproximando dos últimos 500m saquei a bandeira do Brasil do bolso e ergui a mesma com o maior orgulho de estar lá concluindo a minha primeira meia maratona e mais orgulhoso ainda por estar celebrando isso com a bandeira do nosso país maravilhoso!!!

Por fim completei a prova em 1h52m.Dai pra frente foi só alegria e festa com os milhares de brasileiros que fui encontrando pelo caminho.

Essa foi a minha jornada na Meia Maratona de Nova Iorque, espero poder voltar no próximo ano e se possível incentar os nossos amigos a embarcar nessa!!!

Obs:Mais fotos dessa jornada em nosso site www.4corredores.com.br em breve!

Abraços,

Bruno

quinta-feira, 22 de março de 2012

10Km em Cabreúva

Este final de semana (18/03) estive junto com minha esposa participando da prova de pedestre de Cabreúva em comemoração aos 153 anos, cidade que fica cerca de 50 minutos da capital. Saímos cedo no domingo e partimos para mais essa brincadeira saudável antes do inicio do campeonato Santista, estava um dia muito bonito, fomos pela rodovia dos Bandeirantes até Jundiaí a onde pegamos a BR que leva ao Distrito de Jacaré que fica a uns 13 quilômetros do centro da cidade de Cabreúva a onde aconteceu a corrida .

Um lugar muito tranqüilo. Cidade que tem uma população estimada de 41.643 habitantes.

Por voltas das 7 horas já estavamos no palco do evento, e podemos observar os atletas da cidade e de toda região chegando com muito entusiasmo para essa corrida.

A entrega do chip eletronico foi no Ginásio Municipal Dr. Ulisses Guimarães, um local muito bonito, ao lado de um belo campo de futebol, uma boa estrutura para os participantes, com vestiários, banheiros, agua , otima recepção pelos organizadores do evento.

A corrida começou no horário, saindo primeiro atletas femininos e logo apósos atletas masculinos, a largada foi em uma subida de cerca de 400 metros logo veio uma bela descida , o percurso me supreendeu pois foi misto, ou seja, logo após essa descida, acabou o asfalto e entramos em uma estrada de terra, dentro de uma mata com visual muito bonito, passando por chacaras, pequenas cachoeiras, riachos, e muita subida , no quilometro sexto passei pelo segundo posto de agua, e pude notar as dificuldades de muitos atletas que já estavam caminhando, segui em frente , no quilometro oitavo terminou a estrada de terra e entramos novamente na cidade , estava em um ritimo legal, pois correr em contato com a natureza é muito gratificante e saldavel, logo avistei e cruzei a linha de chegada de mais uma corrida.
Voltei um pouco para encontrar a Lucia que também estava participando e seguimos junto até cruzar a linha de chegada.

Ela, feliz por terminar mais este desafio. O vencedor masculino desta prova foi o atleta José Rodrigues da Fonseca com o tempo de 00:30:03 e o feminino Marizete de Paula Rezende com o tempo de 00 36:16.
Em resumo, foi uma prova de 10 km diferente pelo fato do percurso ser de quase 7 km em estrada de terra, aconselho aos amigos que gostam de desafio a conferirem em sua próxima edição em 2013




Abraços
Celso Xavier