segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Primeiro Longão de 14 km do ano, rumo a Meia Maratona de Praia Grande.

A Meia Maratona de Praia Grande será realizada no dia 20/09 e para que eu possa correr essa prova sem nenhum tipo de problemas estou fazendo um treinamento de acordo com as minhas atuais condições. Vale lembrar que estive por quatro anos com sérios problemas no pé direito e que fui desaconselhado a correr por diversos médicos, até que eu encontrei um que me disse que iria me colocar em forma e isso está sendo feito. Hoje, não sinto dor alguma no pé e em nenhuma parte do corpo, entretanto, vejo tudo isso com muita cautela e medo de que tudo possa voltar... Sendo assim, venho treinando baseado nos resultados que analiso constantemente e ajusto minhas planilhas para que os treinos sejam feitos de forma gradativa e lenta para que o corpo reaja e aceite as ideias que estão em minha cabeça. Uma coisa é certa... Cabeça e corpo atualmente estão em descompasso. A cabeça está a mil, sonha muito e quer que eu realize uma serie de provas, já meu corpo reage a tudo isso e me diz que tem 57 anos e que preciso cautela para que os sonhos se realizem. Desta forma, entendo bem o que o corpo fala e ajusto-o as vontades de minha cabeça para que eu possa realizar tudo o que gosto e quero! Bem, mas vamos ao treino desse domingo... Combinei com meu primo Dinho e com o amigo João Paulo que faríamos 14 km com largada da porta de minha casa no domingo com saída às 8hs. Encontrar-nos-íamos pelo caminho e isso foi feito. Dinho eu encontrei em frente ao canal 7 e o João Paulo nós encontramos em frente ao canal 3. A participação deles é fundamental, pois eles me distraem e nem consigo lembrar quantos Kms já corri. O bacana é que conseguimos conversar quase todo o trajeto e isso representa que nossa respiração e frequência cardíaca estavam adequadas para o exercício. A proposta não é fazer em velocidade e sim, de maneira a obter condicionamento que faça com que a participação em 21 km seja agradável. É lógico que se der para fazer em menor tempo, vamos tentar, mas o importante é fazer sem se sentir mal ou dores pelo corpo. Tanto, a velocidade como o ritmo e a frequência cardíaca esteve de acordo com o planejado. O treino serviu também de forma a aumentar a confiança de que posso realmente correr distâncias maiores que 10 km sem que sinta dores no pé ou mesmo no corpo. Em agosto terei os 7 km Transbrasa no dia 09/08 e a 2ª Etapa do Santista – 10 km dia 16/08, sendo assim, nada de longões até o dia 23/08. A fim de ajustar solicitações de meu corpo reduzi o número de treinos na semana que agora passam a ser três e não mais quatro como antes. Entretanto a Km será maior que a do mês anterior. Não terei treinos menores que 8 km e esse serão os treinos de velocidade, onde me esforçarei para que a velocidade seja maior e se possível o ritmo seja abaixo de seis por minuto a cada Km. O sonho da Maratona continua muito vivo e a escolha já foi feita... Será em 2017 em San Juan – Porto Rico (março) http://www.active.com/san-juan-pr/running/races/puerto-rico-marathon-and-half-marathon-2015 e para isso vou continuar treinando esse ano e em 2016 de forma a aumentar a Km sem que eu me machuque novamente. Vamos com muita calma, pois o projeto é a 1ª Maratona aos 60 anos e em razão de meus problemas de saúde (diabetes, colesterol, triglicérides e etc...) isso terá de ser feito com muita responsabilidade. Hoje posso garantir que tudo está dentro do planejado e os resultados são bastante surpreendentes. Agora é preciso ter calma para não estragar tudo!


Abraços
Marildo Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um Comentário Legal