quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Nascido para Correr – Parte II


Pessoal, depois da leitura desse livro do autor Christopher McDougall, estou refletindo sobre diversas situações que eu entendia serem verdades absolutas e que agora já não as vejo dessa forma.
Abaixo vou transcrever mais algumas citações que me deixaram realmente abismado:
1. A pronação virou um palavrão, mas é apenas o movimento natural dos pés. Nosso pé precisa fazer esse movimento. (Gerard Hartmann – Terapeuta Físico Irlandês)
2. Sobre uma superfície dura, seus pés vão esquecer rapidamente os hábitos que adquiriu por causa do uso dos calçados e mudar para o modo “autodefesa”: você se percebe “pousando” sobre a parte externa do pé, depois transferindo a força do dedo mínimo até o dedão até sentir o pé totalmente plano. Isto é a pronação: uma “virada” suave e com capacidade de absorver choques que permite “condensar” a curvatura do pé. (Gerard Hartmann – Terapeuta Físico Irlandês)
3. Pesquisas recentes mostram que os calçados voltados a garantir estabilidade dificilmente reduzem o quadro de fascite plantar e podem até agravar o problema. (Christopher McDougall)
4. Colocar os pés dentro de sapatos é o mesmo que engessá-los. (Gerard Hartmann – Terapeuta Físico Irlandês)
5. Eu estudei mais de cem dos melhores corredores quenianos e uma coisa que eles têm em comum é a incrível elasticidade dos pés, isso se explica pelo fato de ninguém correr com tênis até os dezessete anos. (Gerard Hartmann – Terapeuta Físico Irlandês)
6. Quem caminha descalço recebe um fluxo constante de informação sobre o terreno e sobre a forma de se relacionar com ele. (Dr. Paul W. Brand – Chefe do Setor de Reabilitação do Hospital Norte-Americano de Saúde Pública de Carville – Lousiana)
7. Nós corríamos com tênis de lona. Não tínhamos casos de fascite plantar, nem de supinação ou pronação. Podemos até ter esfolado um pouco a pele na lona dura quando corríamos maratonas, mas, de maneira geral, não tínhamos problemas nos pés. Pagar centenas de dólares pelo últmo tênis com tecnologia mais moderna não é garantia de evitar essas lesões. Pode querer dizer até que você terá esse tipo de problema de um jeito ou de outro. (Arthur Lydiard – Nova Zelândia)
8. Se você não chegar a uma resposta para os seus problemas depois de uma corrida de quatro horas, é porque o seu problema não tem solução. (Christopher McDougall)
9. A razão por que competimos não é apenas para ver quem ganha, mas realmente estar com o outro. (Scott Jurek – Corredor e Atleta)
10. Lição nº 1 – Não tente brigar com o terreno. A lição nº 2, referindo-se ao modo de correr, “é pensar: fácil, leve, suave e rápido”. Não se preocupe com o último aspecto porque, quando dominar os três primeiros, você será rápido. (Caballo Blanco – Corredor)
Bem, não quero de maneira alguma fazer uma apologia ao fato de que devemos correr descalço, entretanto, após pesquisa na internet identifiquei esse endereço eletrônico http://www.vibramfivefingers.com/ e fiquei ainda mais curioso como deve ser a performance de um corredor usando as respectivas sapatilhas de borracha.
Não queria de forma nenhuma ser visto como um incentivador da prática e sim como um curioso que gostaria muito de testar um desses produtos durante uma temporada.
Não deixe de dar sua opinião a respeito, afinal esse assunto não parece ser novo, entretanto, em razão de não termos no Brasil para vender as sapatilhas, as experiências com elas devem ser muito pequenas e sendo assim a conclusão desse assunto deve estar mais do que aberta à discussão.
Abraços
Marildo Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um Comentário Legal