terça-feira, 28 de setembro de 2010

"Nascido para Correr – A experiência de descobrir uma nova vida."

No dia 12 de setembro, passeando pelo shopping Praiamar em Santos com meu filho Pedro acabei por ir parar na livraria Saraiva e após alguns minutos de procura por algum livro voltado a corrida de rua, e encontrei um com o título bem apropriado. “Nascido para Correr” de Christopher McDougall.
Feita a aquisição, comecei a leitura e me surpreendi com o texto bastante agradável e de fácil compreensão. Entretanto ao chegar aos capítulos 25 e 28 fiquei muito surpreso com algumas declarações. Abaixo vou reproduzir algumas para nossa reflexão:
1. Diversos machucados nos joelhos e nos pés que nos castigam são resultado do hábito de correr com calçados que enfraquecem os pés, exigem uma pronação excessiva e forçam os joelhos. Até 1972, quando a Nike inventou os tênis esportivos modernos, as pessoas corriam com calçados de solado fino, tinham pés fortes e apresentavam um índice bem menor de ferimentos nos joelhos. (Daniel Lieberman – Professor de Antropologia Biológica de Harvard)
2. Eu sei que, para uma empresa que fabrica tênis, não é a melhor notícia ouvir que uma equipe patrocinada não usa seus produtos, porém as pessoas correram descalças durante milhares de anos. Acredito que, ao tentar criar essas correções no sapato, há um excesso. Acabamos consertando o que não precisa de conserto. Ao fortalecer os pés correndo descalço, os riscos de lesões no calcanhar e na fáscia plantar seriam reduzidos. (Vin Lananna - Treinador da Equipe de Corrida da Universidade de Stanford)
3. Não importa quem você é e quanto corre: você tem as mesmas chances de se ferir. Não importa se é homem ou mulher, rápido ou lento, desajeitado ou hábil como um cavalo de corridas – seus pés correm perigo.
4. Em um estudo feito em 1993 com atletas holandeses, publicado no The American Journal of Sports Medicine, uma equipe recebeu orientações sobre aquecimento e alongamento, enquanto outra treinou sem nenhuma precaução. Quais foram os índices de ferimentos? Idênticos nos dois grupos. O alongamento se revelou ainda mais grave em uma pesquisa realizada no ano seguinte na Universidade do Havaí: os corredores que se alongavam corriam 33% mais riscos de se lesionar.
5. A Asics gastou 3 milhões de dólares e oito anos para inventar o incrível Kinsei, um tênis que inclui “um sistema de amortecimento e direcionamento de carga” e “unidades de gel de dupla densidade”. É um valor alto para um par de calçados que irá para a lixeira em três meses, mas pelo menos você nunca mais irá mancar. Certo? Errado. Desde os primeiros estudos que fizemos no final da década de 1970, os problemas no calcanhar aumentaram cerca de 10%, enquanto os casos de fascite plantar continuaram no mesmo nível. (Dr. Stephen Pribut – Especialista em Ferimentos e Ex-Presidente da Academia Norte Americana de Medicina Esportiva e Podologia). Coincidência ou não, após ganhar um Kinsei 3 e treinar apenas 6 vezes apareceu um problema em meu joelho esquerdo que perdura por mais de 60 dias.
6. Não há provas de que os tênis de corrida de fato contribuam para evitar machucados. Em uma pesquisa realizada em 2008 para o British Journal of Sports Medicine, o Dr. Craig Richards, pesquisador da Universidade de Newcastle, na Austrália, revelou que não existem estudos conclusivos (nem um sequer) que demonstre que os tênis de corrida reduzem as chances de ferimentos.
Aconselho ainda a todos os amigos a lerem dentro desse mesmo capítulo as 3 Verdades Dolorosas. A de nº 1 “ Os melhores calçados são os piores”, a de nº 2 “Tênis velhos são melhores do que tênis novos” e a de nº 3 e final “Os seres humanos foram criados para correr descalços”. Fiquei bastante surpreso com esse texto que apresenta informações com muita argumentação lógica.
Bem, não vou dizer que apenas em razão dessa leitura vou virar adepto a correr descalço, estou longe disso, entretanto algumas coisas ficaram muito marcadas em minha cabeça até em razão de minha recente contusão e concluí que necessariamente preciso fazer um balanço sobre conceitos que estavam impregnados em minha mente como verdades absolutas e que com certeza não são.

Abraços

Marildo Nascimento

7 comentários:

  1. Amigo Marildo, sugestão aceita de um bom livro recomendado por vc.

    E o joelho, tá melhor, qdo volta?

    Grande abraço , Amigo...

    Nos veremos pelas corridas da vida....

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é realmente muito bom...
    E essa polemica entre correr descalço ou com a ultima geração em tecnologia ainda vai causar muita discussão...

    Ótimo post Marildo...
    Mas e ai te arrisca correr descalço???

    Bjos
    Ju

    ResponderExcluir
  3. Sabia que o meu melhor tempo realizado em uma São Silvestre (uma hora e vinte e oito minutos) foi quando treinei correndo com sapatilha????

    Esse seus comentários, tem lógica!!!

    Abraços

    Wander

    ResponderExcluir
  4. Oi Marildo. Bela sugestão de livro, numa próxima oportunidade irei comprá-lo.
    Bjos,
    Dani

    ResponderExcluir
  5. Conheço o livro. Você corria quase descalço, na época do sprint. Volta pra ele! Abração.

    ResponderExcluir
  6. oi, marildo!!!

    tenho acompanhado essa discussão com muito interesse! afinal, é nosso corpo que está em jogo!
    ainda não me arrisquei a começar... quero primeiro ver a evolução das pesquisas... e também espero que as sapatilhas que apenas protegem os pés cheguem logo por aqui! por enquanto, pra ter acesso a elas só encomendando! e correr descalça mesmo, pesinho no chão, pelos asfaltos das ruas de nosso brasil... sei não!

    bjs

    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Marildo,

    sou suspeito para comentar, não conheço o livro, mas as sugestões dele são no mínimo muuuito discutíveis. Estudo e dou aula de biomecânica do esporte há algum tempo e dentro de todas estas sugestões acredito que a viável é que a industria do tenis falha em alguns aspectos. Agora correr descalço é um grande engano com grande prejuizo (médio e longo prazo com certeza).
    abç.

    ResponderExcluir

Faça um Comentário Legal