segunda-feira, 19 de julho de 2010

Joelho Esquerdo - Um grande vilão!

De repente, vindo do nada, acordei com uma dor no joelho esquerdo que me deixou meio que preocupado. Perdi literalmente a firmeza na perna e os movimentos de rotação ficaram muito doloridos. A sensação era de que havia muita areia dentro do joelho. Sempre me preocupei muito com joelhos e pés, pois entendo serem esses dois os maiores responsáveis por me permitir a correr.
No início pensei ser algo simples e que ia passar e continuei treinando. Resultado: inchaço e muita dor. Consultei uma amiga de minha filha recém formada e o diagnóstico foi artrose. Ressabiado e achando saber mais de medicina que qualquer um, continuei com o tratamento caseiro: pomadinha para tirar dor...
Bem, o tempo foi passando, e as coisas foram piorando, já não treinava mais e até as meias já ficavam difíceis de serem calçadas. Já não conseguia dobrar o joelho e quando andava arrastava o pé ao invés de levantá-lo e o passo era cada vez menor. Na parte traseira do joelho apareceu uma protuberância bastante visível e dolorida. Todos com quem conversava me diziam ser necessário procurar um profissional, pois a coisa não estava nada boa.
Receoso de obter um diagnóstico similar ao já ouvido, ia me arrastando e passando pomadinha...que nada resolvia.
Na quinta feira não mais agüentando de dor resolvi procurar um especialista indicado pelo amigo e funcionário Carlos. Ao chegar ao local o fisioterapeuta se assustou com o que viu, entretanto, me acalmou dizendo que tudo tinha jeito e não seria o meu caso que o faria pensar de forma diferente.
Observou que eu tinha diferenças nos braços e pernas e que o problema estaria na coluna e após algum tempo massageando minha coluna e colocando luz infra vermelha com movimentos profissionais fez estalar minha coluna por diversas vezes, me fazendo sentir uma diferença imensa, até para respirar.
Deitado de bruço começou a fazer uma massagem em minha perna esquerda, para identificar se tratava de alguma contratura ou mesmo uma distenção. Identificou que o inchaço era em uma glândula linfática e com movimentos mágicos conseguiu dissolver o inchaço. Já não sentia mais dor alguma. Entretanto, acho que em razão da dor que ficou em meu subconsciente, ainda tinha um pouco de medo de pisar firmemente. Me recomendou que não fizesse nenhum treino até que as dores sumissem totalmente e se fosse preciso que voltasse na segunda ou terça feira.
Hoje segunda feira, 25 dias sem treinar, estou me sentido 99% recuperado. O joelho já não está inchado, sinto firmeza ao pisar, mas eventualmente sinto uma dor no joelho que ao alongar passa de imediato.
Quero voltar aos treinos, mas vou fazê-lo bem devagar... Devo começar amanhã com uma rodagem bem leve e verificar como o joelho vai se comportar... se sentir alguma coisa paro imediatamente!
Acredito que tudo esteja devidamente solucionado. A razão desse problema só Deus sabe! Pode ter sido tudo, desde a troca do tênis até excesso de treinos, passando ainda por problemas com colesterol, triglicérides e diabetes ou nada disso. O certo mesmo é que já passou e tenho de voltar!
E vou voltar!
Abraços
Marildo Nascimento

OBS: Abaixo foto do amigo Manuel estreando nosso novo uniforme 2010 ao lado de Jorge Ultramaratonista na prova do Rio de Janeiro domingo dia 18/07.


7 comentários:

  1. Caracas Marildo a história do Manuel é fantástica não é qualquer corredor que aguenta isso não, primeira coisa muita gente iria desestimular o Manuel se caso não fez para o parar de correr, pois isso aconteceu comigo a alguns anos atrás em que numa partida de futebol eu quase quebrei a perna e até o médico me disse que não era pra eu correr mais é mole, nem dei ouvido, me tratei, a dor parou e segui em frente correndo e hj já faz 9 anos correndo e muito...Parabéns Manuel pela sua reestréia aqui no Rio de Janeiro, adorei te conhecer, continue firme e siga em frente...

    Boas provas,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  2. Poxa, melhoras pro Manuel...espero que nunca mais tenha que passar por isso, e que na próxima vez não demore tanto pra procurar um médico...
    Boa semana Pra vocês...
    Bjinhos
    Ju

    ResponderExcluir
  3. Pessoal o texto acima não é do Manuel...é meu...risos e ainda não voltei...muitos risos apesar do joelha já estar bem melhor!
    A foto do manuel no Rio serviu apenas para ilustar que mais um dos nossos amigos viajaram ao Rio para correr e se divertir nesse fim de semana.
    Me desculpe Manuel se não me coloquei direito no texto e dei a impressão de se tratar de vc.
    Abraços a todos
    Marildo Nascimento

    ResponderExcluir
  4. Marildo o cuidado com joelho é fundamental, aproveite este momento de retorno e reestabeleça um treino de fortalecimento muscular e alongamento para os membros inferiores. O que o fisioterapeuta fez com você não foi magica não, isso se chama manipulação osteopática. Dá resultado de imediato como o seu, mas precisa aproveitar e manter senão retorna.

    abç.
    José Luiz Portolez - Fisioterapeuta e novo integrante da equipe.

    ResponderExcluir
  5. Pronto e total reestabelecimento, amigo Marildo.
    Votos sinceros do Guilherme.

    ResponderExcluir
  6. Agora que passou pela funilaria, ninguém te segura, hein, comandante? Acho que vou comer poeira sua nas próximas corridas, hehehe...

    Brincadeiras à parte, cuide-se bem, sempre. Bom e gradual retorno ao seu lugar de fato e de direito.

    Abraço!

    Fábio
    http://www.fabionamiuti.hd1.com.br

    P.S.: lindona a camiseta nova, hein?

    ResponderExcluir
  7. ola marildo, acompanho com frequencia seu blog. Estou há 4 meses sem correr, tenho um problema no joelho, condropatia patelar, um fisio falou para eu parar de correr, vc pode me indicar este fisio que ajudou o rapaz deste história ou senão, algum outro profissional que possa me ajudar. qualquer coisa meu email é : maqbaker@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Faça um Comentário Legal