quinta-feira, 29 de julho de 2010

A alegria está de volta!

Em primeiro lugar gostaria muito de agradecer ao amigo Dr. José Luiz Marinho Portolez por toda atenção dada, pelas explicações que procurei me esforçar para entender em minha total ignorância... risos e pelo ensinamento dado que me permitirá me recuperar totalmente da inflamação constatada. Muito Obrigado!
A minha esposa e filhos que vem agüentado a minha rabugice e total falta de controle no que se refere à vontade de voltar a correr rapidamente e queria agradecer também a todos que tem estado aqui nesse blog torcendo muito por mim e pela minha recuperação. Obrigado de coração. Vocês são verdadeiros amigos.
Bem, estive no dia de ontem na Clínica de Fisioterapia da Universidade Santa Cecilia e fui atendido pelo amigo Dr. José Luiz que me examinou e constatou uma pequena inflamação no menisco medial. Nada grave e totalmente reversível. A origem dessa inflamação provavelmente se deu em razão de treinos excessivos e aumento de rodagem sem que houvesse uma progressão lenta. E a sua recuperação se dará com exercícios de reforço muscular e aplicação de gelo.
Abaixo estou colocando um pouco da teoria que me foi explicada, entretanto em razão da complexidade do assunto, creio que o texto abaixo servirá apenas para leigos como eu, entenderem o básico.
“Na anatomia, os meniscos são cartilagens presentes na articulação fêmurotibial (joelho), entre os côndilos do fêmur e da tíbia. Os meniscos têm a função de diminuir o impacto e promover a adaptação (melhorar o encaixe) entre as faces articulares do fêmur e da tíbia.
São dois meniscos, um medial e outro lateral, ambos localizados acima da tíbia. Têm o formato de meia lua, com uma divisão em corno anterior, corpo e corno posterior. Contribuem na estabilidade, sendo um dos complexos estabilizadores, centralizando os côndilos durante os movimentos, evitando sobrecarga do complexo ligamentar.
Distribuem as pressões, fazendo com que o peso corporal não seja transmitido diretamente ao ponto de contato entre o fêmur e a tíbia.
Ameniza as pressões, servindo como uma espécie de almofada, principalmente quando o joelho é submetido a forças excessivas.
Facilitam a nutrição da cartilagem, promovendo uma melhor distribuição do líquido sinovial por toda a superfície da cartilagem articular.
Baseado em exames artroscópicos e pneumoartrográficas, que os meniscos são vascularizados internamente em seu terço justacapsular e desde que se forneçam condições de repouso, os meniscos regeneram. O tecido do menisco regenerado é muito similar ao original, tecido fibrocartilaginoso.
O menisco medial se liga à borda superior do platô por pequenos ligamentos coronários. Estes ligamentos são de difícil palpação; no entanto, quando o menisco se solta (devido à ruptura dos ligamentos coronários), a área da linha articular pode se achar sensível. A margem anterior do menisco medial é palpada com dificuldade, profundamente no interior do espaço articular. O menisco possui alguma mobilidade e, quando a tíbia é rodada internamente, seu bordo medial se torna mais saliente e acessível à palpação; contrariamente, quando se retrai não sendo mais palpável. Quando o menisco se rompe, a área medial da linha articular se mostra sensível à palpação. As rupturas do menisco medial são muito mais freqüentes do que as do menisco lateral.
O menisco lateral é melhor palpado quando o joelho se acha levemente fletido, desaparecendo completamente quando o membro se estende ao máximo. O menisco lateral é preso à borda do platô tibial pelos ligamentos coronários que, quando rotos, levam o menisco a se desprender. Nesta circunstância, a região será sensível à palpação.
Se inserir o polegar firmemente no interior do espaço articular lateral, poderá perceber a margem anterior do menisco lateral. O menisco está ligado ao músculo poplíteo e não ao ligamento colateral lateral, sendo, portanto, mais móvel do que o menisco medial. Talvez devido à sua mobilidade, raramente a área da linha articular lateral se mostra sensível à palpação. Eventualmente, se desenvolve um cisto no menisco lateral, que à palpação se mostra como uma nodulação firme e resistente.
As lesões do menisco medial são 20 vezes mais freqüentes que as lesões do menisco lateral. O menisco medial adere firmemente à cápsula articular e ao ligamento colateral medial, de modo a ficar mais exposto aos traumatismos.
O menisco medial é parte do complexo ligamentar medial, sendo inserido na cápsula em toda a sua extensão, além de apoiar-se sobre uma superfície côncava. Isto permite menor mobilidade durante os movimentos articulares. É considerado o menisco da estabilidade.
LESÕES DE ETIOLOGIA DEGENERATIVA: (meu caso)
São conseqüência dos processos degenerativos articulares decorrentes do envelhecimento ou de seqüelas traumáticas ou inflamatórias. Isto é, desgaste do menisco por hiperuso, torções repetitivas do joelho ou mau alinhamento deste.
Os paciente portadores de lesões degenerativas não sabem precisar o início dos sintomas, a não ser em raros casos de pequenos traumas em flexão que lesam os meniscos degenerados.
Os sintomas são basicamente noturnos. Obrigando o paciente a procurar posição apropriada para conciliar o sono. A atitude em flexão é quase a regra, levando o examinador com freqüência a supervalorizar o varo do joelho examinado. Derrames são freqüentes, pios a meniscopatia degenerativa está freqüentemente associada a lesões condrais. A posição em flexão prolongada é dolorosa, assim como a subida de escadas e rampas. O falseio e o bloqueio são excepcionais.”


Alguns dos exames pelos quais passei no dia de ontem:










Estou desde o dia de ontem, fazendo uma série de exercícios que possibilitarão essa recuperação breve e ainda fortalecendo músculos necessários para a prática da corrida.
Devo voltar muito antes do que pensei... hoje estou bem melhor que ontem e acredito que amanhã estarei melhor ainda... por enquanto preciso apenas de paciência e perseverança.
Abraços
Marildo Nascimento

9 comentários:

  1. Dentro em breve estará nas pistas de novo, amigo Marildo.
    Excelente notícia a do seu breve retorno.
    Boa sorte!
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir
  2. Melhoras Atleta, em breve estrá na correria de volta!
    www.pisadaneutra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Que bom que o problema foi encontrado Marildo, fico feliz e desejando qe o tratamento possa te colocar de volta aos treinos sem dor logo logo,
    Bjinhos
    Boa recuperação
    Ju

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a explicação do problema Marildo. Domingo estamos na corrida.

    abç.

    ResponderExcluir
  5. Olá Marildo! Estou com uma lesão no menisco medial igual a que vc teve, apenas uma inflamação. Gostaria de saber em quanto tempo vc ficou 100% para voltar a correr? Abrços!

    ResponderExcluir
  6. Marildo, estou numa situação identica a tua, Dois médicos mandaran eu fazer a cirurgia, e outros dois não. Eu optei pelo reforço muscular. Podes me dizer como esta indo a tua recupreação neste sentido,? Esta conseguindo correr sem dor?

    ResponderExcluir
  7. Meu joelho começou a doer na quinta-feira, dia 18 de fevereiro de 2015. A dor começou de repente, sem avisar, após eu ficar sentado no sofá de casa e levantar. Fui no ortopedista hoje, e o diagnóstico foi inflamação no menisco. Ele pediu uma ressonância, a qual farei. Marquei outra consulta com um médico já conhecido, para ter mais uma segunda opinão, e mais segurança. Por enquanto estou de molho, descançando ... e quando dá, aplico gelo.

    ResponderExcluir
  8. Olá. Tive acidente no platô tibial. E perdi metade do menisco lateral. Há um ano e meio. Será que voltarei um dia a correr? Dou até hoje o joelho. Meu sonho sempre foi a corrida.

    ResponderExcluir
  9. Olá. Tive acidente no platô tibial. E perdi metade do menisco lateral. Há um ano e meio. Será que voltarei um dia a correr? Dou até hoje o joelho. Meu sonho sempre foi a corrida.

    ResponderExcluir

Faça um Comentário Legal