segunda-feira, 9 de maio de 2011

Treino domingo bastante animador! O bicho está ferido...mas não está morto!

Dia das mães começou com um pequeno treino na orla da praia para desenferrujar os ossos. Depois de 6 dias em total letargia e marasmo, voltei aos treinos logo pela manhã. Havia combinado com meus filhos de comemorarmos o dia das mães almoçando todos juntos no Restaurante Van Gogh e para isso precisava antes queimar algumas calorias uma vez que a alimentação nesse local é preciosa e sabia de antemão que o ganho de peso seria uma certeza.
Mas vamos ao treino. Como me inscrevi para participar da Meia Maratona de Florianópolis que vai acontecer no dia 19 de junho tenho procurado aos poucos aumentar minha capacidade de alcançar maiores distâncias num ritmo considerado razoável para minha idade. Gostaria muito de correr a distância de 21Km num ritmo de 6minutos por quilometro e para isso estou treinando de maneira a aumentar a quilometragem lentamente sem perder esse ritmo. Programei então correr domingo em torno de 11Km.


Acordei por volta das 7horas e 30minutos me arrumei coloquei toda a parafernália que mede distância, tempo, ritmo, batimento cardíaco e etc... e fui a luta. Sai de casa por volta das 8horas com destino a praia. O trajeto seria até o canal 1 com volta até a porta de casa (em torno de 11Km) sem parar de correr. O sol estava fraco a temperatura era ideal para o treino. Quando cheguei à praia para minha surpresa estava se iniciando mais uma ressaca e o mar estava muito alto ocupando bastante espaço da areia, sendo assim optei por fazer o trajeto pelo asfalto.
Ia esquecendo de dizer que voltei a treinar com o Saucony Kinvara e para minha decepção novamente senti dores no calcanhar e tornozelo no início do treino. Creio que o solado deste tênis é muito duro e isso está provocando essas dores. É verdade que quando aqueço as dores somem, mas fica uma preocupação grande com relação ao calcanhar e joelho que muito me deu problemas ano passado. No entanto, é preciso salientar que o tênis é muito leve e razoavelmente confortável.
Vale lembrar que ano passado quando me preparava para minha primeira Maratona ao chegar nos treinos de 14Km meu joelho apresentou problemas de natureza bastante séria (muitas dores e inchaço) o que me deu bastante trabalho para recuperá-lo e adiou meu sonho. Ainda me sinto inseguro com relação a ele apesar de não apresentar inchaço e dores mesmo quando treino como domingo uma distância bastante razoável (11Km).
Comecei a sentir cansaço apenas a partir da volta quando alcançava o 9ºKm e isso me deu uma certa satisfação. Os treinos baseados nos Pontos de Cooper estão surtindo efeito e sinto uma melhora gradativa em meu condicionamento físico. Sei que em razão dos problemas que tive com o joelho, velocidade agora, não é meu forte. O arranque é frágil e sinto que força minhas articulações, sendo assim, procuro compensar isso com um ritmo constante e uma passada ritmada.
Consegui realizar como pretendia o referido treino e não fiquei morto o resto do dia, pelo contrário participei com muita alegria do almoço, que por sinal em razão da data, demorou aproximadamente 2 horas para entrarmos no restaurante e mais aproximadamente 1hora e meia para ser servido. Mas nada disso tirou a nossa alegria por poder estar ali com minha esposa e filhos reunidos. Nessas horas é que sentimos o quanto é importante termos uma família e estarmos ao lado de pessoas que amamos. Um beijão Wilma você merece tudo isso! Um grande abraço também em todas as mães, por esse dia tão agradável e bonito. A minha mãe que não está mais conosco... lembranças de uma fase de minha vida de muitas realizações que jamais vou esquecer, além de muito agradecimento por tudo que você fez por mim!
Domingo tem 10Km A Tribuna e estou preocupado pois minha filha Patrícia se inscreveu e está sem treinar há muito tempo. Tenho receio de que ela possa ter problemas durante a corrida. Estou tentando convencê-la a participar como caminhante, mas até agora ainda não consegui. Não gosto desse pensamento em pessoas que acham que podem conseguir correr sem treino, normalmente as coisas não acabam bem... vou continuar insistindo pelo menos para que ela durante a prova desista caso sinta alguma coisa diferente, principalmente se estiver fazendo calor.
Abaixo estou colocando algumas figuras que demonstram exatamente como foi meu treinamento.






Abraços


Marildo Nascimento

3 comentários:

  1. Belo treino, comandante Marildo, parabéns por ele! Siga aí firme, "pavimentando" o caminho até Floripa e sempre se cuidando muito bem.

    Abraço!

    Fábio

    ResponderExcluir
  2. Boa, Marildo!
    Legais o treino e o almoço em família.
    Boa preparação para a meia de Florianópolis.
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir
  3. Está um garoto! Parabéns pelo excelente treino. Grande abraço.

    ResponderExcluir

Faça um Comentário Legal