terça-feira, 28 de dezembro de 2010

PROGRAMA AERÓBICO PARA O BEM ESTAR TOTAL – K.COOPER

NECESSIDADE BÁSICA Nº 01 – EXERCÍCIO AERÓBICO

A expressão “exercícios aeróbicos” refere-se às atividades que exigem oxigênio por períodos prolongados e exercem tal demanda sobre o corpo de modo a obrigá-lo a aumentar sua capacidade de oxigenação. Os exercícios aeróbicos produzem alterações benéficas nos pulmões, coração e sistema vascular. Exercícios regulares do tipo aeróbico aumentam a capacidade do corpo para movimentar o ar para dentro e para fora dos pulmões; o volume de sangue aumenta e ainda fazem com que o sangue fique mais bem capacitado a transportar oxigênio.
Os exercícios aeróbicos geralmente implicam em atividades de resistência que não requerem velocidade excessiva.
Segundo Cooper, a menos que uma pessoa esteja treinando para maratonas ou outros eventos competitivos, é melhor limitar a corrida a cerca de 18 a 24 quilômetros por semana. Mais que isso aumentará a incidência de contusões nas articulações e nos ossos, bem como outros problemas; por outro lado uma quilometragem menor não conseguirá a almejada melhoria corporal.
Conclui ainda que se você está correndo mais de 24 quilômetros por semana, está correndo para algo mais que aptidão física e equilíbrio emocional, bem como a boa saúde e aparência que os acompanham. Se você corre quilometragem maior, pode estar se preparando para uma competição ou querendo provar algo a si mesmo, mas não está correndo para conseguir aptidão física básica.
Ressalta também que é provável que a carência de atividade física determine um teto relativamente baixo em seu potencial para o desenvolvimento de outras atividades da vida e que o exercício ajuda o indivíduo a desenvolver ossos mais fortes, uma atitude mental mais positiva, melhor circulação sanguínea e maior proteção contra doenças cardíacas. Portanto, ao começarmos a recuperar parte de nossa atividade física nossos corpos e mentes passam a funcionar de maneira diferenciada e adequada a busca do bem estar total.

Comentários Particulares:
Como todos já devem saber, eu corro desde o ano de 2000 quando descobri que tinha colesterol e triglicérides alto e posteriormente diabetes. Tenho tentado todo tipo de tratamento e os resultados mais significantes foram obtidos quando conciliei atividade física e medicamentos. Tenho tido momentos de controle e descontrole das referidas taxas, mesmo com acompanhamento médico constante. Entretanto, nunca segui um Programa de Treinamento que pudesse me fazer entender a necessidade de combinar outros fatores muito importantes para conseguir alcançar o bem estar total. Quando você inicia na corrida algumas variáveis surgem inesperadamente do tipo física (conhecer seus limites, superação, pêso) e mental (ego, sentimento de poder, decepção) e que com o passar do tempo vão perdendo seu valor ficando somente a vontade de possuir uma saúde que possibilite disposição para a prática de atividades da vida profissional e familiar com a energia necessária. Sentir-se sempre disposto e ativo são as principais virtudes de se praticar uma atividade física. Sendo assim, vou postar em breve a necessidade básica de nº 02 – Um Plano de Alimentação e a de nº 03 – Equilíbrio Emocional. Vou ainda fazer comentários a respeito de meus treinamentos e como estou me sentindo em relação a essa atividade agora relacionada com alimentação e controle de estresses e tensões. Não espero que o resultado surja em uma semana. Sei que será preciso algum tempo para que eu observe mudanças em minha condição física ou mesmo de saúde. Entretanto, entendo ser hoje o melhor caminho para uma melhoria em meu estado de saúde que após 07 anos de prática esportiva começa a apontar problemas em razão de possíveis excessos ou erros na sua execução. Estarei registrando todos os resultados dos exames feitos e dos treinamentos para possível acompanhamento médico e correções caso sejam necessárias.
Planilha de Treinamentos

Após a 1ª semana de treinos até me razão do natal me considero satisfeiro com o resultado de minha avaliação física semanal. Me senti muito cansado em razão de ter dormido muito tarde na sexta para sábado e em razão das visitas em casa de familiares não corri no sábado e no domingo (primeiro dia da 2ª semana).
Abraços
Marildo Nascimento

Um comentário:

Faça um Comentário Legal