quarta-feira, 31 de outubro de 2012

5ª Etapa do Campeonato Santista - Tendinite a saga continua!



Aconteceu dia 14 de outubro. Estou bastante atrasado com relação a esse relato em razão de uma tendinite calcânea que está me deixando completamente alucinado. Perdi minha motivação para escrever em razão de não poder correr e estar completamente parado. Para falar a verdade na 5ª Etapa participei e minha experiência foi muito negativa. Até o 5º Km consegui ir (meio que de qualquer jeito) entretanto até em razão de eu não estar treinando a coisa pegou... as dores começaram de maneira mais forte que me impediam de pisar corretamente fazendo desta forma que eu corresse com o corpo totalmente fora do centro (torto) e com uma expressão facial que fazia com que os amigos que passavam por mim me aconselhassem a parar. Mas fui até o final teimosamente. Fui ultrapassado por tudo e por todos... No período da tarde fiquei com dores muito fortes e não podia sequer colocar o pé no chão... gelo e calminex nele fizeram com que melhorasse... Entretanto, como burrice tem tamanho, de lá para cá não coloquei mais o tênis e sequer pensei em exercício... abandonei tudo... até a musculação. Pretendo voltar agora no mês de novembro para a musculação, mas correr só quando não estiver sentindo nenhuma dor no calcanhar. Isso é uma promessa!
Bem quanto à corrida do dia 14/10, posso dizer que com a falta do amigo Clayton em razão de uma contusão na panturrilha a rapaziada estava toda animada para alcança-lo em nosso campeonato interno. Era a chance da rapaziada! E não deu outra, o pessoal mandou ver e isso fez com que a nossa classificação fosse toda alterada. Esse é o terceiro ano que promovemos o Troféu “Destaque do Ano” e a moçada leva muito a sério essa disputa. Nossa intenção quando elaboramos esse campeonato interno era apenas motivar as pessoas a treinarem, mas não só isso aconteceu... houve uma integração maior e a rapaziada vem a cada dia melhorando seus desempenhos.
Desta vez o amigo Bruno encabeçou a Equipe com um tempo de 38m e 32s e o amigo Aldebaran veio logo a seguir com o tempo de 38m e 38s. Todos completaram a prova de maneira adequada e muito feliz com seu tempo e desempenho. Você pode ver esses tempos acessando nosso site www.4corredores.com.br na página “Troféu Destaque do Ano”. A rapaziada compareceu em peso em nossa tenda e mais uma vez houve o apoio do pessoal da fisioterapia e de nossa amiga Talita na massagem. Wandyck mais uma vez pegou o 5º lugar na sua categoria e foi premiado pela organização com o tempo de 58m e 06s cravados.
Tivemos ainda a estréia dos amigos Roberta e Marcelo que conheceram de perto as dificuldades para correr 10Km sem treinar. Apesar de tudo estavam muito contentes e prometendo voltar na 6ª Etapa mais bem preparados. Ao final da prova fizemos o sorteio de 2 pares de tênis Sprint e os ganhadores foram a Roberta e o Leandro. 
Fotos desse evento já se encontram em nosso site www.4corredores.com.br na página “Fotos”.
Dia 04/11 acontecerá à última etapa do campeonato santista e dia 11/11 faremos nossa festa de confraternização na Cantina Molise em Santos. Esse ano como novidade teremos em nossa confraternização um pocket show de 1 hora com o grupo “Primatas”. Estaremos ainda recolhendo doações para a Entidade de Educação Especial “Walter Bergamo”. Quem puder doar alimentos não perecíveis do tipo arroz, feijão ou macarrão ajudará muito. Ano passado doamos em torno de 80kg de alimento, vamos ver se essa ano superamos essa marca. Os convites para a festa em número de 60, estão sendo vendidos a R$ 50,00 cada e serão entregues em nossa tenda no dia 04/11 após a etapa do santista.
Abraços
Marildo Nascimento

terça-feira, 9 de outubro de 2012

98 BEACH RUNNING - SANTOS



Acabei de fechar mais uma vez parceria com o pessoal da YPS Eventos e Promoções e desta forma nossa Equipe de Corredores de Rua já tem disponibilizado 06 inscrições cortesia que serão sorteadas aos interessados no dia 04/11 após a 6ª Etapa do Campeonato Santista em nossa tenda. Para participar basta  deixar uma mensagem ao final desse texto, até o dia 31/10, dizendo que está afim de participar da corrida noturna mais irada do litoral!
Não deixe de participar! Mas lembre-se, você só pode participar dessa promoção se você for membro de nossa associação!
Data da Prova: 01/12/2012 com largada as20h e 30m.
Local de Concentração: Parque Municipal Roberto Mário Santini "Emissário Submarino" em Santos -SP
Vamos formar um grupo representativo e participar dessa prova que será uma grande festa! Se você não é associado e quiser participar tem 3 (três) alternativas para se inscrever:
1)Loja KNC
Endereço:  Av. Francisco Glicério 121, ao lado da Pizzaria Paola
2)De 2ª a 6ª feira das 10h00min as 19h00minh
Aos sábados das 10h00min as 19h00minh
On line pelo site
3)Por depósito bancário através das informações obtidas pela organização.
telefone: (13) 9124.7183 - 9182.6726 - 9727.4809 - 9633.6292
Abraços
Marildo Nascimento

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Tendinite Calcânea - A saga!



Bem amigos como vocês já sabem venho sofrendo de uma tendinite calcânea em meu pé direito há aproximadamente 06 meses. Somente agora em 04/08 resolvi literalmente parar de correr e iniciar um tratamento sério com fisioterapeutas e com uma médica reumatologista. Vale dizer que de todas as minhas contusões nesses quase 10 anos que venho correndo essa me parece a mais difícil de curar. Sendo assim a fim de alertar os amigos corredores resolvi escrever alguma coisa a respeito disso com o intuito de ajudar quem ainda não sofreu essa contusão e evitá-la e ou mesmo alentar aqueles que estão com o mesmo problema salientando que apesar de difícil não é impossível se livrar dela, é preciso apenas muita paciência e dedicação. Recebi alta nesta sexta feira e me foi aconselhado a reiniciar os treinos com muita calma procurando apenas me divertir, sem me preocupar com distância, velocidade e etc.. ou seja, apenas treinar sem compromisso!
Encontrei, após alguma pesquisa, algo sobre o assunto e vale a pena ser lido:
 “Os tendões do corpo humano são formados por tecido fibroso, composto primeiramente por colágeno, que conecta o músculo ao osso, sendo responsável pela transferência de força entre os dois gerando o movimento da articulação. A tendinite do tendão de Aquiles é uma das lesões mais comuns aos atletas e pessoas que praticam esportes de forma intensa. O tendão de Aquiles é o mais potente do corpo humano. A Tendinite Calcânea é um distúrbio inflamatório, e pode ser dividido em: Paratendinite, isto é, inflamação do paratendão ou do tecido que circunda o tendão, e Tendinose, que resulta em rupturas nas fibras do tendão.O desenvolvimento da lesão é quase sempre gradativo e a longo prazo. As atividades repetitivas de sustentação de peso, como a corrida ou treinamento físico, em que a duração e a intensidade aumentam muito rapidamente, com tempo de recuperação insuficiente, pode piorar o distúrbio. O uso de calçados inadequados à prática esportiva pode ser um elemento que pode desencadear a tendinite. Vemos, também, que uma biomecânica alterada, tanto na corrida, como na marcha ou nos saltos, motivam o aparecimento da lesão. Por isso, é necessário corrigir o movimento da corrida, da passada, do ritmo, do contato inicial com o solo. Observar a boa execução técnica do movimento, sem dúvida, minimiza o risco de lesões. Outros aspectos a serem considerados e que aumentam a força de tensão no tendão são:  
Pronação excessiva da articulação subtalar (talus e calcâneo, ossos do tornozelo), com concomitante rotação interna da perna;
Antepé varo (para fora);
Tíbia vara;
Anteversão do fêmur (para frente).
A diminuição da flexibilidade nos músculos da panturrilha aumenta a pronação da articulação do tornozelo, podendo levar à tendinite. Caso o atleta continue a treinar ou competir, o tendão ficará mais inflamado e a musculatura da panturrilha ficará menos eficiente. Geralmente, observa-se, como queixa principal dor generalizada e de rigidez ao redor da região do tendão de Aquiles, que pode se localizar da inserção final no calcâneo até 2 a 6 cm acima. Inicialmente, os sintomas podem ser ignorados pelo atleta, que podem estar presentes no início da atividade e cederem ao longo da realização da mesma. Os sintomas podem progredir para rigidez matinal e o desconforto na marcha e após períodos prolongados de permanência na posição sentada. Outra consideração relevante é que o tendão pode estar quente e doloroso à palpação, assim como espessado, o que é um indicativo importante de lesão crônica. Pode haver crepitação durante movimentação ativa e a dor será produzida com flexão dorsal passiva. Existirá sempre uma dor inflamatória persistente que dificilmente cederá ao repouso. Pode aparecer, ainda, um leve edema ao redor do tendão em consequência do processo inflamatório. A corrida em aclives ou exercícios físicos em subidas acentua o problema.A melhor maneira de prevenir essa lesão é fazendo um bom alongamento dos músculos das panturrilhas e tendões Calcâneos antes e depois do exercício. Além disso deve-se observar as seguintes práticas: 
usar tênis adequado ao seu tipo de pisada;  
evitar progressão excessiva da quilometragem de treino (aumente no máximo 10% por semana);  
evitar percursos muito longos e com muitas subidas;  
diminuir peso corporal.
Quando esses tendões ou esses músculos estão tensos, deve-se fazer o alongamento duas vezes ao dia. Se houver tendência a desenvolver tendinite no local, deve-se evitar exagerar nas corridas ascendentes (em subida).

Abraços
Marildo Nascimento