quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Nascido para Correr – Parte II


Pessoal, depois da leitura desse livro do autor Christopher McDougall, estou refletindo sobre diversas situações que eu entendia serem verdades absolutas e que agora já não as vejo dessa forma.
Abaixo vou transcrever mais algumas citações que me deixaram realmente abismado:
1. A pronação virou um palavrão, mas é apenas o movimento natural dos pés. Nosso pé precisa fazer esse movimento. (Gerard Hartmann – Terapeuta Físico Irlandês)
2. Sobre uma superfície dura, seus pés vão esquecer rapidamente os hábitos que adquiriu por causa do uso dos calçados e mudar para o modo “autodefesa”: você se percebe “pousando” sobre a parte externa do pé, depois transferindo a força do dedo mínimo até o dedão até sentir o pé totalmente plano. Isto é a pronação: uma “virada” suave e com capacidade de absorver choques que permite “condensar” a curvatura do pé. (Gerard Hartmann – Terapeuta Físico Irlandês)
3. Pesquisas recentes mostram que os calçados voltados a garantir estabilidade dificilmente reduzem o quadro de fascite plantar e podem até agravar o problema. (Christopher McDougall)
4. Colocar os pés dentro de sapatos é o mesmo que engessá-los. (Gerard Hartmann – Terapeuta Físico Irlandês)
5. Eu estudei mais de cem dos melhores corredores quenianos e uma coisa que eles têm em comum é a incrível elasticidade dos pés, isso se explica pelo fato de ninguém correr com tênis até os dezessete anos. (Gerard Hartmann – Terapeuta Físico Irlandês)
6. Quem caminha descalço recebe um fluxo constante de informação sobre o terreno e sobre a forma de se relacionar com ele. (Dr. Paul W. Brand – Chefe do Setor de Reabilitação do Hospital Norte-Americano de Saúde Pública de Carville – Lousiana)
7. Nós corríamos com tênis de lona. Não tínhamos casos de fascite plantar, nem de supinação ou pronação. Podemos até ter esfolado um pouco a pele na lona dura quando corríamos maratonas, mas, de maneira geral, não tínhamos problemas nos pés. Pagar centenas de dólares pelo últmo tênis com tecnologia mais moderna não é garantia de evitar essas lesões. Pode querer dizer até que você terá esse tipo de problema de um jeito ou de outro. (Arthur Lydiard – Nova Zelândia)
8. Se você não chegar a uma resposta para os seus problemas depois de uma corrida de quatro horas, é porque o seu problema não tem solução. (Christopher McDougall)
9. A razão por que competimos não é apenas para ver quem ganha, mas realmente estar com o outro. (Scott Jurek – Corredor e Atleta)
10. Lição nº 1 – Não tente brigar com o terreno. A lição nº 2, referindo-se ao modo de correr, “é pensar: fácil, leve, suave e rápido”. Não se preocupe com o último aspecto porque, quando dominar os três primeiros, você será rápido. (Caballo Blanco – Corredor)
Bem, não quero de maneira alguma fazer uma apologia ao fato de que devemos correr descalço, entretanto, após pesquisa na internet identifiquei esse endereço eletrônico http://www.vibramfivefingers.com/ e fiquei ainda mais curioso como deve ser a performance de um corredor usando as respectivas sapatilhas de borracha.
Não queria de forma nenhuma ser visto como um incentivador da prática e sim como um curioso que gostaria muito de testar um desses produtos durante uma temporada.
Não deixe de dar sua opinião a respeito, afinal esse assunto não parece ser novo, entretanto, em razão de não termos no Brasil para vender as sapatilhas, as experiências com elas devem ser muito pequenas e sendo assim a conclusão desse assunto deve estar mais do que aberta à discussão.
Abraços
Marildo Nascimento

terça-feira, 28 de setembro de 2010

"Nascido para Correr – A experiência de descobrir uma nova vida."

No dia 12 de setembro, passeando pelo shopping Praiamar em Santos com meu filho Pedro acabei por ir parar na livraria Saraiva e após alguns minutos de procura por algum livro voltado a corrida de rua, e encontrei um com o título bem apropriado. “Nascido para Correr” de Christopher McDougall.
Feita a aquisição, comecei a leitura e me surpreendi com o texto bastante agradável e de fácil compreensão. Entretanto ao chegar aos capítulos 25 e 28 fiquei muito surpreso com algumas declarações. Abaixo vou reproduzir algumas para nossa reflexão:
1. Diversos machucados nos joelhos e nos pés que nos castigam são resultado do hábito de correr com calçados que enfraquecem os pés, exigem uma pronação excessiva e forçam os joelhos. Até 1972, quando a Nike inventou os tênis esportivos modernos, as pessoas corriam com calçados de solado fino, tinham pés fortes e apresentavam um índice bem menor de ferimentos nos joelhos. (Daniel Lieberman – Professor de Antropologia Biológica de Harvard)
2. Eu sei que, para uma empresa que fabrica tênis, não é a melhor notícia ouvir que uma equipe patrocinada não usa seus produtos, porém as pessoas correram descalças durante milhares de anos. Acredito que, ao tentar criar essas correções no sapato, há um excesso. Acabamos consertando o que não precisa de conserto. Ao fortalecer os pés correndo descalço, os riscos de lesões no calcanhar e na fáscia plantar seriam reduzidos. (Vin Lananna - Treinador da Equipe de Corrida da Universidade de Stanford)
3. Não importa quem você é e quanto corre: você tem as mesmas chances de se ferir. Não importa se é homem ou mulher, rápido ou lento, desajeitado ou hábil como um cavalo de corridas – seus pés correm perigo.
4. Em um estudo feito em 1993 com atletas holandeses, publicado no The American Journal of Sports Medicine, uma equipe recebeu orientações sobre aquecimento e alongamento, enquanto outra treinou sem nenhuma precaução. Quais foram os índices de ferimentos? Idênticos nos dois grupos. O alongamento se revelou ainda mais grave em uma pesquisa realizada no ano seguinte na Universidade do Havaí: os corredores que se alongavam corriam 33% mais riscos de se lesionar.
5. A Asics gastou 3 milhões de dólares e oito anos para inventar o incrível Kinsei, um tênis que inclui “um sistema de amortecimento e direcionamento de carga” e “unidades de gel de dupla densidade”. É um valor alto para um par de calçados que irá para a lixeira em três meses, mas pelo menos você nunca mais irá mancar. Certo? Errado. Desde os primeiros estudos que fizemos no final da década de 1970, os problemas no calcanhar aumentaram cerca de 10%, enquanto os casos de fascite plantar continuaram no mesmo nível. (Dr. Stephen Pribut – Especialista em Ferimentos e Ex-Presidente da Academia Norte Americana de Medicina Esportiva e Podologia). Coincidência ou não, após ganhar um Kinsei 3 e treinar apenas 6 vezes apareceu um problema em meu joelho esquerdo que perdura por mais de 60 dias.
6. Não há provas de que os tênis de corrida de fato contribuam para evitar machucados. Em uma pesquisa realizada em 2008 para o British Journal of Sports Medicine, o Dr. Craig Richards, pesquisador da Universidade de Newcastle, na Austrália, revelou que não existem estudos conclusivos (nem um sequer) que demonstre que os tênis de corrida reduzem as chances de ferimentos.
Aconselho ainda a todos os amigos a lerem dentro desse mesmo capítulo as 3 Verdades Dolorosas. A de nº 1 “ Os melhores calçados são os piores”, a de nº 2 “Tênis velhos são melhores do que tênis novos” e a de nº 3 e final “Os seres humanos foram criados para correr descalços”. Fiquei bastante surpreso com esse texto que apresenta informações com muita argumentação lógica.
Bem, não vou dizer que apenas em razão dessa leitura vou virar adepto a correr descalço, estou longe disso, entretanto algumas coisas ficaram muito marcadas em minha cabeça até em razão de minha recente contusão e concluí que necessariamente preciso fazer um balanço sobre conceitos que estavam impregnados em minha mente como verdades absolutas e que com certeza não são.

Abraços

Marildo Nascimento

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Ayrton Senna Racing Day

Atenção Pessoal!

Nossos amigos Luciane e Manuel estão montando um grupo com 8 participantes para participar dessa prova que acontecerá no dia 05/12 e esperam a participação de mais amigos. Sendo assim, aqueles que quiserem participar deste evento pela nossa Equipe 4Corredores deverão com urgência entrar em contato por e-mail (quatrocorredores@bol.com.br) confirmando presença e definindo a distância que gostariam de correr.

Já contamos com uma Equipe de 8 amigos, mas podemos fazer outras Equipes se você quiser participar!

Vale lembrar que se trata de uma Maratona com distância de 42Km aproximadamente e que os amigos podem participar em Equipes de 2 (21Km cada um), 4 (10Km cada um) ou 8(5Km cada um) atletas.

O valor da inscrição é de R$ 80,00 para cada atleta. A inscrição deve ser feita em conjunto! Necessário informar o CPF.

Mais atenção! O número de Equipe é limitado e pequeno, sendo assim você precisa rapidamente decidir se vai ou não querer participar! Precisamos de sua resposta para nos organizarmos!

Maiores informações consulte o site http://www.ayrtonsennaracingday.com.br/


Bons treinos e abraços

Marildo Nascimento

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Sábado na mídia... Domingo na correria!

Amigos para nossa total satisfação fomos alvo de mais uma reportagem sobre nosso Projeto “Correndo do Sedentarismo” e sobre os aspectos mais importantes que motivaram a criação do grupo de amigos 4Corredores. A reportagem ocorreu no jornal A Tribuna do dia 11/09 no caderno de esportes e ainda para nossa maior surpresa uma bela chamada na primeira página com destaque a nossa principal missão: estimular a atividade física entre as pessoas, melhor qualidade de vida, lazer e resgate de auto-estima.

Tudo isso em razão de nossa participação na Meia Maratona de Praia Grande ocorrida no dia 12/09. Nosso especial obrigado aos amigos Monica e Fábio Maradei pela consideração e entendimento de nossas idéias e pretensões. Valeu vocês são realmente grandes amigos!

Então, nesse dia (domingo) tivemos a participação de muitos amigos pertencentes a Equipe e mais uma vez conseguimos fazer nosso grupo se reunir em nossa tenda recentemente adquirida. Vale lembrar que todos colaborarão de maneira entusiasmada na montagem da mesma e ainda mostraram que o sentimento de equipe vem aflorando de maneira muito rápida na rapaziada. Todos, de alguma forma têm contribuído para o sucesso de nosso trabalho e o resultado tenho certeza é motivo de satisfação para todo o grupo. Todos nós merecemos tudo o que vem acontecendo e o resultado é com certeza produto de muita amizade, confiança e respeito ao próximo.

Participaram na prova de 21Km os seguintes amigos:

Nome

Numeral

10Km

21Km

Carlos

10367

01:08:56


Cássio

11181

01:00:51


Luciane

144

00:56:15


Manuel

705

01:08:56


Claudio

171


01:59:57

Clayton

304


01:42:31

Dinho

615


01:58:17

Edson

146


02:11:06

Gaúcho

650


01:39:01

Paulinho

3023


01:44:05

Toninho

567


02:45:56

Vinicius

226


02:14:41

OBS: Não consegui encontrar o tempo do amigo Sidney que também participou do evento.

Valeu por ter conhecido pessoalmente o amigo Menotti fabricante de quadros de medalhas que me prometeu a doação de dois quadros para que possamos fazer uma promoção para os amigos da equipe 4Corredores, em breve.

Muito bacana também foi conhecer o amigo Ezequiel que esteve em nossa tenda levando sua alegria e motivação, além da também amiga blogueira Yeda. Valeu pessoal pela participação.

Quanto a minha participação... bem dessa vez estreei no administrativo...risos por enquanto meu joelho não está me permitindo correr, entretanto, não vejo a hora de estar de novo participando de corridas. Pego o resultado da ressonância magnética nessa quinta feira e tenho médico marcado para a semana vigente...vamos ver no que vai dar tudo isso!

Agora, vamos continuar nosso trabalho visando a 5ª Etapa do Campeonato Santista que acontecerá no dia 17/10 e contamos com a participação maciça de toda a rapaziada.Abaixo imagens da reportagen e fotos do evento: (em breve teremos mais fotos no site www.4corredores.com.br)


Nossos amigos usando nossa tenda!


Nosso amigo corredor 171! É mano...risos


Nossos amigos no início do evento, chegando e se confraternizando!



Ao final, todos bastante felizes e realizados!

Abraços

Marildo Nascimento

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

TREINO NO VILLA LOBOS E PROBLEMAS NO JOELHO ESQUERDO

Amigos nesse sábado e domingo passado iniciamos nosso trabalho de montar um núcleo de nossa Equipe 4Corredores em São Paulo e o local escolhido foi o Parque Villa Lobos.
Ainda não conseguimos um grupo representativo, entretanto tivemos a participação de alguns amigos e isso sim é que é importante.
Importante ressaltar a participação do amigo Toninho que muito incentivou a todos que compareceram motivando nossos amigos a retornarem sempre que puderem.
Temos que entender também a ausência de alguns que nesse fim de semana antes do feriado de 7 de setembro aproveitaram para dar aquela enforcada na segunda feira para viagens à praia e com isso deixaram de apoiar nossa mais nova idéia, entretanto teremos outros treinos em breve, no mesmo local.
Houve alguma dificuldade na localização da rapaziada em razão do Parque possuir 3 entradas, entretanto nosso ponto de encontro será sempre na Portaria Principal no horário das 8h. Ainda vamos nos acostumar com isso!
Alguns amigos nos procuraram para dizer que no domingo em razão do volume de pessoas que freqüentam o local o treino fica bastante prejudicado e sendo assim, estaremos marcando nossos próximos treinos sempre aos sábados. Aguardem notícias!
Problemas no Joelho Esquerdo
Bem com relação ao meu joelho esquerdo apesar dos incessantes exercícios de fisioterapia, que penso estar fazendo da forma correta, e do gelo aplicado por mais de 30 minutos após os exercícios a melhora foi muito pequena. Ainda sinto dores e o inchaço parece ser muito resistente. Na sexta feira consultei o médico Dr. Rodrigo Zogaib que fez diversas radiografias e me solicitou um exame de ressonância magnética, já marcada para sexta feira agora. Não foi constatado nenhum tipo de fratura, entretanto pelos exames feitos na clínica muito parecidos com o que o Dr. José Luiz havia me feito na clinica de fisioterapia do Santa Cecilia, constatou uma possível lesão no menisco medial, sem contudo precisar a dimensão. É preciso deixar bem claro que o Dr. José Luiz já havia me dito que isso estaria acontecendo, portanto não houve novidades na avaliação. Ambos disseram que em breve estarei de volta... é preciso apenas paciência e tratamento.
Vale dizer que a ressonância pedida é que vai possibilitar um exame mais preciso da lesão e das necessidades. O inchaço segundo o Dr. Rodrigo trata-se de um derrame ocasionado pela lesão, segundo ele ainda, somente desaparecerá quando efetivamente descobrirmos a sua causa e saná-la.
Bem provavelmente esta semana agora teremos uma posição efetiva sobre o caso. Domingo tem a Meia Maratona de Praia Grande e estou proibido de correr por ordens médicas, mas como vou ao local para montar a tenda, caso esteja com o joelho em melhores condições talvez me arrisque a fazer os 10Km na boa sem forçar... vamos ver!
Abraços
Marildo Nascimento