terça-feira, 22 de junho de 2010

Circuito Bertioga By Night e 3ª Etapa do Campeonato Santista – 20/06/2010

Domingo (20/06) de muito calor e vento na cidade de Santos. A temperatura na casa dos 29°C e o ar muito seco fez dessa etapa do Campeonato Santista algo bastante difícil. Entretanto, nossa Equipe mais uma vez mostrou garra e determinação. Compareceram ao evento 26 amigos dispostos a correrem pela orla da praia incentivando a todos os nossos integrantes e buscando um desempenho senão brilhante, pelo menos compatível com o esforço despendido.
Esse ano essa etapa foi disputada em um percurso novo, todo pela praia. Nos anos anteriores o percurso era feito no centro da cidade. Vale dizer que apesar de serem 2 grandes retas de 5Km, uma de ida e uma de volta, a beleza do local surpreende até mesmo os que estão acostumados com a visão, em razão de treinarem naquele local continuamente.
A distribuição de água ocorreu nos 2,5Kms, 5Km e 7,5Kms e esteve a contento. A medalha distribuída, com boa qualidade e muito bonita homenageava o patrocinador da prova 6º GB-Bombeiros.
Os vencedores da prova no masculino foram os irmãos gêmeos Paulo Roberto e Luis Fernando A. Paulo com o tempo de 29m e 41s e no feminino Maria dos Remédios Castro com o tempo 36m e 21s.
Marcaram pontos no Campeonato Santista de 2010 nas suas respectivas categorias os seguintes amigos:
Ronaldo de Castro Inácio – 38m e 13s - 14º lugar;
Clayton Santos Andrade - 39m e 39s - 17º lugar;
Paulo Oliveira Silva – 40m e 49s - 10º lugar;
Marcos Alberto da Silva
– 42m e 06s - 8º lugar;
Luciane de O. Casanova – 49m e 48s - Pódio: 5º lugar;
João Paulo Solano Lopes – 50m e 32s - 13º lugar;
Andréa Cristina B. de Queiroz – 53m e 46s - 19º lugar; e
Wandyck Filgueiras Mendes – 56m e 55s – Pódio: 3ºlugar.
Parabéns ainda aos amigos Maurício, John, Marcus Vinicius, Sidney, Defeu e Amaral que baixaram significativamente seus tempos em relação as etapas anteriores.
Vale lembrar a todos que a relação de nomes e classificação referente ao nosso Troféu Destaque do Ano – 2010, estará em breve em nosso site www.4corredores.com.br podendo ser consultado na página “Ranking de Corredores” as 4 avaliações (velocidade, esforço, superação e assiduidade) pelas quais estão passando os nossos amigos corredores e as conseqüentes pontuações.
Importante ainda mencionar que o amigo Clayton Santos Andrade participou no sábado dia 19/06 da prova Circuito das Praias – Etapa Bertioga By Night - 10Km e conquistou o pódio na sua categoria com um brilhante 3º lugar com o tempo de 35m e 03s.
Abaixo mapa do percurso e algumas fotos dos eventos (outras fotos podem ser encontradas em nosso site):

(Percurso pela orla marítima de Santos)

(Largada da 3ª Etapa do Santista - 2010)

(Amigos reunidos ao final da Prova)

(Aquele social indispensável após a corrida!)

(Felicidade completa pela vitória alcançada!)

(Parte da Equipe reunida ao final da Prova)

(Pódio do Clayton em Bertioga no sábado)

Abraços

Marildo Nascimento




sexta-feira, 18 de junho de 2010

Correr com música é bem melhor! Experimente!

Queria começar esse texto falando um pouco das novidades que existem hoje no mercado para corredores, mas quando fui fazer uma pequena pesquisa encontrei tanta coisa (Relógios, Mps, Tênis, Shorts, Regatas, Meias e etc...) que fiquei meio que perdido. Sendo assim, resolvi falar um pouco sobre correr ouvindo musica. Existem tantos aparelhos que servem para essa finalidade e tantas marcas no mercado que esse texto ficaria muito extenso e cansativo. Na verdade não importa qual seja o seu aparelho, o que vale mesmo é o que ele toca e a qualidade do som. Como sou amador nessas coisas de som para corrida, estou tendo alguma dificuldade em obter algo que seja fácil de manusear, com leitura das informações suficientemente claras e acessíveis e que não me deixe na mão durante uma prova.
Inicialmente, meus maiores problemas têm sido com a visualização, uma vez que no claro, esses aparelhos (o meu é um Sony – MP4) comprometem muito a apresentação do menu e conseqüentemente apresentam uma certa dificuldade de manuseio no meio da muvuca. Outra situação é com relação aos fones de ouvido, que com o suor ficam comprometidos muito rapidamente. A fiação desses fones e o plug para contato no aparelho, também é algo bastante sofrível. Entretanto, seguindo a orientação de um amigo, adquiri um fone de ouvido da Phillips bastante resistente, entretanto, como o mesmo se fixa nas orelhas por meio de pressão, incomoda um pouco, durante a sua utilização. Vale lembrar que a maioria desses aparelhos não são a prova de água e sendo assim, todo cuidado é pouco com ele quando jogamos aquela tradicional aguinha na cabeça durante as corridas.
O tempo em que permanecem carregados também é algo a ser discutido. A grande maioria agüenta no máximo de 4 a 5 horas de utilização, necessitando em seguida nova carga.
Mas o que vale mesmo a pena é verificar o resultado da sua utilização. É impressionante como nosso corpo responde a estímulos e em fases de total estresse e cansaço reage ao ritmo de uma música. É verdade que em se falando de músicas, o gosto é algo determinante, mas o que deve prevalecer mesmo é a influência da música em nosso comportamento.
Para a utilização em corridas o que vale mesmo é selecionar músicas que fazem você sair do chão e aí a coisa fica meio que engraçada, pois essa escolha é muito pessoal. Já me vi correndo muito estimulado por músicas que tem um ritmo bastante moderado no que se refere a influenciar o batimento cardíaco, assim como também já apreciei queda em meu rendimento em razão de música acentuadamente rápida e barulhenta. Dessa forma, o melhor mesmo é encontrar o meio termo e procurar dentro do possível utilizar músicas que agreguem valor a estratégia traçada para a corrida, do tipo, algo moderado no início para frear o ímpeto natural de sair que nem um louco e algo bastante agitado e ritmado para ao final fazer correr como um louco.
Algo que deve ser também comentado, é que eu quando corro me distraio muito e perco a concentração facilmente, e a música têm sido para mim algo que fortalece minha concentração e me faz não pensar nos kms que ainda estão por vir
A experiência é muito agradável e você deve alterar sempre sua relação de músicas a fim de que não se canse delas. Troque idéias com amigos sobre ritmos a serem usados e sobre paces influenciados por músicas, pois isso pode ser muito divertido e interessante.
Concluindo, chego ao pensamento final de que sem música as corridas ficam meio que faltando alguma coisa, meio que incompletas e hoje posso dizer que me tornei um dependente delas inclusive para treinos.
Abaixo relaciono algumas músicas como sugestão e que estão me servindo como apoio nas corridas e podem ser baixadas facilmente na internet:
1 - Fat Boy Slim – Kung Fu Fighting;
2 – Lady Gaga – Bad Romance;
3 – The Black Eyed Peas – I Gotta Felling;
4 – Fat Boy Slim - The Rockafeller Skank;
5 – Daniel Powter – Bad Day;
6 - Beyoncé – Single Ladies;
7 – Queen – Don’t Stop me Now;
8 – Britney Spears – Crazy;
9 – Lady Gaga – Just Dance;
10 – Kiss – Rock and roll all Nite;
11 – The Black Eyed Peãs – Pump it;
12 – Lady Gaga – Paparazzi;
13 – Davi Gueta – In Love with myself;
14 – Blink 182 – Obvious;
15 – Beyoncé – Ring the alarm;
16 – Carly Simon – With a few good friends;
17 – Pitbull – La Índia;
18 – NX Zero e Túlio Deck – Tudo passa;
19 – Shakira – Las de La Intuicion;
20 - Charlie Brown Jr – Um lindo dia

Abraços
Marildo Nascimento

quarta-feira, 16 de junho de 2010

TENDA

Estamos satisfeitos em
Adquirir uma tenda
Para ficar mais confortável
Para os corredores
Dando apoio para
Conseguir esta pequena barraca
Para deixar nossos equipamentos
Para fazer a prova com maior
Tranquilidade e ter um bom
Desempenho durante o evento
Ao término da prova temos
Um simples lugar para ficar
Descansando após a corrida
E saboreamos várias frutas
E tomamos água para
Poder recompor nossos
Organismos que tanto nos
Favorecem durante a jornada
E dando o prosseguimento
Para a próxima prova
E treinamento para outra
Jornada com incentivo da
Equipe para evoluir aos
Poucos para saúde de
Cada corredor
Abraços do amigo
Wandyck F. Mendes

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Brinquedinho de gente grande – Garmin 405 CX

Moçada como todos já sabem adquiri um relógio da marca Garmin modelo 405 CX em Nova York recentemente. Sabia que o aparelho tinha multi funções e já havia lido por curiosidade seu manual por diversas vezes, mas não tinha noção de como esse aparelho possui tecnologia.
Cheguei à conclusão final de que ele só não faz você correr... entretanto é fator fundamental para você correr melhor!
Pensei inicialmente em falar sobre o aparelho, mas teria de repetir o manual dele e acho que esse texto ficaria maçante e sem graça... vou preferir colocar para vocês os resultados que ele me apresentou após a minha participação na 2ª Etapa do Santista realizada em 30/05.
Uma coisa precisa ser acrescentada... Sou um daqueles corredores que anotam tudo, desde que comecei a treinar em 2003 e sendo assim possuo um arquivo imenso de informações a meu respeito (meu médico adora ver isso, pois quase sempre consegue entender melhor meus exames através dessa analise), entretanto como faço no “Excel” quase sempre tenho algum trabalho para alimentar essa enorme planilha, que em razão do excesso de informações a cada dia fica mais e mais pesada e difícil de se manusear. O Garmin permite a você o registro do aparelho on-line por meio do endereço https://my.garmin.com/mygarmin/customers/myGarminHome.faces Após você pode guardar suas informações obtidas nas provas pelo seu relógio no local https://connect.garmin.com/signin?cid=1796284 . A passagem das informações do relógio para o computador é algo muito rápido e basta apenas que você baixe em seu computador um plug-in communicator. Vale dizer que tudo o que estou mostrando a seguir é feito automaticamente...sem nenhum esforço...risos
Bem aí vão as informações geradas no dia 30/05:

(Mapa em 3D com visão alternativa do percurso)


(Mapa gerado do percurso com detalhes)


(Resumo dos dados)


(Paces e ritmo)


(Resumo por laps - Calorias por laps)


(Cronometragem e distância por KM)


(BPM por Km)


(Velocidade sobreposto em elevação por Km)


(BPM sobreposto por velocidade por KM)


É brincadeira! Quer mais? Ele faz...eu é que ainda não aprendi a configurar todas as opções dele!

Agora, não tem mais desculpas...é vestir o Kinsei 3 da Asics e mandar ver nos treinos para melhorar esses paces que estão de um verdadeiro Pangaré...risos

Abraços

Marildo Nascimento


terça-feira, 1 de junho de 2010

2ª Etapa do Campeonato Santista - 30/05/2010 e Avaliação das Meias Lorpen


Nesse domingo que passou tivemos na cidade de Santos a 2ª Etapa do Campeonato Santista. Nossos amigos compareceram em peso e se divertiram a valer antes, durante e depois da prova.

Essa prova inovou o seu percurso que teve um traçado totalmente diferente dos anos anteriores. A maior surpresa foi a inclusão de um elevado que possibilitou dessa forma o ingresso de uma bela rampa para teste de força e resistência aos corredores santistas que estão acostumados a correr no plano.

A temperatura estava bastante agradável e na casa dos 25ºC, e mais uma vez tivemos uma prova bem organizada e muito agradável de se participar.

Já está em nosso site (www.4corredores.com.br) na página “Ranking de Corredores” os tempos da rapaziada e a nova classificação da Equipe para o Troféu “Destaque do Ano – 2010”, onde muitas surpresas aconteceram.

Queria muito parabenizar, os amigos Clayton, Ronaldo, Gaúcho, Paulo, Wandyck e Luciana pelos tempos e pódios alcançados respectivamente. Lembrar ainda que os amigos Jorge e Maurício tiveram uma participação bastante intensa conseguindo diminuir em média seus tempos em 8minutos.

(Wandyck em 3º Lugar)

Toda a Equipe teve uma participação brilhante, merecendo elogios e a motivação de todos parece ser o segredo do sucesso de nosso grupo. A cada dia, conseguíamos entrosar mais as pessoas e fazer com que novas amizades surjam em razão da prática esportiva.

(Rapaziada se confraternizando ao final da Prova!)

Já estamos em fase final para a aquisição de nossa tenda e de nossos uniformes e se tudo der certo ainda nesta semana estaremos concluindo negociação para a compra.

O vencedor da prova no masculino foi Luis Fernando A. Paula com o tempo de 29m e 9s e no feminino foi Maria dos Remédios Castro com o tempo de 35m e 49s.

Em breve colocaremos fotos do evento em nosso site na página “Fotos”. Aguardem!

(Nosso grupo de amigos, em mais uma foto para recordação)

Lembramos ainda a todos que conseguimos recuperar as inscrições perdidas dos amigos, Marcus Vinicius, João Paulo, Toninho, José Claudio, Jerdal e conseguimos ainda inscrever a amiga Mayumi para a próxima etapa. Sendo assim, agora voltamos a ter a Equipe completa no Campeonato Santista com 38 amigos participando.

Nessa prova testei as meias Lorpen (www.lorpen.com) Multisport Light com tri Lay3R e o resultado foi algo dos mais recomendáveis. O produto possui uma qualidade muito grande, tanto no material o qual é confeccionado quanto no conforto que apresenta. É bonita e possui desenho arrojado. Eu recomendo esse produto aos amigos corredores em razão do perfeito ajuste que se dá nos pés e ainda em razão da sua beleza e resistência. Eu possuo o vício de jogar água em minha cabeça para me refrescar durante as provas e com isso na maioria das vezes essa água escorre pelo corpo e molha minhas meias. O produto da Lorpen em meu teste conseguiu absorver essa água dando a nítida sensação de que se encontrava totalmente seca, impedindo inclusive a formação de bolhas ou mesmo algum tipo de incomodo. Vale á pena ter pelo menos uma!

Nessa corrida fiz a estréia de meu Garmin 405CX e colocarei em breve um post sobre esse brinquedinho de gente grande. Aguardem!

Abraços

Marildo Nascimento