segunda-feira, 19 de outubro de 2009

5ª Etapa do Campeonato Santista... pura adrenalina!

É meus amigos, estou aqui de novo, para contar-lhes como foi a 5ª Etapa do Campeonato Santista para a rapaziada da Equipe Matungo, Pangaré e Amigos realizada domingo passado (18/10). Depois de um sábado com muita chuva e ventos a esperança de que no domingo a coisa melhorasse era muito pequena, mas para surpresa de todos o domingo amanheceu muito bonito com o céu aberto e o sol na medida certa para uma prova de 10 km.
A largada seria no SESC em Santos às 9 horas e a muvuca na chegada era grande em razão da distribuição de uma camiseta gratuita. A desorganização era muito grande. Era preciso mostrar o número da inscrição para que a pessoa riscasse o seu nome de uma lista com letras muito pequenas e aí sim entregasse a camiseta. Bem, não me preocupei com isso e fui direto pegar meu chip nas mesas da SEMES que como sempre estavam bem organizadas com a meninada da Secretaria muito feliz e contente.
Nosso grupo dessa vez não seria grande em razão de diversos contratempos, mas, quem viria com certeza estava disposto a correr e correm bem!
Logo encontrei a amiga Mayumi e sua colega Minori. Mayumi já estava uniformizada e com seu chip no pé e a Minori iria apenas fotografá-la em razão de ter tido um compromisso na noite de sábado até altas horas. Bem, Minori ficou devendo e vamos aguardar sua presença numa outra oportunidade. O pessoal logo foi chegando e se dirigindo a nossa tenda, alguns conversavam sobre assuntos diversos e outros combinavam estratégias de corrida do tipo vamos lentos no início para depois ao final mandar ver... risos
Após algumas fotos com a rapaziada nos colocamos para a largada e às 9h e 5m foi acionada a buzina. Larguei ao lado de Mayumi que me perguntava sobre a Luciane e eu disse a ela que a Lu largava em baixo da fita... risos não era pangaré como a gente...muitos risos. Tudo era divertimento! Eu novamente corria com um Mp3 desta vez com musicas selecionadas para corrida e logo no início me senti muito motivado para aumentar meu ritmo indo superando rapidamente uma série de adversários. Logo estava na orla da praia e aí desenvolvi todo o meu ritmo. Optei mais uma vez por largar rápido e depois ver como ia ficar. O 2º quilometro foi muito rápido para as condições que estou acostumado e o 3º, 4º e 5º também foram muito bons. No 6º comecei a sentir certo cansaço e reduzi um pouco meu ritmo, mas logo avistei amigos à frente e imprimi novamente um ritmo mais rápido para alcançá-los. Passei no 7º pelo Wandyck, Amaral, Sidney e no 8º encontrei o seo Miguel (pai da Luciane). Tentei incentivá-lo a ir comigo, mas ele me parecia satisfeito com seu ritmo. Nilton vinha muito rápido e me passou. Falou para que eu fosse com ele, mas naquele momento meu ritmo estava mais para diminuir do que para aumentar sendo assim, acenei e incentivei-o a continuar. O 9º foi para fotos, pois minha irmã estava lá devidamente uniformizada fotografando toda a rapaziada. Valeu mana pelo apoio! Bem, o 10º km foi pura entrega e adrenalina e a chegada foi recompensada com o tempo de 54m e 43s, meu melhor tempo esse ano.
Após a chegada muita farra na tenda, fotos e massagens. Infelizmente não pude comparecer ao almoço que havia programado com a Mayumi, mas não vão faltar oportunidades para que a gente comemore sua estréia em nossa Equipe. Passei por ela uma vez na corrida e a baixinha vinha mandando muito bem. Completou a prova numa boa e isso é que é importante, além de ter conhecido toda a rapaziada e se divertido também.
Tivemos nessa prova mais uma vez pódio com a Luciane que ficou em segundo lugar na sua categoria com o tempo de 46m e 27s e com o incansável Wandick que ficou em 4º na categoria com o tempo de 59m e 51s. Em breve teremos fotos e tabelas com todos os tempos da moçada em nosso sítio (www.4corredores.com.br).
Tivemos também o garoto Gaúcho mandando muito bem e o Paulo arregaçando com o tempo de 42m aproximadamente. Isso sem falar na rapaziada do fundo que vem com muito orgulho e determinação correndo objetivando alcançar uma melhor qualidade de vida e muita saúde. Parabéns a todos! Amaral, Sidney, Jorge, Celso, Dalva, Edson, João Paulo, Miguel, Luiz Cláudio, Vinicius e Luis Henrique. Essa Equipe merece só elogios! Sentimos falta de alguns amigos que não puderam comparecer, mas, tenho certeza que na próxima todos estarão conosco outra vez. Bacana foi à presença das mulheres do João Paulo, Amaral, Nilton e do Gaúcho que foram literalmente torcer pelos seus respectivos maridos.
Os vencedores foram no masculino: José Uilton Nascimento dos Santos com o tempo de 31m e 15s e no feminino Maria dos Remédios Castro com o tempo de 36m e 49s.
Agora, estamos organizando nosso almoço de confraternização que será realizado no dia 08/11 e que em razão de problemas na negociação não será mais no restaurante Point 44 em Santos . Em breve avisaremos o novo local onde todos estão convidados a participar principalmente familiares, bastando apenas indicar por e-mail o interesse em estar conosco.
Abraços
Marildo Nascimento

VIVO NA VIDA CORRENDO...

Sou especial em sentimentos
Pinto a vida nas flores
Pinto meus sonhos no tempo
Pinto a alegria com força.
Sou feliz pode acreditar
Vivo para dividir o pão da vida
Sigo o vento levando a paz
Tenho uma alma feliz.
Meu nome Wandyck
Corredor nas ruas da vida
Sou simples, forte e destemido,
Tenho fé em Deus e nos amigos.

Abraços
Wandyck Mendes

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Equipe Matungo, Pangaré e Amigos em 6º Lugar!

É moçada da Equipe Matungo, Pangaré e amigos em geral, estou aqui de novo para parabenizar a rapaziada que correu no sábado passado, dia 10/10, em Cubatão, pelo Circuito das Praias 2009 – Cubatão By Night. Mais uma vez nossos representantes fizeram bonito e mostraram que não estão para brincadeira! Numa prova diferente, num circuito de 4Km, em duas voltas, nossos amigos mostraram que também são bons em pequena distância. O horário da largada (18horas) diferente e não usual serviu como um fator motivador a mais para essa moçada que está queimando borracha de tênis no asfalto.

No ranking 2009 da Th5 Eventos a rapaziada está muito bem colocada e provavelmente ao final de todas as provas estarão entre os 05 primeiros colocados na categoria, numa participação das mais espetaculares!

Nosso trabalho vem sendo recompensado quando vemos nossos amigos com saúde, disposição e alegria participando de Campeonatos de Pedestrianismo e se saindo bem, sem que isso se torne uma preocupação excessiva e única. É importante, o exemplo dessas pessoas, que mesmo se divertindo ainda conseguem superar obstáculos e limites nunca antes conseguidos, sem que isso provoque contusões ou doenças. Não posso deixar de lembrar ainda o efeito que isso faz em todos os outros amigos da Equipe que ao verem isso, motivam-se a continuar na luta dos treinos e das provas. Valeu mesmo!

Nesse dia nossa Equipe Masculina ficou em 6º Lugar somando 14.113 pontos em razão da participação dos nossos 4 corredores.

Abaixo os tempos da rapaziada e suas colocações na prova e no ranking 2009 Th5 Eventos:

Nome

Categoria

Tempo

Ritmo

Classificação

Ranking

Luciane

30 a 34 anos

00:37:16

04:39

1º Lugar

1º Lugar

Clayton

30 a 34 anos

00:28:55

03:37

2º Lugar

4º Lugar

Edson

35 a 39 anos

00:38:30

04:49

10º Lugar

-

Gaúcho

55 a 59 anos

00:32:55

04:07

7º Lugar

-

Miguel

65 a 69 anos

00:43:33

05:27

6º Lugar

10º Lugar

Agora vamos para a 5ª Etapa do Campeonato Santista de 2009 no dia 18/10 com a participação de efetiva de nossa Equipe mais uma vez!

Não posso deixar de mencionar que neste Campeonato o nosso amigo Wandyck Mendes encontra-se em 2º Lugar na sua categoria e tem muitas chances de ser premiado ao final do ano pela SEMES, em razão dessa colocação.

Abraços

Marildo Nascimento

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Como fazer da corrida um hábito prazeroso



Estabelecer metas curtas e fáceis de serem alcançadas é fundamental para aqueles que estão dando as primeiras passadas não desanimem ou desistirem dos treinos

A corrida é de fato um dos esportes mais democráticos. Para começar a praticá-la, basta um par de tênis e boa vontade. Por isso, é comum ver nas provas uma grande variedade de pessoas, sejam elas jovens ou idosas, ricas ou pobres. Porém, todas elas têm algo em comum. Um dia tiveram que dar a primeira passada.

E uma das formas mais fáceis de não abandonar a prática desta atividade física logo no início, quando as dúvidas sobre seu real potencial ainda surgem, é estabelecer uma meta, como fala Allan David Menache, técnico da assessoria esportiva Treinamento Inteligente e do Core 360° Treinamento Funcional .

“Para um corredor iniciante é fundamental estabelecer metas a serem atingidas, quaisquer que sejam elas, pois, assim como nos negócios, há uma luz no fim do túnel, e isso é uma motivação muito forte para quem está começando no esporte”, explica Menache, que ressalta a importância de determinar objetivos fáceis de se atingir.

“Quem está começando na corrida ainda não tem parâmetros para avaliar sua real condição, por isso, é interessante que trace objetivos não utópicos, mas sim mais fáceis de serem realizados, como conseguir correr dez minutos seguidos, ou perder dois quilos, ou completar uma prova menor”, completa.

Treine leve e sem pressão

Você não precisa começar acelerando como um Usain Bolt para sentir que está evoluindo no esporte, pelo contrário, as primeiras passadas na corrida devem ser feitas em forma de trote ou de caminhada, e com metas curtas, como explica Cássio Eduardo Lembo, personal trainer e professor da Metas Esporte & Entretenimento.

“Não adianta uma pessoa que nunca correu decidir ter como objetivo fazer um Ironman daqui seis meses. Ela deve sim traçar metas que se encaixem em sua atual realidade, e que vá conseguir cumprir, porque senão, além da frustração por não completar a prova, por exemplo, se sentirá também mal por achar que é incapaz de praticar o esporte, quando, na verdade somente não está preparada ainda”, diz o treinador, que revela como deve ser o treinamento de um iniciante.

“O indicado é que o exercício seja realizado no mínimo três vezes por semana, e que os estímulo sejam feitos de forma a se completarem. Por exemplo, no primeiro dia, o corredor faz treinamentos focados na resistência, em diferentes pisos; no outro, faz treinos de tiros, que ajudam a aumentar a capacidade aeróbia; e no terceiro, um treinamento mais longo, em um ritmo leve”, conclui.

As dores fazem parte

Praticar um esporte como a corrida é saber que alguns tipos de dores estarão presentes após o exercício. “A dor do ácido láctico é comum, e faz parte do treinamento. O que não são comuns são aquelas dores mais fortes, específicas em um determinado ponto. Por isso, é importante que o corredor não seja mal orientado em seu começo, para que não venha a sentir contusões mais graves e desista da corrida”, diz Lembo.

“Dores na panturrilha e dores musculares no geral são normais para quem está começando a correr. A dor é também um bom parâmetro, pois indica se a pessoa está forçando ou não, se está indo além de seus limites”, completa Allan Menache.

Por Fausto Fagioli Fonseca

Fonte: O2 Por Minuto e Portal da Educação Física

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Corrida Noturna, uma experiência nova!

Eu já havia treinado à noite diversas vezes, mas correr mesmo, numa prova nunca tinha corrido. Aproveitando um desejo de minha filha Patrícia de passear em São Paulo, fomos novamente eu, a Wilma e ela para São Paulo para participar da Corrida Noturna da Caixa a ser realizada na USP em um circuito de 4 km. Patrícia se inscreveu para correr 8 km e eu para 12 km. Eu e ela dessa vez fomos para o tudo ou nada, uma vez que estava realizando alguns exames e sendo assim treino que é bom... nada. Mas o que vale mesmo é estar com a família e com os amigos e isso aconteceu. Combinei com o amigo Roberto de nos encontrarmos na casa dele, pois é bem próximo da USP e assim poderia ainda guardar o carro em sua casa. Logo fiquei sabendo que outro amigo o Mark estaria indo lá também a convite do Roberto.

Cheguei a sua casa às 17h e 30m e liguei para o amigo Leo que estaria pensando em correr lá também. Leo em companhia de amigas no bairro da Liberdade não quis ir para a luta... preferiu o bate papo e o descanso... Valeu amigo, vamos ver no Bar do Mané se você vai ficar no papo também!

Logo fiquei sabendo que outros amigos iriam participar e o Roberto me disse que havia marcado com todos eles em sua casa. Por ordem chegou o amigo John que trouxe consigo um amigo de nome David (novo integrante da equipe) chegando ao final o Fossa com mulher e filhos.

Dirigimos-nos para o local da prova faltando uns 20 minutos e assim que chegamos lá o Fossa foi tentar arrumar para ele e para o Roberto um número gratuito uma vez que ele conhecia a rapaziada do evento patrocinado pela sua empresa.

O grupo trocou algumas idéias a respeito de como correr a noite e logo fomos para a largada. Roberto e Fossa teriam que esperar a largada para poderem obter o respectivo número e assim sairiam após todo mundo.

Dada a largada fui alguns metros com a Patrícia incentivando ela e logo me dispersei... Corri pela primeira vez com música nos ouvidos e gostei muito. Minha primeira volta dei em torno de 23m a segunda também e a terceira em 24m aproximadamente o que daria um tempo bruto de 1hora e 10minutos. Vale mencionar que o amigo Fossa apesar de sair por último ainda conseguiu me alcançar e me ultrapassar no 10º Km.

Ao final ainda encontrei o amigo Toninho que me disse ter chegado ao local 10 minutos após o começo da prova, mas mesmo assim largou e foi até o final! Todos se divertiram muito e correram dentro de seus limites.

Tiramos muitas fotos que em breve estarão em nosso site na página de “Fotos”

Foi show de bola, entretanto, acho que o pessoal que correu 4 km e 8 km e que acabaram antes dos que corriam 12 km deveriam respeitar mais a todos e não ficar na pista atrapalhando... Mas mesmo assim foi muito bacana. A medalha era muito bonita e a camiseta especial. Mais uma vez tive problemas com meu relógio. Preciso aprender a usá-lo ao invés de criticá-lo

Após a prova fomos todos para a casa do Roberto e tomamos uma bela ducha e um super café reforçado. Valeu amigo! Ficamos devendo uma recepção dessa para você e para a Rosana que insistiram muito para que minha família pernoitasse em SP e assim foi. Ficamos no bate papo até altas horas!

No domingo pela manhã fomos passear no Parque Villa Lobos em Pinheiros e depois almoçar no Salve Jorge na Vila Madalena onde o Fossa e a família também foram. Conheci o irmão do Fossa e tentei trazê-lo para a Equipe... O rapaz está balançado... Logo estará conosco na família Matungo e Pangaré, tenho certeza! Após o almoço aquele sorvete maravilhoso. Passeios muito agradáveis e pessoas formidáveis. A vida é só isso... Muita diversão cercado de amigos que merecem além de nossa atenção muito respeito.

Abaixo os tempos da rapaziada, menos o do Fossa (que chegou entre o David e eu) que não sei por que não saiu publicado no site webrun

Nome

Nº. Inscrição

Tempo Líquido

Tempo Bruto

Patrícia

5918

01:01:34

01:02:52

David

2323

01:07:56

01:09:13

Marildo

2136

01:08:47

01:10:05

Roberto

2591

01:09:43

01:12:59

John

2257

01:13:25

01:14:42

Mark

2594

01:22:35

01:23:51

Toninho

2175

01:29:14

01:29:14

Abraços

Marildo Nascimento

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Moçada da Equipe mandando ver... ninguém segura!

É para mim já não é mais surpresa... acabei de pegar os tempos da rapaziada que correu domingo passado e mais uma vez é só elogios para essa rapaziada...Na Prova Ecológica Ilha Porchat realizada no município de São Vicente, em 27/09/2009, tivemos a participação gloriosa da Luciane, do Jerdal e do seo Miguel e olhem só os resultados deles:

Luciane C.Almeida 1º Lugar na Categoria 6ºLugar no Geral Feminino 48:38
Jerdal A. Batista 15º Lugar na Categoria 70ºLugar no Geral Masculino 41:38
Miguel S. Casanova 5º Lugar na Categoria 204ºLugar no Geral Masculino 57:20

Já em Mongaguá, em 26/09/2009, no Circuito Mongaguá de Corridas - 4ª Etapa tivemos a participação também muito gloriosa dos amigos Clayton e Gaúcho que honraram o nosso manto sagrado conseguindo as seguintes colocações:

Clayton S.de Andrade 1ºLugar na Categoria 11ºLugar no Geral Masculino 36:24
Marcos Silva Gaúcho 6ºLugar na Categoria 69ºLugar no Geral Masculino 41:30

Parabéns a toda rapaziada pela participação e ainda pelos momento de lazer e alegria que com certeza tiveram no sábado e domingo passado.

Nessa semana agora teremos os 12 Km noturno da CAIXA que será realizado na Cidade Universitária e os amigos Toninho, Mark, Léo, Roberto, além da Patrícia e eu estarão afinando as canelas num circuito para lá de muito agradável. Depois, vai ter com certeza aquela pizza em algum lugar de São Paulo.

Não vamos nos esquecer e nos organizar para correr em 15/11 a Prova do Bar do Mané. O amigo Léo já conseguiu um desconto para o nosso grupo na inscrição. Agora só falta a moçada confirmar a presença!

Abraços

Marildo Nascimento